Representações sobre pessoas com deficiência em livros didáticos
dc.contributor.advisor | Thoma, Adriana da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Meireles, Mariana Rost | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-02-10T02:17:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/109906 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema as representações sobre pessoas com deficiência encontradas nos livros didáticos e a motivação para escrevê-lo ocorreu a partir da pesquisa em livros didáticos para preparação de aulas de Biologia, especificamente o conteúdo de Genética, para o 2º ano do Ensino Médio. As imagens e termos utilizados para representar as pessoas com algum tipo de deficiência, em um momento em que se objetiva a inclusão escolar, trouxeram o seguinte questionamento, e com ele o objetivo de respondê-lo: Quais as representações de deficiência que circulam em livros didáticos para o ensino de Biologia nas escolas? O livro didático, além de uma ferramenta de pesquisa para os alunos e instrumento sob o qual professores estruturam suas aulas, é um excelente objeto de estudo, pois reflete o homem em um tempo. Isso faz dele um produto da cultura, que trás representações de aspectos da sociedade e expressa uma seleção de conhecimentos. A cultura e a educação são influenciadas uma pela outra, e houve modificações em ambas ao longo dos anos. Então, se existem cada vez mais discussões sobre a diferença e o diferente é natural que a educação também se modifique e a escola torne-se um ambiente onde ocorrem choques culturais. Este estudo situa-se no campo dos Estudos Culturais, e este não consiste em um campo homogêneo e disciplinar que busca verdades. Dito isso, devemos considerar os aspectos culturais e históricos que produzem as representações de pessoas com deficiência que temos atualmente, tendo em vista que o “ser” diferente teve diversas conotações ao longo dos anos de acordo com o contexto histórico cultural. Para realização da pesquisa analisados livros didáticos e as representações sobre pessoas com deficiência encontradas foram discutidas e interpretadas pela autora a partir da perspectiva dos estudos culturais. Foram utilizados os volumes 1 e 3 de três coleções didáticas de Biologia indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). As análises mostram que são recorrentes as representações médicas/clínicas com uma forte tendência ao diagnóstico, além de existir a estereotipagem da pessoa com deficiência. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Representações sobre pessoas com deficiência em livros didáticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000948899 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Biológicas (1203)