Orientação de políticas de combate ao congestionamento
dc.contributor.advisor | Herrlein Junior, Ronaldo | pt_BR |
dc.contributor.author | Anchante, Jayme Tolpolar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-01-29T02:17:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/109409 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar as principais políticas de combate ao congestionamento urbano por meio de modelos teóricos e exemplos práticos. A primeira política analisada é a expansão da capacidade viária. Utilizando os paradoxos de Pigou-Knight-Downs, Downs-Thomson e Braess, é possível verificar a limitação desta política em termos de eficiência, pois ela reduz os tempos médios de viagem, criando um incentivo ao aumento no número de deslocamentos, o que acaba por agravar o congestionamento, mantendo seu nível praticamente inalterado. Os dados empíricos contribuem para a confirmação da sua reduzida eficácia. O apreçamento do congestionamento visa a internalização destes custos, que os motoristas impõem aos demais, utilizando uma taxa pigouviana, criando um equilíbrio social ótimo no mercado de trânsito. A análise das experiências práticas de, principalmente, Singapura, Londres e Estocolmo corroboram os modelos teóricos expostos pela literatura econômica. Finalmente, os estudos teóricos e práticos verificam a importãncia do transporte público e da bicicleta na redução do congestionamento, além de outros benefícios gerados por estes meios de transporte, como melhora na saúde, redução da poluição e melhor uso do território urbano. Conclui-se que o apreçamento do congestionamento e o incentivo ao uso do transporte público e à bicicleta contribuem positivamente para o combate ao engarrafamento, enquanto a expansão viária tem uma eficiência limitada. Para a formulação de uma política de combate ao congestionamento eficiente, é necessário o estudo destas políticas conjuntamente, criando, assim, um melhor sistema de transportes urbano. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar as principais políticas de combate ao congestionamento urbano por meio de modelos teóricos e exemplos práticos. A primeira política analisada é a expansão da capacidade viária. Utilizando os paradoxos de Pigou-Knight-Downs, Downs-Thomson e Braess, é possível verificar a limitação desta política em termos de eficiência, pois ela reduz os tempos médios de viagem, criando um incentivo ao aumento no número de deslocamentos, o que acaba por agravar o congestionamento, mantendo seu nível praticamente inalterado. Os dados empíricos contribuem para a confirmação da sua reduzida eficácia. O apreçamento do congestionamento visa a internalização destes custos, que os motoristas impõem aos demais, utilizando uma taxa pigouviana, criando um equilíbrio social ótimo no mercado de trânsito. A análise das experiências práticas de, principalmente, Singapura, Londres e Estocolmo corroboram os modelos teóricos expostos pela literatura econômica. Finalmente, os estudos teóricos e práticos verificam a importãncia do transporte público e da bicicleta na redução do congestionamento, além de outros benefícios gerados por estes meios de transporte, como melhora na saúde, redução da poluição e melhor uso do território urbano. Conclui-se que o apreçamento do congestionamento e o incentivo ao uso do transporte público e à bicicleta contribuem positivamente para o combate ao engarrafamento, enquanto a expansão viária tem uma eficiência limitada. Para a formulação de uma política de combate ao congestionamento eficiente, é necessário o estudo destas políticas conjuntamente, criando, assim, um melhor sistema de transportes urbano. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Congestion | en |
dc.subject | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject | Road capacity expansion | en |
dc.subject | Congestion charging | en |
dc.subject | Public transit | en |
dc.subject | Bicycle | en |
dc.title | Orientação de políticas de combate ao congestionamento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000935336 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Econômicas (1292)