Mostrar registro simples

dc.contributor.authorEtges, Camila Luciapt_BR
dc.contributor.authorReis, Marina Citton Padilha dospt_BR
dc.contributor.authorMenegotto, Isabela Hoffmeisterpt_BR
dc.contributor.authorSleifer, Pricilapt_BR
dc.contributor.authorSoldera, Cristina Loureiro Chavespt_BR
dc.date.accessioned2014-12-25T02:10:19Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1516-1846pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108677pt_BR
dc.description.abstractObjetivos: verificar os achados da triagem imitanciométrica e dos testes da avaliação simplificada de processamento auditivo em escolares. Método: participaram da pesquisa alunos de 1ª a 4ª séries, de sete a dez anos de idade, de uma escola de ensino público de Porto Alegre. Foram avaliados 130 escolares na triagem imitanciométrica, que foi constituída por timpanometria e pesquisa do reflexo acústico ipsilateral e avaliação simplificada do processamento auditivo, incluindo testes de localização sonora, memória sequencial para sons verbais e memória sequencial para sons não verbais. Resultados: na triagem imitanciométrica 43,08% dos escolares passaram, tendo a curva tipo A como mais frequente. O reflexo acústico em 4000 Hz teve percentual de presença inferior comparado com os demais. Passaram nos testes da avaliação simplificada do processamento auditivo 76,15% das crianças. Além disso, foi observado que o teste no qual os escolares obtiveram pior desempenho foi o de memória sequencial para sons verbais. Falharam na triagem imitanciométrica e na avaliação simplificada de processamento auditivo 12,3% dos escolares. Conclusão: a curva timpanométrica tipo A foi a mais frequente na população estudada. Na avaliação simplificada do processamento auditivo a maioria dos sujeitos passou, tendo maior frequência de acertos no teste de localização sonora. Não houve associação estatística entre o resultado da triagem imitanciométrica e o resultado da avaliação simplificada de processamento auditivo.pt_BR
dc.description.abstractPurpose: to check acoustic immittance screening findings and results of the simplified evaluation of auditory processing in school children. Method: the subjects under this study were students from the 1st to the 4th grade, with ages ranging from seven to ten year-old, from a public school in Porto Alegre. 130 students were evaluated in the immitance screening, which consisted of a tympanometry and an ipsilateral acoustic reflex, and a simplified evaluation of auditory processing. This has also involved the tests of sonorous localization, and verbal and non-verbal sequential memory. Results: in the screening immittance, 43.08% of the students passed and the type A curve was the most frequent. The acoustic reflex at 4000 Hz had a lower percentage of appearance when compared with the others. In the tests for simplified evaluation of auditory processing, 76.15% of the children passed. Moreover, it was observed that the worst performance of the evaluated students was found in the verbal sequential memory test. Conclusion: the type A tympanometric curve was the most frequent in this population. In the simplified evaluation of auditory processing, most subjects passed, obtaining higher frequency of correct answers in the sonorous localization test. No statistical association between the results of the immittance screening and the simplified evaluation of auditory processing was found.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista CEFAC. São Paulo. Vol. 14, n.6 (out./dez. 2012), p. 1098-1107.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHearingen
dc.subjectPercepção auditivapt_BR
dc.subjectSchool healthen
dc.subjectCriancas : Escolapt_BR
dc.subjectAudiçãopt_BR
dc.subjectAuditory perceptionen
dc.titleAchados na triagem imitanciométrica e de processamento auditivo em escolarespt_BR
dc.title.alternativeAcoustic immitance and auditory processing screening findings in school children en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000893168pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples