Uma análise cruzada de três estudos de caso com professores de física : a influência de concepções sobre a natureza da ciência nas práticas didáticas
dc.contributor.author | Massoni, Neusa Teresinha | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Marco Antonio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-11-20T02:16:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/107216 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investigou possíveis relações entre as concepções sobre a natureza da ciência, de professores de Física, e suas práticas docentes, por meio de uma análise cruzada de três estudos de caso do tipo etnográfico. A observação etnográfica deu-se por imersão nas aulas de Física de três professores de Ensino Médio atuando em diferentes tipos de escolas: particular, pública e militar. Os resultados do cruzamento indicaram: que as práticas didáticas observadas não incluem aspectos sobre a natureza da ciência; que a Epistemologia e a História da Física ainda não se fazem presentes de forma explícita nas aulas de Física do Ensino Médio; que as relações entre as visões epistemológicas dos professores e suas práticas são frágeis e se manifestam de forma implícita. No entanto, foi possível vislumbrar algumas diferenças nas práticas daqueles professores que têm uma visão epistemológica mais contemporânea, pois tendem a manter um espírito mais aberto à inovação didática. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this study was to investigate possible relationships between the conceptions about the nature of science held by physics teachers and their classroom practices through a cross analysis of three ethnographical case studies. The ethnographical observation was carried out through immersion in the physics classes of three high school teachers acting in different types of schools: private, public and military. The findings indicated that the observed didactic practices do not include any aspects of the nature of science, and that Epistemology and History of Physics are not yet present in high school physics classes. This study suggests that the relationship between the epistemological views of teachers and their practices are fragile and are manifested implicitly. Nevertheless, it was possible to observe some differences in the practices of those teachers who have a more contemporary epistemological view, and who tend to keep a more open mind to didactic innovation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ciência & educação. Bauru. Vol. 20, n. 3 (July/Sept. 2014), p. 595-616 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Nature of science | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Didactics | en |
dc.subject | Physics teaching | en |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | High school | en |
dc.title | Uma análise cruzada de três estudos de caso com professores de física : a influência de concepções sobre a natureza da ciência nas práticas didáticas | pt_BR |
dc.title.alternative | A cross analysis of three case studies with physics teachers : the influence of the nature of science conceptions in classroom practices | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000941035 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39580)Ciências Exatas e da Terra (6037)