Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorMeyer, Dagmar Elisabeth Estermannpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-09T02:13:37Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0104-4060pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104358pt_BR
dc.description.abstractO artigo desdobra-se de uma pesquisa inscrita nos campos dos estudos de gênero e culturais em articulação com o pós-estruturalismo foucaultiano, que focalizou a relação entre juventudes e processos de escolarização. O trabalho de campo incluiu entrevistas narrativas realizadas com 19 jovens, observações do espaço escolar e discussões em grupo com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual da periferia de Porto Alegre/RS. Aqui, apresentamos uma análise cultural das narrativas juvenis, na qual problematizamos o conceito de moratória social para discutir relações entre juventude, moratória social e gênero. Nessa análise, o processo de escolarização emergiu como um forte componente da moratória e como o lugar onde se ancoram as experiências que importam, na perspectiva dos/as próprios/as jovens, quando se trata da constituição de seu futuro, de seu vir a ser. Evidenciou-se, também, que a juventude se oferece de modo diferente a jovens homens e mulheres e que elas e eles vivem a moratória em tempos e de modos distintos, principalmente quando ao gênero se articula a dimensão de classe.pt_BR
dc.description.abstractThe article unfolds from a research enrolled in the fields of gender and cultural studies in conjunction with Foucauldian post-structuralism, which focused the relation between youths and schooling processes. The fieldwork included narrative interviews conducted with 19 youngsters, observations of the school space and group discussions with students of Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA) from a State School located in the outskirts of Porto Alegre/RS. We present here a cultural analysis of juvenile narratives, in which we problematize the concept of social moratorium in order to discuss relations between youth, social moratorium and gender. In this analysis, the schooling process emerged as a strong component of the moratorium and as the place where experiences that matter from the perspective of youngsters are anchored, concerning their future and their becoming. It was also evident that youth offers itself differently to young men and women and that they live the moratorium in diverse times and ways, especially when the dimension of class is articulated to gender.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em revista. Curitiba, PR. Nesp. 1 (2014), p. 85-99pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGender studiesen
dc.subjectYouthen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSocial moratoriumen
dc.subjectPost-structuralismen
dc.subjectPós-estruturalismopt_BR
dc.subjectYouth and adult Educationen
dc.titleJuventudes, moratória social e gênero : flutuações identitárias e(m) histórias narradaspt_BR
dc.title.alternativeYouths, social moratorium and gender : identity fluctuation and/in narrated storiesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000937920pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples