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dc.contributor.advisorThoma, Adriana da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMeireles, Mariana Rostpt_BR
dc.date.accessioned2015-02-10T02:17:32Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109906pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema as representações sobre pessoas com deficiência encontradas nos livros didáticos e a motivação para escrevê-lo ocorreu a partir da pesquisa em livros didáticos para preparação de aulas de Biologia, especificamente o conteúdo de Genética, para o 2º ano do Ensino Médio. As imagens e termos utilizados para representar as pessoas com algum tipo de deficiência, em um momento em que se objetiva a inclusão escolar, trouxeram o seguinte questionamento, e com ele o objetivo de respondê-lo: Quais as representações de deficiência que circulam em livros didáticos para o ensino de Biologia nas escolas? O livro didático, além de uma ferramenta de pesquisa para os alunos e instrumento sob o qual professores estruturam suas aulas, é um excelente objeto de estudo, pois reflete o homem em um tempo. Isso faz dele um produto da cultura, que trás representações de aspectos da sociedade e expressa uma seleção de conhecimentos. A cultura e a educação são influenciadas uma pela outra, e houve modificações em ambas ao longo dos anos. Então, se existem cada vez mais discussões sobre a diferença e o diferente é natural que a educação também se modifique e a escola torne-se um ambiente onde ocorrem choques culturais. Este estudo situa-se no campo dos Estudos Culturais, e este não consiste em um campo homogêneo e disciplinar que busca verdades. Dito isso, devemos considerar os aspectos culturais e históricos que produzem as representações de pessoas com deficiência que temos atualmente, tendo em vista que o “ser” diferente teve diversas conotações ao longo dos anos de acordo com o contexto histórico cultural. Para realização da pesquisa analisados livros didáticos e as representações sobre pessoas com deficiência encontradas foram discutidas e interpretadas pela autora a partir da perspectiva dos estudos culturais. Foram utilizados os volumes 1 e 3 de três coleções didáticas de Biologia indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). As análises mostram que são recorrentes as representações médicas/clínicas com uma forte tendência ao diagnóstico, além de existir a estereotipagem da pessoa com deficiência.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleRepresentações sobre pessoas com deficiência em livros didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000948899pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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