A periferia no programa Esquenta!, da TV Globo
dc.contributor.advisor | Rosário, Nísia Martins do | pt_BR |
dc.contributor.author | Bazzo, Elisa Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-02-19T02:16:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/110209 | pt_BR |
dc.description.abstract | O programa Esquenta!, da TV Globo, é analisado neste trabalho a partir dos conceitos do filósofo russo Mikhail Bakhtin, que discorre sobre a carnavalização, a fim de compreender as relações do programa com a lógica carnavalesca apresentada pelo autor. Como forma de análise, são identificados recursos utilizados no Esquenta! que se aplicam à lógica de carnavalização. Para tal, foi realizado o estudo dos elementos que compõem o carnaval no Esquenta! a partir de três categorias de análise: o carnaval, o bobo e a paródia e os elementos do grotesco. Na pesquisa está a proposta até certo ponto inovadora que o programa traz – respondendo a demandas de um conjunto social que se fortaleceu no Brasil nos últimos anos, a classe C –, porém, sem ignorar totalmente aspectos já tradicionais de programas de auditório. Apresenta perspectivas distintivas do Núcleo Guel Arraes e também atua como espaço de representação da cultura popular de praça pública. A maneira como o Esquenta! aborda temáticas de interesse público, de forma descontraída, ora debatendo questões como preconceito, ora trazendo ao palco atrações principalmente de samba e funk, sugere a apresentação a periferia na televisão brasileira. | pt_BR |
dc.description.abstract | The program Esquenta! by Globo TV is analyzed in this paper, based on the concepts of the russian philosopher Mikhail Bakhtin, who talk about the carnivalization in order to understand the association of the program with the carnivalsque logic presented by the author. As a way to analyze resources used in the Esquenta! are identified the logic carnivalization apply. To this end, the study of the elements that make up the carnival was held in Esquenta! from categories of analysis. So we can assume that the program meets the goal of being an innovative proposal, which proposes the Guel Arraes Group, but also acts as a space of representation of the popular culture of the public square. The way Heats Up! addresses issues of public interest in a relaxed way, sometimes debating issues such as prejudice, sometimes bringing to the stage attractions especially samba and funk, ends up representing the periphery in Brazilian television. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Esquenta! (Programa de televisão) | pt_BR |
dc.subject | Television | en |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Television program | en |
dc.subject | Globo TV | en |
dc.subject | Carnivalization | en |
dc.title | A periferia no programa Esquenta!, da TV Globo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Coca, Adriana Pierre | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000952569 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Comunicação Social (1830)