Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCardoso, Ana Cláudia Ramospt_BR
dc.contributor.authorThoma, Adriana da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-11T02:16:05Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1518-4919pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108046pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata sobre a produção do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a inclusão escolar dos alunos surdos, estes considerados pelos discursos oficiais como parte das categorias a quem se destina a educação especial. Temos como objetivo analisar como se constitui o professor do AEE pelos discursos que circulam em cursos de formação à distância, promovidos pelo Ministério de Educação (MEC). Para isto, selecionamos dois materiais utilizados em dois cursos. Aproximamo-nos do pensamento do filósofo Michel Foucault, principalmente da noção de governamentalidade para discutirmos de que forma cursos de formação para a inclusão governam as condutas de professores em cursos à distância. Esta modalidade de ensino configura-se em um meio eficiente e produtivo de circulação de discursos sobre o papel deste professor, por ser uma formação em larga escala. Percebemos a produção de um professor articulador de ações na escola que garantam o direito de alunos surdos aprenderem, pela valorização da sua diferença, gerenciando os riscos da exclusão, de práticas não adequadas, de atitudes discriminatórias, bem como do desperdício de investimentos públicos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper focuses on the teacher production for specialized educational attendance (SEA) for school inclusion of deaf students, which are considered by official discourses as part of the categories to whom a special education is offered. We aim to analyze how is constituted the teacher of the SEA by the discourses circulating in distance learning courses, promoted by the Ministry of Education (MEC). We selected to analyze two materials used in courses. We are approaching the thought of the philosopher Michel Foucault, especially the notion of governmentality to discuss how training courses for inclusion govern the conduct of teachers in distance learning courses. This kind of education sets in an efficient and productive means of circulation of discourses on the role of teacher, for being a large-scale training. We realize the production of an articulating teacher of actions in school to guarantee the right of deaf students learn, by valuing their differences, managing the risks of exclusion, of inappropriate practices and of discriminatory attitudes, as well as the waste of public investments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTextura : revista de letras e história. Canoas, RS. Vol. 15, n. 28 (maio/ago. 2013), p. 03-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtendimento especializadopt_BR
dc.subjectEducação de surdospt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectDeaf educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectSpecialized educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleA produção do professor do atendimento educacional especializado para alunos surdospt_BR
dc.title.alternativeThe teacher production for specialized educational attendance for deaf students en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000947908pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples