Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaria, Sandra Andrea Assumpçãopt_BR
dc.contributor.authorGirardi, Nara Ligia Meirapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-10T02:11:25Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102680pt_BR
dc.description.abstractCom a implementação das tecnologias, do Laboratório de Informática, da Internet e com a facilidade de acesso aos computadores e outras ferramentas, as escolas, passam a repensar suas linhas de ação, e se torna necessária para a gestão escolar, o espaço da formação continuada do professor. Este trabalho baseia-se no estudo da utilização dos mapas conceituais que vem propiciando um importante suporte para o planejamento de aulas e por promover uma revolução na forma de planejar sendo apresentados como instrumentos potencialmente úteis no ensino, na avaliação da aprendizagem. Para as finalidades da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia teórica, a partir da qual foram explorados temas relacionados às TICs. Propôs-se uma capacitação sobre a utilização da ferramenta CmapTools, visando uma reflexão e aprofundamento na forma de ensinar, cujo resultado deverá impulsionar as mudanças propostas.pt_BR
dc.description.abstractWith the implementation of technologies, from the Laboratory of Informatics, the Internet and the ease of access to computers and other tools, the schools are rethinking their lines of action, and it becomes necessary for school management, the space of continuous training the teacher. This work is based on the study of the use of concept maps is providing an important support for lesson planning and promoting a revolution in the plan being presented as potentially useful tools in teaching, learning assessment. For the purposes of the research opted for a qualitative approach, based on theoretical methodology, from which explored issues related to ICTs. It was proposed a training on the use of the tool CmapTools, seeking a discussion and analysis in the form of teaching, the result of which should boost the proposed changes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectInterneten
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectConcept mapsen
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPlanningen
dc.subjectTeachingen
dc.titleMapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000919257pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples