Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorForagi, Carolina Vilanovapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-09T02:16:21Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107946pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo analisam-se narrativas de professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de Alvorada/RS acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa – PNAIC, que tem como meta a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Para a realização da pesquisa, utilizou-se como metodologia o Grupo Focal para discussão da temática do PNAIC, em que as professoras puderam expressar-se acerca da proposta e da implementação das ações de tal programa. A partir das recorrências nas falas das participantes, foi possível construir dois eixos principais, analisados tanto a partir da área das políticas públicas, quanto da formação de professores. No primeiro eixo, estão apresentados os destaques feitos pelas professoras a respeito dos méritos da proposta. Foi possível identificar a boa receptividade em relação ao PNAIC, especialmente direcionada à formação continuada dos professores e aos materiais didáticos e pedagógicos oferecidos pelo programa. No segundo eixo, apresentam-se os aspectos relacionados à implementação da proposta frente às condições estruturais das escolas públicas, ficando evidente nas narrativas a distância entre o planejado nas políticas e o executado. Como considerações finais, destaca-se que, ainda que a valorização docente nas ações previstas no PNAIC seja salientada pelas professoras, elas acreditam que é necessária uma mudança, tanto nas escolas e suas redes, como no sistema público, a fim de suprir demandas que não são apenas escolares, mas também sociais, para que o PNAIC possa atingir seus objetivos pedagógicos no ciclo de alfabetização.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectGrupo focalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.pt_BR
dc.titlePacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945387pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples