Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCollet, Iara Baratapt_BR
dc.contributor.authorDalla Zen, Maria Isabel Habckostpt_BR
dc.date.accessioned2014-11-11T02:14:19Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2177-7691pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/106613pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo investiga as possíveis relações que se estabelecem entre autor, obra e leitor, tomando como base o conceito de protocolos de leitura de Roger Chartier (1996). Busca compreender como os protocolos de leitura “atravessam” as interpretações de leitura de um grupo de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da rede privada de Porto Alegre/RS. A metodologia vale-se do estudo de caso (YIN, 2001), para o qual foram planejados encontros com três alunos para a leitura de quatro obras literárias em diferentes suportes. Foram observados os gestos leitores e a recepção diante dessas versões para uma determinada história, neste caso, Chapeuzinho Vermelho. As falas que seguiram a leitura das obras não demonstraram, durante as sessões de leitura, uma interação mais expressiva com os protocolos de leitura. Por outro lado, suscitaram questionamentos para futuros estudos sobre o quanto os elementos textuais dispostos nas obras eram conhecidos dessas crianças.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates the possible relations established between author, work and reader, based on Roger Chartier’s (1996) concept of protocols of reading. Seeks to understand how protocols of reading appear in reading interpretations of a private schooled 4th grade group of children from Porto Alegre/RS. This case study (YIN, 2001) was planned with reading sessions of four books in different media with three students. Reader’s gestures and acceptance of these particular versions of a story, in this case, Little Red Riding Hood, were observed. Children’s impressions didn’t show, during the reading sessions, a more expressive interaction with protocols of reading. On the other hand, these impressions may raise questions for future studies on how well known were the textual elements in this book by these children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInterfaces da Educação. Paranaíba. Vol. 5, n.13 (2014), p. 121-140pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectChildren's literatureen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProtocol of readingen
dc.titleProtocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leiturapt_BR
dc.title.alternativeFocus on protocols of reading : insights from acts of readingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000937152pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples