Utilização do jornal na escola como apoio pedagógico
dc.contributor.advisor | Morais, Carlos Tadeu Queiroz de | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Milena De Macedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-10T02:11:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/102677 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho traz como tema a Utilização do Jornal na Escola como Apoio Pedagógico e apresenta esta ferramenta como enfoque didático no ambiente escolar para promover a formação do aluno em diferentes situações de aprendizagem e metas educativas. Investigando o uso do jornal em sala de aula e colaborando na inclusão desta mídia para que se torne apoio pedagógico para muitos educadores e explanando com estudos e pensamentos de autores que trazem sua história, benefícios e colaboração dentro do âmbito da Educação, com enfoque na comunidade escolar e sala de aula. E mostrar através de toda pesquisa bibliográfica e fundamentação teórica apresentada por autores, como, Ghilardi (2006), Kenski (2007), Freire (1987 e 1997), Belloni (1998), Pastorello (2005) e entre tantos estudiosos, que vêm tentando compreender o uso dos jornais impressos em sala de aula uma forma de contribuir positivamente no auxílio da pratica educativa. A leitura de jornais impressos em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. Neste pensamento de contribuir com a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos com o uso da ferramenta jornalística impressa dentro do âmbito escolar resultou na explanação fundamentada teoricamente de que o uso do jornal como recurso e apoio pedagógico colabora de forma positiva a melhoria da leitura e interpretação, num olhar crítico e reflexivo de alunos e formação crítica do professor ao contribuir, a partir da busca pela mediação do aprender e ensinar e na sua formação como docente. O professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar determinados conceitos aos seus alunos. Existem inúmeros materiais que podem ser usados com essa finalidade e o jornal é considerado como um deles, pois é extremamente positivo ao ser utilizado pelos educadores, porém de forma sábia, planejada e com objetivos a alcançar. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Jornal | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Utilização do jornal na escola como apoio pedagógico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000918262 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)