Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWelp, Anamaria Kurtz de Souzapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Karen Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2014-11-01T02:18:42Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105271pt_BR
dc.description.abstractSabe-se que é importante que as tarefas feitas em sala de aula e os temas a serem trabalhados façam sentido para o aluno e estejam relacionados ao seu contexto. Dessa forma, os alunos sentem-se mais motivados a participar das discussões relacionadas aos tópicos apresentados. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é descrever e analisar a aplicação de tarefas pedagógicas elaboradas por mim, através do trabalho com vídeos autênticos, como forma de complementar os temas e atividades propostos pelo livro didático utilizado por alunos de um curso livre e de promover o seu letramento e o desenvolvimento da sua competência linguística em inglês como língua adicional. As tarefas foram elaboradas contextualizadamente, orientando o aluno a participar das discussões propostas acerca dos temas apresentados no livro didático. As respostas dos alunos à autoavaliação realizada ao final do processo evidenciaram que os objetivos traçados foram atingidos: as tarefas elaboradas aproximaram os temas abordados no livro didático à realidade dos alunos, promovendo a reflexão sobre os assuntos debatidos e estimulando discussões na língua adicional. Tal resultado sugere que pesquisas como a relatada neste trabalho podem servir de inspiração para a produção de tarefas com vídeos que aproximem os temas tratados no livro didático com a realidade do aluno para promover seu letramento.pt_BR
dc.description.abstractIt is important that the tasks done and the themes approached in the classroom make sense to students and are related to their context. Thus, students feel more motivated to participate in discussions related to the topics presented. The aim of this paper is to describe and analyze the use of pedagogical tasks designed by me, by working with authentic videos as a way to complement the themes and activities proposed by the textbook used by students in a free course and promote their literacy, and the development of their linguistic competence in English as an additional language. The tasks were contextualized, guiding students so that they could participate in discussions about the proposed topics presented in the textbook. Students' responses to the self-assessment performed at the end of the process showed that the objectives were achieved: the designed tasks approached the topics covered in the textbook to the reality of students, promoting reflection on the topics discussed and encouraging discussions in the additional language. These results suggest that the research reported in this paper may serve as inspiration for the production of tasks involving authentic videos aiming at bringing the topics covered in the textbook closer to the reality of students to promote their literacy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectAuthentic videosen
dc.subjectAdditional languageen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (inglês)pt_BR
dc.subjectTextbooken
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleA construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000941488pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples