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dc.contributor.authorRocha-de-Oliveira, Sidineipt_BR
dc.contributor.authorPiccinini, Valmiria Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-24T02:15:13Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1518-6776pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108606pt_BR
dc.description.abstractAtualmente os estágios representam uma forma de “inserção profissional organizada”, estruturada na convergência dos sistemas educativo e produtivo, em que a escola/universidade já incorpora à formação aspectos de aprendizado prático, preparando a socialização para o trabalho. Para compreender como essas transformações têm se refletido no processo de ingresso no mundo do trabalho, este estudo tem por objetivo analisar a inserção profissional dos estudantes de Administração a partir da experiência de estágio em Porto Alegre e região metropolitana. A pesquisa seguiu uma orientação construtivista. Foram entrevistados 32 estudantes dos cursos de graduação em Administração que relataram suas experiências de estágio, apontando suas implicações para a inserção profissional e suas expectativas de carreira futura. Na análise, nota-se que, apesar do caráter de formação, o estágio nem sempre representa a etapa inicial do processo de inserção profissional, pois, pelas entrevistas, verifica-se que a primeira experiência profissional dos estudantes nem sempre está relacionada com o curso de formação e normalmente vincula-se à busca pelo conhecimento do mundo do trabalho ou à independência financeira dos pais. Os estágios tornam-se centrais quando o jovem procura experiência profissional relacionada à sua área de formação. Nesse momento, nota-se a influência das expectativas individuais, pois, numa forma institucionalizada de inserção e dentro de um mesmo grupo juvenil, devem ser consideradas as diversas trajetórias possíveis. Verifica-se que não há uma possibilidade única e generalista para compreensão desse processo, pois uma diversidade de caminhos se origina a partir da experiência de estágio, tornando ainda mais complexa a compreensão do conceito de inserção profissional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRam. Revista de administração Mackenzie. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (mar./abr. 2012), p. 44-75pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectInserção profissionalpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.titleUma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000863010pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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