Navegação Linguística, Letras e Artes por Autor "Lucas, Maria Elizabeth da Silva"
Resultados 1-20 de 31
-
Aquarelas musicais das Américas : projetos identitários de nação nas performances radiofônicas de Radamés Gnattali e Alan Lomax (1939-1945)
Velloso, Rafael Henrique Soares (2015) [Tese]As trajetórias e as atuações profissionais de duas personalidades emblemáticas do campo artístico-intelectual das Américas no século XX – Alan Lomax e Radamés Gnattali – apresentam-se nesta investigação como elementos ... -
“Batalha não é rolê porque Batalha é minha vida” : etnografia de narrativas sônicas com MCs de Batalha na Região Metropolitana de Porto Alegre - RS
Muck, Bruno Affonso (2022) [Dissertação]Esta dissertação consiste em um estudo etnomusicológico das práticas sonoro-musicais de MCs participantes em Batalhas de Rap, especificamente na modalidade Sangue, no território urbano da Região Metropolitana de Porto ... -
Bento Mossurunga e o movimento paranista : estudo histórico-analítico das obras para canto e piano e piano solo compostas nas décadas de 1930, 40 e 50
Pereira, Gustavo (2005) [Dissertação]O presente trabalho empreendeu um estudo histórico-analítico de uma seleção de obras para piano e canto e piano do compositor paranaense Bento Mossurunga, compostas entre as décadas de 1930, 40 e 50, com o propósito de ... -
Black Gospel : um estudo etnomusicológico com o grupo Family Soul do Rio Grande do Sul
Oliveira, Miriam de (2018) [Dissertação]A presente dissertação é fruto da pesquisa de campo realizada com o grupo musical Family Soul na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Negros evangélicos, eles desenvolvem há mais de dez anos a prática musico-performática ... -
"Bom barulho da baixada" em modo digital : uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ)
Santos, Gabriel Islaz Gonçalves dos (2022) [Dissertação]O presente trabalho consiste em um estudo etnomusicológico construído dialogicamente com um grupo de músicos associados à produtora cultural Escritório da Transfusão, Rio de Janeiro (RJ), a fim de compreender “de dentro“ ... -
O Cancioneiro gaúcho de Ernani Braga : um estudo histórico analítico de uma obracomposta para o Bicentenário de porto Alegre em 1940
Grovermann, Celina Garcia Delmonaco Tarragó (2011) [Dissertação]Através do estudo de trajetória do compositor Ernani Braga (Rio de Janeiro,1888 - São Paulo, 1948) busquei recriar o contexto de criação do álbum de canções Cancioneiro Gaúcho, uma obra musical encomendada para marcar a ... -
Os cantos das Copleras em Amaicha del Valle : performatividade voco-sonora, corpos em devir e sentido de lugar no noroeste argentino
Andrade, Ivan Fritzen (2016) [Dissertação]Este é um estudo etnomusicológico acerca da prática do canto de coplas com caja, por mulheres indígenas anciãs amaicheñas-calchaquíes, no Noroeste Argentino. Fundamentada em minha experiência etnográfica em Amaicha del ... -
A "Casa A Electrica" e as primeiras gravações fonográficas no sul do Brasil : um estudo etnomusicológico sobre a escuta e o fazer musical na modernidade
Santos, Luana Zambiazzi dos (2011) [Dissertação]Este estudo tem por objetivo examinar a rede de relações músico-sociais que se estabeleceu com a instalação da fábrica de discos “Casa A Electrica” no Rio Grande do Sul em 1914, no que se refere à circulação musical regional, ... -
Chanteuses e cabarés : a performance musical como mediadora dos discursos de gênero na Porto Alegre do início do século XX
Luckow, Fabiane Behling (2011) [Dissertação]Neste estudo, busco compreender como as performances musicais das cantoras/chanteuses dos clubes noturnos de Porto Alegre nas primeiras décadas do século XX podem mediar as relações de gênero dentro e fora destes espaços ... -
Construindo projetos na mobilidade : práticas musicais e experiência migratória entre senegaleses e ganeses no Rio Grande do Sul
Venturin, Kelvin (2020) [Dissertação]Entre 2010 e 2015 uma série de questões geopolíticas, dentre elas a inserção estratégica do Brasil no cenário internacional durante a primeira década do século XXI, o crescimento socioeconômico brasileiro até 2015 e o ... -
Cruzando cercas sonoras, ocupando a música : etnografia musical entre os Sem Terra
Benzi, Douglas Zanlorenzoni (2014) [Dissertação]Este estudo tem como objetivo compreender a música como mediadora das relações sociais e construções identitárias dentro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a partir da etnografia da música em um assentamento ... -
Damaciri y Jaury : La performatividad sonora Emberá Chamí en el resguardo indígena de San Lorenzo. Caldas (Colombia) Juan Carlos Molano Zuluaga Porto Alegre
Molano Zuluaga, Juan Carlos (2016) [Dissertação]El resguardo indígena de San Lorenzo es un territorio de unos 11.618 habitantes localizado en el noroccidente de Caldas (Colombia) y perteneciente a un subgrupo indígena de la etnia Emberá Chamí. Las prácticas sonoro-musicales ... -
Doutos mestres de summa graça e destreza : um estudo etnomusicológico do ofício da música nas vilas do Recife e de Olinda ao longo do século XVIII
Oliveira, Gilson Rodrigues Chacon de (2018) [Dissertação]Dedicamos estudar neste trabalho o ofício da música nas vilas de Recife e Olinda ao longo do século XVIII. Neste caso, partindo de um olhar etnomusicológico de um espaço-tempo histórico e com atenção aos conceitos "nativos", ... -
Educar pela música : um estudo sobre a criação e as concepções pedagógico-musicais dos conservatórios estaduais mineiros na década de 50
Gonçalves, Lilia Neves (1993) [Dissertação]Este trabalho tem como objetivo historiar o processo de criação e institucionalização dos conservatórios estaduais mineiros ocorrido na década de 50, bem como as concepções pedagógico-musicais do ensino de música ministrado ... -
Espaços, trânsitos e sociabilidades em performance na "Música do Beiradão”: uma etnografia entre músicos amazonenses
Norberto, Rafael Branquinho Abdala (2016) [Dissertação]Este é um estudo etnomusicológico etnográfico entre músicos amazonenses envolvidos com o universo musical/sociocultural reconhecido no Estado do Amazonas, principalmente na capital Manaus, por “música do Beiradão”. No ... -
Espanholismo e indigenismo nas Cuecas e Kaluyos do compositor boliviano Simeón Roncal (1870-1953)
Pinto, Telma Regina Gomes (2005) [Dissertação]O compositor boliviano Simeón Roncal (1870-1953) é considerado um dos formadores da linguagem musical nacional na Bolívia. Para desvendar este processo de formação e reconhecer aqueles elementos que, no momento histórico ... -
Estigma e cosmopolitismo na constituição de uma música popular urbana de periferia : etnografia da produção do tecnobrega em Belém do Pará
Amaral, Paulo Murilo Guerreiro do (2009) [Tese]Esta pesquisa etnográfica focaliza a produção do tecnobrega, uma modalidade de música eletrônica considerada de "mau gosto" estético, associada às periferias da cidade de Belém (Capital do Pará, no norte do Brasil) e a ... -
Um garatuja entre Wotan e o Fauno : Alberto Nepomuceno e o modernismo musical no Brasil
Goldberg, Luiz Guilherme (2007) [Tese]A constatação da disparidade nas considerações sobre a vinculação do compositor Alberto Nepomuceno (1864-1920) com o modernismo musical durante a Primeira República brasileira gerou os problemas que a presente tese se ... -
Juventudes ocupadas : um estudo etnomusicológico sobre as narrativas sonoras da resistência nas ocupações universitárias de 2016 em Porto Alegre
Wiest, Róger Eduardo (2018) [Dissertação]Este estudo etnomusicológico, pautado pelo método etnográfico, busca explorar as dimensões sonoras dos manifestos e espaços de ocupação dos atuais movimentos de contestação estudantil ocorridos na Universidade Federal do ... -
Kyringüé mboraí : os cantos das crianças e a cosmo-sônica Mbyá-Guarani
Stein, Marilia Raquel Albornoz (2009) [Tese]Os Mbyá-Guarani são um subgrupo indígena de fala Guarani, pertencente à família lingüística Tupi-Guarani. Estima-se que cerca de 5.000 pessoas da etnia Mbyá vivam entre o Sul e o Sudeste brasileiro. As crianças indígenas ...