Mostrar registro simples

dc.contributor.authorZulke, Maria Inês Utzigpt_BR
dc.contributor.authorNardi, Henrique Caetanopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-12T02:15:41Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1413-0394pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108135pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute os efeitos das transformações contemporâneas nos processos de subjetivação dos trabalhadores em escolas públicas de educação proÞ ssional no contexto de reforma do Estado. Problematizamos as proposições centrais do Plano de Reforma do Estado que têm sustentado o discurso governamental sobre a ineÞ ciência do serviço público, justiÞ cando a introdução no seu interior de modos de operar característicos da lógica empresarial privada. IdentiÞ camos em nosso estudo que o estigma da ineÞ ciência não está presente nas instituições pesquisadas, interrogando a suposta homogeneidade discursiva com que o setor público é tratado. Destacamos o valor simbólico atribuído ao trabalho neste contexto e a interface do público e do privado presentes na educação proÞ ssional como possibilidades explicativas para a eÞ ciência e boa qualidade atribuídas às escolas estudadas.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the effects of contemporary transformations in the subjectiÞ cation processes of public professional educational schools workers in Brazilian State’s Reform context. We interrogate the central propositions of the State Reform that have sustained the governmental discourse concerning the inefÞ ciency of public services, which is used to justify the introduction of operating ways characteristic of the private sector logic in this sector. We identiÞ ed that the inefÞ ciency stigma is not present in the institutions analyzed, interrogating the taken for granted discourse homogeneity concerning the public sector. As explaining possibilities for the good quality and efÞ ciency attributed to the studied schools, we indicate the importance of work’s symbolic value in this context and the private and public interface present in professional education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAletheia. Canoas. N.29 (jan./jun. 2009), p. 161-176.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReforma do estadopt_BR
dc.subjectState reformen
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectSubjectivation processesen
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.titleAs interfaces entre o público e o privado na produção do discurso da eficiência na escolas de educação profissionalpt_BR
dc.title.alternativeInterfaces of the public and private spheres in the production of the efÞ ciency discourse in professional educational schools en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000748203pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples