Navegação Linguística, Letras e Artes por Autor "Bulla, Gabriela da Silva"
Resultados 1-7 de 7
-
O acolhimento de estudantes migrantes nas escolas brasileiras : desafios e propostas a partir do estado da arte
Oliveira, Bruna Souza de (2021) [Dissertação]Embora mais de 300 línguas distintas sejam faladas no território brasileiro, experienciamos, enquanto sociedade, a tradição de um ensino escolar que não reconhece a diversidade linguística em sua população, e que se ... -
Ensino de português como língua de acolhimento : parâmetros e perspectivas a partir da análise de materiais didáticos
Pedroso, Renata Citadin (2022) [Dissertação]O aumento dos fluxos migratórios de crise no país fez surgir demandas por políticas públicas relacionadas à inserção social de migrantes, em sua maioria falantes de outras línguas. Nesse contexto, cursos e materiais didáticos ... -
Ferramentas digitais no ensino-aprendizagem de línguas online: orientações para análise, seleção e inserção em práticas pedagógicas
Vanz, Fiama Aparecida (2022) [Dissertação]A presente dissertação é fruto das demandas da pandemia do Covid-19 que acelerou de forma exponencial a implementação de ferramentas digitais para o exercício de atividades sociais, profissionais e acadêmicas. Partindo de ... -
Linguagem cinematográfica e(m) aula de português como língua adicional
Silva, Mariana Bulegon da (2021) [Dissertação]Este trabalho objetiva compreender, por meio da revisão de literatura, a relação entre linguagem, discurso, arte e cinema a fim de analisar de que forma essa relação se estabeleceu no curso Prática Cinematográfica do ... -
Proposta de material didático multinível para a aula de português como língua de acolhimento
Soares, Laura Fontana (2019) [Dissertação]O objetivo deste trabalho é sistematizar procedimentos adotados na elaboração de um material didático (MD) de ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) para deslocados forçados, planejado para atender às ... -
A realização de atividades pedagógicas colaborativas em sala de aula de português como língua estrangeira
Bulla, Gabriela da Silva (2007) [Dissertação]Esta pesquisa investiga como se dá interacionalmente a realização de atividades pedagógicas colaborativas em sala de aula de língua estrangeira, buscando compreender sua complexidade inerente e examinar empiricamente a ... -
Relações entre design educacional, atividade e ensino de português como língua adicional em ambientes digitais
Bulla, Gabriela da Silva (2014) [Tese]A base teórica de um curso online de língua adicional, bem como sua metodologia de ensino, seus materiais didáticos, ambientes virtuais e ferramentas online, são geralmente definidos e criados antes do início do curso ou ...