Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBittencourt, Rita Lenira de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2014-10-25T02:15:26Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0101-3335pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104955pt_BR
dc.description.abstractDe algum modo, as exigências formais de Stéphane Mallarmé(1842-1898) encontram eco nas teorizações igualmente arriscadas de Maurice Blanchot(1907-2003), em torno da literatura como lugar do sentido, do segredo e do mistério sem mistérios do mundo e da arte. Separados temporalmente, o segundo sondou a poética do primeiro como um discreto e elegante sintoma de um dizer que joga o trabalho da palavra ao plano atemporal da poesia do futuro. Estas notas partem das reflexões blanchotianas que abrem O livro por vir (2005), a respeito de um (des)encontro mítico entre a personagem Ulisses e o canto das Sereias, que seria o paradigma da literatura, e também de alguns artigos, desse e de outros livros, em torno da obra do poeta francês, em direção ao que elaboro como outro (des)encontro, entre Cisne e Signo, proposto em um soneto mallarmeano que também anuncia o que vem: as críticas, os livros (o Livro), poemas e teorias sobre a literatura e a arte modernas.pt_BR
dc.description.abstractSomehow, the formal requirements of Stéphane Mallarmé(1842-1898) are echoed in the same risky theorizations of Maurice Blanchot (1907-2003), in which the literature is a place of meaning, of secrets and of the mystery without mystery of the word and of the art. Separated temporally, the second delved into the poetics of the first as a discreet and elegant symptom of a saying that plays the word work to the timeless poetry of the future. These notes depart from the Blanchotians thoughts that open The book to come (2005) about a mythical (dis) encounter between the character Ulisses and the mermaid’s chant, that would be the paradigm of literature, and also some articles, from this and other books, about the work of the French poet, toward what I elaborate as another (dis) encounter, between Swan and Sign, proposed in a Mallarmean sonnet, that also announces what is next: criticism, books (the Book), poems and theories of modern literature and art.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLetras de hoje. Porto Alegre. Vol. 48, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 232-236pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPoetryen
dc.subjectMallarmé, Stéphane, 1842-1898pt_BR
dc.subjectTheoryen
dc.subjectBlanchot, Maurice, 1907-2003pt_BR
dc.subjectModernityen
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectTeoria literáriapt_BR
dc.titleSigno, cisne, sereia : notas sobre o (des)encontro em Mallarmé e Blanchotpt_BR
dc.title.alternativeSign, swan, mermaid : notes about the (dis)encounter in Mallarmé and Blanchoten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000931227pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples