Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBampi, Lisete Reginapt_BR
dc.contributor.authorOjeda, João Francisco Sebbenpt_BR
dc.date.accessioned2014-08-19T02:10:37Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101370pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva mostrar como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), enquanto dispositivo da avaliação contemporânea, operacionaliza relações de poder-saber. Para tanto, faz-se uma análise, inspirada no pensamento de Michel Foucault, do documento elaborado pelo INEP que trata dos eixos teóricos e metodológicos que estruturam o exame. Procura-se, na análise, dar ênfase às competências e habilidades atribuídas à disciplina de matemática, compreendida como parte da área da Matemática e Suas Tecnologias. Tomando contornos de conclusão, inspirado no pensamento de Gilles Deleuze, o trabalho apresenta reflexões acerca dos modos de pensar a docência: novos rumos para os caminhos do ensinar e do aprender.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to show how ENEM, while a rating “dispositif”, operationalize relations between power-knowledge. It is an analysis inspired by the Michel Foucault philosophy, the document prepared by INEP that deals with theoretical and methodological lines that structure the exam. It searches in this analysis, emphasis on skills and abilities attributed to the discipline of mathematics, understood as part of the area of Mathematics and Technology Center. Like a conclusion, inspired by the Gilles Deleuze philosophy, the work presents reflections on the ways of thinking about teaching: new directions for the trajectories of teaching and learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectENEMen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectPower-knowledgeen
dc.subjectDispositifen
dc.titleENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saberpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000931201pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples