Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDeus, Sandra de Fatima Batista dept_BR
dc.contributor.authorMancuso, Vinícius De Mourapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-12T02:11:07Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103004pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem a pretensão de apresentar o rádio como um instrumento de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, traço um pequeno histórico mostrando como o rádio torna-se veículo de comunicação de massa e sua importância na difusão da cultura brasileira. O estudo é realizado a partir de uma pesquisa qualitativa, visando problematizar o paradigma da sala de aula. Com o advento das Tecnologias da Informação da Comunicação, TICs, a informação e o conhecimento transcendem a internet, as redes, etc. Enquanto isso, a sala de aula continua reproduzindo velhas práticas pedagógicas. Pensando nisso, o rádio pode ajudar pedagogicamente tanto o professor como o aluno no processo de ensino-aprendizagem, transformandoos em proativos na construção do conhecimento. É necessário tornar evidente as contribuições do rádio escolar. O rádio pode e deve auxiliar o trabalho da escola e do professor de sala de aula no momento que tem potencial de agregar todas as áreas de conhecimento e ao mesmo tempo tornar o aluno protagonista da sua aprendizagem, sendo responsável por tudo aquilo que diz e faz dentro do espaço da rádio.pt_BR
dc.description.abstractThis work has the intention to present the radio as a tool to assist in the teaching-learning process. To do this, trace a brief history showing how the radio becomes vehicle of mass communication and its importance in the dissemination of Brazilian culture. The study is conducted from a qualitative study, aiming to discuss the paradigm of the classroom. With the advent of Information Communication Technologies, ICTs, information and knowledge transcend the internet, networks, etc. Meanwhile, the classroom continues reproducing old teaching practices. Thinking about it, the radio can help pedagogically both teacher and students in the teaching-learning process, transforming them into proactive in constructing knowledge. It is necessary to make clear the contributions of radio school. The radio can and should assist the work of the school and the teacher is the classroom at the moment that has the potential to aggregate all the areas of knowledge and at the sometime making the student the protagonist of his learning being responsible for everything he say and does in space radio.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearningen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInterdisciplinary worken
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectSchool radioen
dc.subjectRadiodifusão educativapt_BR
dc.titleO uso do rádio no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000922163pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localCacequi, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples