Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem
Fecha
2006Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho buscou compreender a experiência de aprendizagem a distância vivenciada por alunas de um curso de licenciatura em enfermagem. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, sendo os sujeitos do estudo cinco alunas que cursaram a disciplina “Processo sócio-histórico na educação em enfermagem” do curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no semestre 2006/01. A coleta das informações iniciou após aprova ...
O presente trabalho buscou compreender a experiência de aprendizagem a distância vivenciada por alunas de um curso de licenciatura em enfermagem. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, sendo os sujeitos do estudo cinco alunas que cursaram a disciplina “Processo sócio-histórico na educação em enfermagem” do curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no semestre 2006/01. A coleta das informações iniciou após aprovação da Comissão de Pesquisa e do Comitê de Ética da instituição. O instrumento norteador foi constituído por um questionário com perguntas abertas e para a análise das informações foi realizada a técnica de interpretação temática seguindo o referencial de Lüdke e André (1986). Foram identificadas duas categorias temáticas: a trajetória das discentes com a utilização de tecnologias computacionais e as discentes frente a experiência de ensino a distância. Notou-se que as alunas possuíam conhecimentos de informática de nível básico a razoável, utilizavam o computador freqüentemente e não apresentaram dificuldades em cursar uma disciplina mediada pelo computador. Reconheceu-se diversos benefícios da educação a distância mediada por computador, entre eles a possibilidade de organização do tempo, a interação maior com o educador e o estímulo ao auto-aprendizado. Acredita-se que o ensino a distância torna-se necessário e para um bom desempenho desta modalidade pedagógica os alunos devem comprometer-se, os professores devem ser preparados e as Instituições necessitam investir em tecnologia que possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o computador oferece. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (35675)Tesinas Enfermería (1096)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License