Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRodrigues, Alessandra Pereirapt_BR
dc.contributor.authorTavella , Tania Mariapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-11T02:09:50Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102826pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho identifica à mudança de perfil dos alunos da modalidade EJA (Ensino de Jovens e Adultos), tendo como propósito compreender e discutir a realidade na qual estão inseridos, entender os motivos que levam os alunos com idades entre 15 à 18 anos migrarem para esta modalidade de ensino, alterando dessa forma a identidade da EJA para alunos com uma trajetória de fracasso, insucesso e dificuldades de aprendizagem. Neste contexto o uso das tecnologias digitais, principalmente da informática educativa se torna uma experiência agradável, tanto para professores quanto para alunos através da inserção da metodologia de projetos interdisciplinares como forma de trabalhar as diferentes realidades em sala de aula. Nesse trabalho as tecnologias digitais podem ser utilizadas como fonte de pesquisa, construção do conhecimento e ferramentas de apoio para desenvolver habilidades e competências na aprendizagem. Durante a pesquisa, a utilização das tecnologias digitais ocorreu através da realização de atividades de pesquisa, construção de texto, com edição de figuras e preparação de apresentação de temas como bullying, cultura indígena e plano de negócio que foram apresentados ao grande grupo, e também, a utilização de planilhas de cálculos, as quais foram utilizadas como ferramentas no mercado de trabalho. A aprendizagem é um processo que necessita criar um vínculo, possibilita uma articulação das capacidades de agir intelectualmente e pensar produtivamente. Os resultados apontam que o uso das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica contribuiu nas dificuldades de aprendizagem e principalmente na criação de novas metodologias de trabalho com a EJA.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMaterial didático digitalpt_BR
dc.titleAs identidades juvenis presente na EJA: como as tecnologias digitais podem trabalhar as dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000921859pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem