Navegação Teses e Dissertações por Autor "Santos, Regina Antunes Teixeira dos"
Resultados 1-20 de 20
-
Aprender gaita-ponto : a motivação dos alunos sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
Silva, Paulo Jucirlei Cardoso da (2019) [Dissertação]O presente trabalho teve como objetivo geral investigar os elementos motivacionais envolvidos no processo de aprendizagem de alunos, relacionado aos estudos de gaita-ponto, no contexto do projeto Fábrica de Gaiteiros. Como ... -
A comunicação das nuanças da emoção triste em ponteios de Camargo Guarnieri: relações entre a estrutura musical e recursos expressivos
Rodrigues, Rebecca Silva (2015) [Dissertação]A presente investigação teve como objetivo geral investigar a comunicação das nuanças da emoção triste em ponteios de Camargo Guarnieri através das relações entre a estrutura musical e recursos expressivos. O delineamento ... -
Comunicação de emoções básicas em ponteios de Camargo Guarnieri
Monteiro, Heidi Kalschne (2015) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo investigar a comunicação das emoções básicas (alegria, tristeza, calma, medo/hesitação e raiva) através da execução de trechos de Ponteios de Camargo Guarnieri para piano, com indicações ... -
Condições de privação e pós-privação sensoriais de aprendizagem : experimento com quatro estudantes de diferentes níveis acadêmicos
Madeira, Renan Moreira (2017) [Dissertação]A presente dissertação teve como objetivo investigar os efeitos de privações sensoriais durante a prática inicial de peças para piano, tanto em situação de privação sensorial como em situação pós-privação. Com tal delineamento ... -
Conexiones y/o síntesis entre saberes adquiridos en el aprendizaje del repertorio de contrabajo : un estudio de caso
Taramasco, Juan Ignacio Santos (2022) [Dissertação]A aprendizagem da música acadêmica ocidental a partir da tradição escrita é moldada por um somatório de aspectos relacionados ao conhecimento teórico, ao conhecimento prático, aos aspectos da própria técnica do instrumento ... -
Crenças de autoeficácia de regentes em grupos musicais escolares
Grings, Bernardo (2020) [Tese]O objetivo geral desta tese foi investigar as Crenças de Autoeficácia de regentes de grupos musicais em escolas de educação básica. As atividades de grupos musicais são bastante desenvolvidas nas escolas, demandando que ... -
As especificidades das representações mentais em função de diferentes condições de privações sensoriais na prática pianística : um estudo experimental
Madeira, Renan Moreira (2022) [Tese]A presente tese teve como objetivo investigar as especificidades das representações mentais em função de diferentes condições de privação de feedbacks sensoriais por estudantes de diferentes níveis acadêmicos. Para tal, ... -
A expressividade por meio da manipulação de recursos de expressão e evocação de emoção na performance pianística de crianças
Abreu, Andrei Liquer Soares de (2022) [Tese]O presente estudo, sob a temática da expressividade, buscou investigar meios de execução e de organização dos elementos musicais, tendo a manipulação expressiva (imposta ou sugerida) como estímulo à realização de contrastes ... -
Inter-relações entre os conhecimentos declarativo e procedimental no aprendizado inicial da sonata k.271 de D. Scarlatti : um estudo com pianistas graduandos e profissionais
Santos Junior, Celso Luiz Barrufi dos (2023) [Tese]A presente tese teve como objetivo investigar as trajetórias percorridas por estudantes de graduação em piano e pianistas profissionais no aprendizado inicial da Sonata K. 271 de Domenico Scarlatti em termos da relação ... -
Memória e imagética na prática violonística
Spinelli, Jonathan Tesch (2018) [Dissertação]Esta pesquisa teve como objetivo investigar a potencial relação entre habilidades de memorização na prática violonística e o grau de habilidade de imagética (prática mental de recriação virtual de experiências sensoriais). ... -
Mobilização de conhecimentos musicais na preparação do repertório pianístico ao longo da formação acadêmica : três estudos de casos
Santos, Regina Antunes Teixeira dos (2007) [Tese]Três bacharelandos de piano em momentos diferenciados da formação acadêmica - um iniciante, um de meio de curso e um formando – foram acompanhados ao longo de um semestre acadêmico com vistas a investigar como preparavam ... -
Níveis dos conteúdos musicais implícitos nos procedimentos de ensino de eminentes professores de piano
Rodrigues, Rebecca Silva (2021) [Tese]O presente estudo teve como objetivo investigar níveis de conteúdo musical implícitos nos procedimentos de ensino de dois eminentes professores de piano em uma aula inicial. O delineamento de pesquisa envolveu dois estudos ... -
Perspectivas de deliberação do fenômeno da prática pianística em diferentes níveis de expertise
Mantovani, Michele Rosita (2018) [Tese]A presente pesquisa teve por objetivo investigar perspectivas de deliberação na prática pianística em função dos níveis de expertise, uma vez que a literatura consultada sustenta a temática num viés de polarização em níveis ... -
Perspectivas de pianistas sobre expressividade em performance musical como intérpretes e ouvintes
Monteiro, Heidi Kalschne (2019) [Tese]A presente pesquisa teve o objetivo de investigar perspectivas sobre expressividade em performance musical a partir de concepções de pianistas em nível de graduação e pós-graduação como intérpretes e ouvintes em três ... -
Perspectivas do amor em Três Ponteios de Camargo Guarnieri : um estudo sobre comunicação de emoção
Abreu, Andrei Liquer Soares de (2017) [Dissertação]O presente trabalho investigou a comunicação de emoção nos Ponteios nos 6, 9 e 48 de Camargo Guarnieri, tendo por perspectiva emocional básica o amor, em seus diferentes tipos. A pesquisa contou com a participação de 100 ... -
Perspectivas e impasses na mobilização de conhecimentos em música de graduandos em situações de colaboração pianística : estudos exploratórios
Cianbroni, Samuel Henrique da Silva (2016) [Dissertação]O presente trabalho teve como objetivo investigar perspectivas e impasses de mobilização de conhecimentos musicais em graduandos nas situações de colaboração pianística. Três bacharelandos em piano foram investigados em ... -
Potencialidades cognitivas, (socio)afetivas e musicais na etapa final de preparação para um recital de flauta tranversal : um estudo multicasos
Correia, Clara Leticia Nascimento (2020) [Dissertação]Uma das exigências presentes em um contexto de formação universitária em música, na habilitação como instrumentista, é a realização de um recital acadêmico. Tal requisito, apesar de ser considerado situação estimuladora e ... -
Privações de retroalimentações sensoriais em condições de estudo : um experimento com estudantes de piano em diferentes níveis acadêmicos
Mantovani, Michele Rosita (2014) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo investigar os efeitos da privação das retroalimentações sensoriais (aural, cinestésica e visual) na abordagem inicial de peças para piano por estudantes de diferentes níveis acadêmicos. ... -
Referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras de diferentes períodos à luz da teoria dos estilos de Leonard Meyer : um estudo quasi-experimental
Cianbroni, Samuel Henrique da Silva (2020) [Tese]A presente tese teve como objetivo investigar as referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras impostas de diferentes períodos à luz da Teoria dos Estilos de Meyer (1996). Um ... -
A repetição em situações de prática pianística de estudantes em diferentes níveis acadêmicos : três estudos de caso
Monteiro, Paloma Felicio (2022) [Dissertação]A literatura em prática instrumental evidencia que a repetição se apresenta como um procedimento recorrente. No entanto, não foram estudadas suas nuanças de realização e o seu papel durante a prática. Assim, o objetivo ...