Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOhlweiler, Mariane Inêspt_BR
dc.contributor.authorFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.date.accessioned2015-01-06T02:14:34Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0100-1574pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108745pt_BR
dc.description.abstractEste texto discute o conceito de autoridade em Hannah Arendt, articulando-o ao pensamento de outros autores, como Dufour e Agamben, em relação à chamada “crise na educação” e aos questionamentos acerca dos modos de educar novas gerações. Fazemos a análise de depoimentos de crianças de 8 a 11 anos, de uma escola pública, com o objetivo de problematizar as percepções que têm sido construídas acerca da dificuldade de educar. O estudo indica que as crianças concebem a educação como “cada vez pior” e apontam diferenças significativas entre modos de educar e de exercer o poder hoje em relação ao que ocorria com gerações anteriores. A análise sugere a urgência de estudos que articulem práticas de autoridade com o exercício da escuta e da circulação da palavra entre as diferentes gerações.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the concept of authority in Hannah Arendt, also in Dufour and Agamben, related to so-called “crisis in education”. We analyzed statements of children between eight and eleven years old, from a public school, in order to problematizing their perceptions on the difficulty of educating in our times. The study indicates that students qualify actual education as “getting worse”. In addition, our research indicates that children have a particular perception about significant differences about ways of exercising authority today, in comparison to previous generations. The analysis suggests the urgency for studies that articulate practices of authority with the exercise of listening and the “circulation of word” among children, young people and the adults.en
dc.description.abstractEste texto discute el concepto de autoridad en Hannah Arendt, articulándolo al pensamiento de otros autores, como Dufour y Agamben, en relación a la llamada “crisis en la educación” y a los cuestionamientos acerca de los modos de educar a las nuevas generaciones. Analizamos declaraciones de niños de 8 a 11 años de una escuela pública, con el objetivo de problematizar las percepciones que han sido construidas acerca de la dificultad de educar. El estudio indica que los niños conciben la educación como “cada vez peor” y señalan diferencias significativas entre modos de educar y de ejercer el poder en la actualidad en relación a lo que ocurría con generaciones anteriores. El análisis sugiere la urgencia de estudios que articulen prácticas de autoridad con el ejercicio de la escucha y de la circulación de la palabra entre las diferentes generaciones.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de pesquisa. São Paulo. Vol. 43, n. 148 (jan./abr. 2013), p. 220-239pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectAuthorityen
dc.subjectCrisis in educationen
dc.subjectAutoridadept_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectCrisept_BR
dc.subjectAutoridades
dc.subjectCrisis en la educaciónes
dc.subjectInfanciaes
dc.titleAutoridade, infância e "crise na educação"pt_BR
dc.title.alternativeAuthority, childhood and the “crisis in education" en
dc.title.alternativeAutoridad, infancia y “crisis en la educación” es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000895510pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples