Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLucas, Maria Elizabeth da Silvapt_BR
dc.contributor.authorGravina, Heloisa Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2007-07-26T15:07:18Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10277pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata das apropriações e usos do espaço público da Praça da Alfândega, centro de Porto Alegre. Construí minha inserção em campo através da realização de uma performance artística no local - baseada numa linguagem de dança contemporÂnea -, transformada, por um uso especifico, em parte do método etnográfico. A partir das interações ocorridas durante o evento performático ou motivadas por ele, delimitei meu universo de pesquisa: prostitutas, vendedores, catadores de papel, aposentados - enfim, pessoas que ocupam a praça cotidianamente e têm uma relação de identificação com aquele espaço. Assim, iniciei propondo a performance artística que realizara como tema de diálogo com este universo para, em seguida, passar a uma compreensão das dinâmicas que organizam o espaço da praça como um espaço vivido por esses atares. Observando as práticas, performançes e narrativas dos sujeitos, busquei acessar processos de construção das subjetividades na relação com aquele contexto social. A performance enquanto abordagem antropológica permeou todo o trabalho, sendo mobilizada de maneiras e com propósitos diferenciados no decorrer do processo: como base para a estrutura dramatúrgica da performance artistica; enquanto abordagem para dar conta dos aspectos performátivos das ações cotidianas, e como ferramenta analítica, possibilitando a compreensão dos eventos performáticos como arenas reflexivas através das quais pontos de tensão pouco visíveis na vida ordinária eram explícitados.pt_BR
dc.description.abstractThis research studies how the public space of the Praça da Alfândega - a historic site in the central area of Porto Alegre - is commonty "used" by the local workers and inhabitants, which identify themselves with that space. As an inportant part of the ethnographic method, artistic presentations based in the language of contemporary dance were performed by the author at Praça da Alfândega. Those presentations provided the means to engage in the fieldwork, to interact with lhe locals and to circumscribe the universe of the research: prostitutes, salesmen, paper collectors, pensioners. Through the observation of the practices, performances and narratives present in that specific social context, the study focused in the analysis of the dynamics by which that space is organized by its ordinary occupants and the process of construction of subjectivities, related to the use of that space. The concept of performance was praposed as an anthropological tool, used with different purposes and in different ways throughout the research: as a base to the dramatic structure of the artistic performance, as a perspective from which to observe the performativity related to daily actions and as an analytic device - providing the means to understand social events as refiexive arenas where opaque aspects af the ordinary life are made visible.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPraça da Alfândegaen
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectPractice of spaceen
dc.subjectPraça da Alfândega (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectContemporary danceen
dc.titleSer da praça : performance-etnografia na Praça da Alfândega, Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000591629pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples