Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil
dc.contributor.author | Rocha-de-Oliveira, Sidinei | pt_BR |
dc.contributor.author | Piccinini, Valmiria Carolina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-24T02:15:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-6776 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/108606 | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente os estágios representam uma forma de “inserção profissional organizada”, estruturada na convergência dos sistemas educativo e produtivo, em que a escola/universidade já incorpora à formação aspectos de aprendizado prático, preparando a socialização para o trabalho. Para compreender como essas transformações têm se refletido no processo de ingresso no mundo do trabalho, este estudo tem por objetivo analisar a inserção profissional dos estudantes de Administração a partir da experiência de estágio em Porto Alegre e região metropolitana. A pesquisa seguiu uma orientação construtivista. Foram entrevistados 32 estudantes dos cursos de graduação em Administração que relataram suas experiências de estágio, apontando suas implicações para a inserção profissional e suas expectativas de carreira futura. Na análise, nota-se que, apesar do caráter de formação, o estágio nem sempre representa a etapa inicial do processo de inserção profissional, pois, pelas entrevistas, verifica-se que a primeira experiência profissional dos estudantes nem sempre está relacionada com o curso de formação e normalmente vincula-se à busca pelo conhecimento do mundo do trabalho ou à independência financeira dos pais. Os estágios tornam-se centrais quando o jovem procura experiência profissional relacionada à sua área de formação. Nesse momento, nota-se a influência das expectativas individuais, pois, numa forma institucionalizada de inserção e dentro de um mesmo grupo juvenil, devem ser consideradas as diversas trajetórias possíveis. Verifica-se que não há uma possibilidade única e generalista para compreensão desse processo, pois uma diversidade de caminhos se origina a partir da experiência de estágio, tornando ainda mais complexa a compreensão do conceito de inserção profissional. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ram. Revista de administração Mackenzie. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (mar./abr. 2012), p. 44-75 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Inserção profissional | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Carreira profissional | pt_BR |
dc.title | Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000863010 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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