Relações intergovernamentais na educação à luz do conceito de regulação
dc.contributor.author | Farenzena, Nalú | pt_BR |
dc.contributor.author | Marchand, Patrícia Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T02:13:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-1574 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/104325 | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto trata do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e de seu principal instrumento, o Plano de Ações Articuladas, focando concepções e práticas vigentes nas relações entre União e municípios. Essas relações são caracterizadas e discutidas tendo em conta a cooperação federativa na educação, o regime de colaboração entre os sistemas de ensino e a assistência técnica e financeira da União na educação básica. Articulações entre União e municípios, no âmbito da política, são compreendidas com base na noção de regulação da ação pública e distinguidas como parte de processos instituintes de uma nova regulação na ação pública. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper deals with the Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação and its main instrument, the Plano de Ações Articuladas, focusing on current concepts and practices concerning relationships between the Union and municipalities. These relationships are characterized and discussed taking into account federal cooperation in education, the system of cooperation between education systems and the technical and financial assistance from the Union at the basic education level. Joint political actions between the Union and municipalities are understood based on the notion of regulation of public action and are distinguished as part of constitutive processes of a new regulation in public action. | en |
dc.description.abstract | El texto trata del Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação y de su principal instrumento, el Plano de Ações Articuladas, y enfoca concepciones y prácticas vigentes en las relaciones entre el gobierno federal y municipios. Tales relaciones son caracterizadas y discutidas teniendo en cuenta la cooperación federativa en la educación, el régimen de colaboración entre los sistemas de enseñanza y la asistencia técnica y financiera del gobierno federal en la educación básica. Las articulaciones entre el gobierno federal y los municipios en el ámbito político son comprendidas en base a la noción de regulación de la acción pública y distinguidas como parte de procesos instituyentes de una nueva regulación en la acción pública. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de pesquisa. São Paulo, SP. Vol. 43, n. 150 (set./fez. 2013), p. 788-811 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educational policies | en |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Educational planning | en |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Educational goals | en |
dc.subject | Educational system | en |
dc.subject | Política educativa | es |
dc.subject | Planificación educativa | es |
dc.subject | Sistemas educativos | es |
dc.subject | Metas educativas | es |
dc.title | Relações intergovernamentais na educação à luz do conceito de regulação | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000915659 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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