Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras?
dc.contributor.advisor | Piccoli, Luciana | pt_BR |
dc.contributor.author | Foragi, Carolina Vilanova | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-09T02:16:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/107946 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo analisam-se narrativas de professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de Alvorada/RS acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa – PNAIC, que tem como meta a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Para a realização da pesquisa, utilizou-se como metodologia o Grupo Focal para discussão da temática do PNAIC, em que as professoras puderam expressar-se acerca da proposta e da implementação das ações de tal programa. A partir das recorrências nas falas das participantes, foi possível construir dois eixos principais, analisados tanto a partir da área das políticas públicas, quanto da formação de professores. No primeiro eixo, estão apresentados os destaques feitos pelas professoras a respeito dos méritos da proposta. Foi possível identificar a boa receptividade em relação ao PNAIC, especialmente direcionada à formação continuada dos professores e aos materiais didáticos e pedagógicos oferecidos pelo programa. No segundo eixo, apresentam-se os aspectos relacionados à implementação da proposta frente às condições estruturais das escolas públicas, ficando evidente nas narrativas a distância entre o planejado nas políticas e o executado. Como considerações finais, destaca-se que, ainda que a valorização docente nas ações previstas no PNAIC seja salientada pelas professoras, elas acreditam que é necessária uma mudança, tanto nas escolas e suas redes, como no sistema público, a fim de suprir demandas que não são apenas escolares, mas também sociais, para que o PNAIC possa atingir seus objetivos pedagógicos no ciclo de alfabetização. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Grupo focal | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. | pt_BR |
dc.title | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000945387 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)