<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<rss xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/" version="2.0">
<channel>
<title>Epidemiologia</title>
<link>http://hdl.handle.net/10183/35</link>
<description>   </description>
<pubDate>Mon, 19 Oct 2026 19:47:52 GMT</pubDate>
<dc:date>2026-10-19T19:47:52Z</dc:date>
<item>
<title>The role of oral glucose tolerance test phenotypes in type 2 diabetes progression and remission</title>
<link>http://hdl.handle.net/10183/302058</link>
<description>The role of oral glucose tolerance test phenotypes in type 2 diabetes progression and remission
Ferreira, Thaís Soares
BACKGROUND: The heterogeneity of type 2 diabetes is complex and involves dynamic interactions between genetic predisposition, environmental exposures, and distinct metabolic phenotypes. Historically regarded as a chronic and inevitably progressive disease, type 2 diabetes has had its paradigm increasingly challenged by evidence from studies involving patients undergoing bariatric surgery, dietary interventions, and novel pharmacological therapies. These studies have demonstrated that diabetes remission is achievable in a subset of individuals. Since then, scientific interest has grown substantially, accompanied by efforts to identify factors associated with type 2 diabetes remission. Despite the lack of a widely accepted consensus on the definition of remission, disease duration and glycemic control have consistently emerged as key determinants. However, aspects related to the heterogeneity of diabetes pathophysiological pathways have received comparatively limited attention and diabetes is often used as a broad diagnostic label, overlooking the distinct metabolic phenotypes that constitute the disease spectrum. A better understanding of the clinical and metabolic profiles associated both with the onset of distinct T2D phenotypes and with remission is essential to support targeted prevention and personalized care strategies. In this context, the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil), a multicenter cohort with standardized and centralized data collection, offers a unique opportunity to investigate the dynamic metabolic profiles associated with incident T2D phenotypes and remission among individuals with newly diagnosed disease. METHODS: We analyzed data from ELSA-Brasil, which enrolled 15,105 civil servants aged 35–74 from six Brazilian cities between 2008 and 2010, with follow-up assessments conducted in 2012–2014 and 2017–2019. For the incidence analysis, we included participants without diabetes at baseline, confirmed by oral glucose tolerance test (OGTT) and the absence of glucose-lowering medication. Incident T2D was classified into isolated abnormal fasting glucose (FPG ≥126 mg/dL and 2hPG &lt;200 mg/dL) or isolated abnormal 2-hour post-load glucose (2hPG ≥200 mg/dL and FPG &lt;126 mg/dL), excluding those with both abnormalities. For the remission analysis, we included individuals newly diagnosed with T2D at Visit 1 or 2, with follow-up OGTT data available and no history of bariatric surgery. Remission was defined as achieving FPG &lt;126 mg/dL, 2hPG &lt;200 mg/dL, and HbA1c &lt;6.5%, without glucose-lowering medication. Clinical, laboratory, and sociodemographic data were obtained using standardized protocols. Insulin 11 sensitivity was estimated using the Matsuda Index, and hepatic steatosis was assessed by the Fatty Liver Index (FLI). Associations between metabolic factors and diabetes phenotypes or remission were estimated using robust Poisson regression models. RESULTS: Among 845 participants with incident T2D, after excluding those with abnormally elevated glycemia at both moments, 605 were classified with isolated abnormal fasting glucose (34%) or isolated abnormal 2hPG (66%). Higher LDLCholesterol was inversely associated with the isolated abnormal fasting phenotype (RR per 50 mg/dL=0.69; 95%CI: 0.55–0.88), while insulin sensitivity remained positively associated across models (RR=1.17; 95%CI 1.03–1.32). Higher levels of the Fatty Liver Index (FLI) were positively associated with fasting phenotype (RR=1.34; 95%CI: 1.02– 1.77), but lost significance when BMI, hypertension and lifestyle characteristics were added into the model. Heavy alcohol consumption was associated with a higher risk of developing the isolated abnormal fasting glucose phenotype (RR=1.82; 95%CI 1.10– 2.93). In the remission analysis, 752 participants with incident T2D were evaluated, among whom 100 were in diabetes remission at follow-up. Most cases of remission occurred among those initially classified with isolated abnormal 2hPG. In multivariable models, this group showed a higher probability of remission compared to those with isolated fasting glucose impairment (RR=1.95; 95%CI 1.17–3.39), whereas individuals with both abnormalities had a lower probability of remission (RR=0.19; 95%CI 0.04– 0.60). Higher levels of HbA1c and fatty liver index (FLI) were inversely associated with remission across all models (RR=0.39; 95%CI 0.26–0.58 and RR=0.54; 95%CI 0.33– 0.88, respectively). In contrast, anthropometric measures, lipid parameters, and insulin sensitivity (Matsuda index) were not significantly associated with remission in the multivariate models. Stratified analysis by body mass index (BMI) revealed effect modification for certain predictors. Among individuals without obesity (BMI&lt;30 kg/m²), the inverse association between FLI and remission remained significant and slightly stronger (RR=0.44; 95%CI 0.26–0.73), whereas in individuals with obesity the association was attenuated. The positive association between isolated abnormal 2-hour post-load glucose and remission was more pronounced among individuals with obesity (RR: 4.50; 95%CI 1.43–14.15). Higher triglyceride levels were positively associated with remission in the BMI&lt;30 group (RR=1.17; 95%CI 1.03–1.33), while no significant associations were found among individuals with BMI≥30 kg/m². CONCLUSION: The two studies based on the ELSA-Brasil cohort highlight the prognostic relevance of OGTT phenotypes and their association with distinct metabolic profiles in type 2 diabetes. Individuals with isolated abnormal post-load glucose exhibited a lower probability of remission, particularly in the presence of obesity, and were characterized by lower insulin sensitivity and lower hepatic steatosis. Elevated LDLCholesterol was independently associated with this phenotype, pointing to a potential role of lipid metabolism in its development, beyond insulin resistance and hepatic dysfunction. These findings reinforce the need to move beyond a one-size-fits-all model of diabetes, emphasizing phenotypic stratification at diagnosis. Incorporating simple tools such as the OGTT and Fatty Liver Index into routine care may help identify individuals with greater remission potential and guide targeted cost-effective interventions. Recognizing the heterogeneity of type 2 diabetes is essential for advancing both research and clinical practice toward more personalized approaches.; INTRODUÇÃO: A heterogeneidade do diabetes tipo 2 é complexa e envolve interações dinâmicas entre predisposição genética, exposições ambientais e fenótipos metabólicos distintos. Historicamente considerada uma doença crônica e invariavelmente progressiva, o paradigma do diabetes tipo 2 tem sido cada vez mais desafiado por estudos com pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, intervenções dietéticas e novas terapias farmacológicas, cujos achados demonstram que a remissão do diabetes é possível em certos subgrupos de indivíduos. Desde então, o interesse científico tem crescido substancialmente, acompanhado por esforços para identificar fatores associados à remissão do diabetes tipo 2. Apesar da falta de um consenso amplamente aceito sobre a definição de remissão, a duração da doença e o controle glicêmico têm surgido consistentemente como determinantes-chave. No entanto, aspectos relacionados à heterogeneidade das vias fisiopatológicas do diabetes têm recebido atenção comparativamente limitada, e o termo diabetes é frequentemente utilizado como um rótulo diagnóstico amplo, negligenciando os distintos fenótipos metabólicos que constituem o espectro da doença. Uma melhor compreensão dos perfis clínicos e metabólicos associados tanto ao surgimento de distintos fenótipos de diabetes tipo 2 (DM2) quanto à remissão é essencial para apoiar estratégias de prevenção direcionadas e cuidados personalizados. Nesse contexto, o Estudo Longitudinal Brasileiro de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), uma coorte multicêntrica com coleta de dados padronizada e centralizada, oferece uma oportunidade única para investigar os perfis metabólicos dinâmicos associados ao surgimento de fenótipos de DM2 e à remissão em indivíduos com diagnóstico recente da doença. MÉTODOS: Analisamos dados do ELSA-Brasil, que recrutou 15.105 servidores públicos com idades entre 35 e 74 anos, de seis cidades brasileiras, entre 2008 e 2010, com avaliações de acompanhamento realizadas entre 2012 e 2014 e entre 2017 e 2019. Para a análise de incidência, incluímos participantes sem diabetes no início do estudo, confirmado por teste oral de tolerância à glicose (TOTG) e ausência de uso de medicação hipoglicemiante. O diabetes tipo 2 (DM2) incidente foi classificado em glicemia de jejum anormal isolada (glicemia de jejum ≥126 mg/dL e glicemia 2 horas após sobrecarga de glicose &lt;200 mg/dL) ou glicemia 2 horas após sobrecarga de glicose anormal isolada (glicemia 2 horas após sobrecarga de glicose ≥200 mg/dL e glicemia de jejum &lt;126 mg/dL), excluindo aqueles com ambas as anormalidades. Para a análise de remissão, 14 incluímos indivíduos com diagnóstico recente de DM2 na Visita 1 ou 2, com dados de TOTG de acompanhamento disponíveis e sem histórico de cirurgia bariátrica. A remissão foi definida como a obtenção de glicemia de jejum (GJ) &lt;126 mg/dL, glicemia 2 horas após sobrecarga de glicose (G2h) &lt;200 mg/dL e hemoglobina glicada (HbA1c) &lt;6,5%, sem o uso de medicamentos hipoglicemiantes. Dados clínicos, laboratoriais e sociodemográficos foram obtidos utilizando protocolos padronizados. A sensibilidade à insulina foi estimada pelo Índice de Matsuda e a esteatose hepática foi avaliada pelo Fatty Liver Index (FLI). As associações entre fatores metabólicos e fenótipos de diabetes ou remissão foram estimadas utilizando modelos robustos de regressão de Poisson. RESULTADOS: Entre os 845 participantes com diabetes tipo 2 incidente, após a exclusão dos participantes com glicemia elevada em ambos os momentos, 605 foram classificados com glicemia de jejum anormal isolada (34%) ou glicemia 2 horas após sobrecarga de glicose anormal isolada (66%). Níveis mais elevados de colesterol LDL foram inversamente associados ao fenótipo de glicemia de jejum anormal isolada (RR por 50 mg/dL = 0,69; IC 95%: 0,55–0,88), enquanto a sensibilidade à insulina permaneceu positivamente associada em todos os modelos (RR = 1,17; IC 95%: 1,03–1,32). Níveis mais elevados do pelo Fatty Liver Index (FLI) foram associados ao fenótipo de glicemia de jejum (RR = 1,34; IC 95%: 1,02–1,77), mas perderam significância quando o IMC, a hipertensão e as características do estilo de vida foram adicionadas ao modelo. O consumo excessivo de álcool foi associado a um maior risco de desenvolver o fenótipo de glicemia de jejum anormal isolada (RR = 1,82; IC 95% 1,10–2,93). Na análise de remissão, 752 participantes com diabetes tipo 2 incidente foram avaliados, dos quais 100 estavam em remissão do diabetes no acompanhamento. A maioria dos casos de remissão ocorreu entre aqueles inicialmente classificados com glicemia de jejum 2 horas anormal isolada. Em modelos multivariáveis, esse grupo apresentou maior probabilidade de remissão em comparação àqueles com alteração isolada da glicemia de jejum (RR = 1,95; IC 95% 1,17–3,39), enquanto indivíduos com ambas as anormalidades apresentaram menor probabilidade de remissão (RR = 0,19; IC 95% 0,04–0,60). Níveis mais elevados de HbA1c e Fatty Liver Index (FLI) foram inversamente associados à remissão em todos os modelos (RR = 0,39; IC 95% 0,26–0,58 e RR = 0,54; IC 95% 0,33–0,88, respectivamente). Em contraste, medidas antropométricas, parâmetros lipídicos e sensibilidade à insulina (índice de Matsuda) não apresentaram associação significativa com a remissão nos modelos multivariados. A análise estratificada por índice de massa 15 corporal (IMC) revelou modificação do efeito para alguns preditores. Entre indivíduos sem obesidade (IMC &lt; 30 kg/m²), a associação inversa entre IFG e remissão permaneceu significativa e ligeiramente mais forte (RR = 0,44; IC 95% 0,26–0,73), enquanto em indivíduos com obesidade a associação foi atenuada. A associação positiva entre glicemia anormal isolada 2 horas após a sobrecarga de glicose e remissão foi mais pronunciada entre indivíduos com obesidade (RR: 4,50; IC 95% 1,43–14,15). Níveis mais elevados de triglicerídeos foram associados positivamente à remissão no grupo com IMC &lt; 30 (RR = 1,17; IC 95% 1,03–1,33), enquanto nenhuma associação significativa foi encontrada entre indivíduos com IMC ≥ 30 kg/m². CONCLUSÃO: Ambos os estudos baseados na coorte ELSA-Brasil destacam a relevância prognóstica dos fenótipos do TOTG e sua associação com perfis metabólicos distintos no diabetes tipo 2. Indivíduos com glicemia pós-prandial anormal isolada apresentaram menor probabilidade de remissão, particularmente na presença de obesidade, e foram caracterizados por menor sensibilidade à insulina e menor grau de esteatose hepática. Níveis elevados de colesterol LDL foram associados independentemente a esse fenótipo, apontando para um possível papel do metabolismo lipídico em seu desenvolvimento, além da resistência à insulina e da disfunção hepática. Esses achados reforçam a necessidade do avanço para além de um modelo único aplicável a todos os indivíduos com diabetes, enfatizando a estratificação fenotípica no momento do diagnóstico. A incorporação de ferramentas simples como o TOTG e o Fatty Liver Index (FLI) na prática clínica pode auxiliar na identificação de indivíduos com maior potencial de remissão e orientar intervenções direcionadas e custo-efetivas. Reconhecer a heterogeneidade do diabetes tipo 2 é essencial para o avanço da pesquisa e da prática clínica em direção a abordagens mais personalizadas.
</description>
<pubDate>Wed, 01 Jan 2025 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">http://hdl.handle.net/10183/302058</guid>
<dc:date>2025-01-01T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>Associações bidirecionais entre transtornos mentais comuns, consumo de alimentos ultraprocessados e obesidade no ELSA-Brasil</title>
<link>http://hdl.handle.net/10183/302049</link>
<description>Associações bidirecionais entre transtornos mentais comuns, consumo de alimentos ultraprocessados e obesidade no ELSA-Brasil
Almeida, Isadora Jardim de
Objetivo: O objetivo da tese é investigar a associação bidirecional entre transtornos mentais comuns (TMC), transtorno de ansiedade, episódios depressivos e obesidade e a associação bidirecional entre TMC, transtorno de ansiedade, episódios depressivos e consumo de ultraprocessados (AUP) nos participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). Métodos: Partiu-se da linha de base do estudo de coorte ELSA-Brasil, que recrutou 15105 funcionários de instituições públicas de ensino/pesquisa em seis capitais brasileiras, com idades entre 35 a 74 anos, entre agosto de 2008 e dezembro de 2010. Novas ondas de exames e entrevistas foram realizadas entre 2012 a 2014 e 2017 a 2019. Foram incluídos 15.105 participantes da linha de base, excluindo-se aqueles com dados incompletos, histórico prévio de obesidade ou transtornos mentais, valores alimentares implausíveis ou sem seguimento disponível, resultando em amostras finais de 10.107 participantes para a associação entre transtornos mentais e incidência de obesidade, 7.963 para a análise de obesidade com incidência de transtornos mentais. Para a associação entre AUP e incidência de transtornos mentais foi de 8182 participantes e para a análise de transtornos mentais como preditor de consumo de AUP foi de 11452 participantes. Definimos obesidade pela combinação de índice de Massa corporal (IMC) ≥ 30kg/m² e circunferência abdominal elevada (≥ 92 cm para homens e ≥ 80 cm para mulheres). Os TMC foram classificados usando o instrumento Clinical Interview Schedule – Revised (CIS-R) e o consumo de alimentos ultraprocessados baseou-se em questionário de frequência alimentar. As associações entre transtornos mentais e obesidade foram avaliadas por meio de regressão de Poisson com variância robusta, estimando-se riscos relativos (RR) e intervalos de confiança de 95% (IC95%). As associações entre transtornos mentais e consumo de AUP foram avaliadas por meio de modelos lineares generalizados, estimando médias e diferenças relativas e também foram estimados riscos relativos (RR) e intervalos de confiança de 95% (IC95%). Resultados: Para a associação entre TMC e obesidade, indivíduos com TMC, transtorno de ansiedade e episódios depressivos apresentaram maior risco de desenvolver obesidade, mesmo após ajuste para fatores sociodemográficos, comportamentais, uso de medicamentos e consumo alimentar. O risco aumentou de forma gradativa com a gravidade do TMC. Na direção inversa, a obesidade apresentou tendência de associação com a incidência de episódios depressivos, porém perdeu significância após ajustes, e não se associou significativamente ao desenvolvimento de TMC ou transtorno de ansiedade. Para associações entre TMC e AUP, no modelo ajustado, o TMC grave associou-se a maior consumo de AUP, enquanto TMC leve/moderado, ansiedade e depressão não mantiveram associação significativa. Na análise prospectiva, indivíduos no quartil mais elevado de consumo de AUP apresentaram risco aproximadamente 50% maior de desenvolver TMC e 70% maior de desenvolver TMC grave, em comparação ao quartil mais baixo. Também foi observado maior risco de episódios depressivos (55%), enquanto a associação com ansiedade perdeu significância após ajustes. Conclusão: Os resultados evidenciam uma associação prospectiva entre transtornos mentais e incidência de obesidade, com gradiente de risco relacionado à gravidade dos sintomas. Indivíduos com TMC, especialmente na forma grave, apresentaram maior consumo de ultraprocessados, enquanto níveis mais elevados de ingestão desses alimentos estiveram associados a maior risco subsequente de TMC e episódios depressivos.; Objective: The aim of this thesis is to investigate the bidirectional association between common mental disorders (CMD), anxiety disorders, depressive episodes and obesity, as well as the bidirectional association between CMD, anxiety disorders, depressive episodes and ultra-processed food (UPF) consumption among participants of the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil). Methods: This study is based on the baseline data from the ELSA-Brasil cohort, which recruited 15,105 employees from public teaching and research institutions in six Brazilian state capitals, aged 35 to 74 years, between August 2008 and December 2010. Follow-up waves of examinations and interviews were conducted between 2012 and 2014, and between 2017 and 2019. A total of 15,105 baseline participants were included, excluding those with incomplete data, a prior history of obesity or mental disorders, implausible dietary values, or without follow-up information. This resulted in final samples of 10,107 participants for the analysis of mental disorders and incident obesity, and 7,963 participants for the analysis of obesity and incident mental disorders. For the analysis of UPF consumption and incident mental disorders, 8,182 participants were included, and for the analysis of mental disorders as predictors of UPF consumption, 11,452 participants were included. Obesity was defined by the combination of a BMI ≥ 30 kg/m² and elevated waist circumference (≥ 92 cm for men and ≥ 80 cm for women). CMD were assessed using the Clinical Interview Schedule – Revised (CIS-R), and ultra-processed food consumption was measured using a food frequency questionnaire. The associations between mental disorders and obesity were assessed using Poisson regression with robust variance, estimating relative risks (RR) and 95% confidence intervals (95% CI). The associations between mental disorders and UPF consumption were evaluated using generalized linear models, estimating means and relative differences, and relative risks (RR) with 95% confidence intervals (95% CI) were also calculated. Results: For the association between CMD and obesity, individuals with CMD, anxiety disorders, and depressive episodes showed a higher risk of developing obesity, even after adjusting for sociodemographic and behavioral factors, medication use, and dietary intake. The risk increased progressively with the severity of CMD. In the opposite direction, obesity showed a trend toward an association with the incidence of depressive episodes, but this association lost significance after adjustments, and no significant association was observed with the development of CMD or anxiety disorders. For the associations between CMD and UPF consumption, in the adjusted model, severe CMD was associated with higher UPF intake, whereas mild/moderate CMD, anxiety, and depression did not retain a significant association. In the prospective analysis, individuals in the highest quartile of UPF consumption had an approximately 50% higher risk of developing CMD and a 70% higher risk of developing severe CMD compared to those in the lowest quartile. A higher risk of depressive episodes (55%) was also observed, whereas the association with anxiety lost significance after adjustments. Conclusion: The results demonstrate a prospective association between mental disorders and the incidence of obesity, with a risk gradient according to symptom severity. Individuals with CMD, particularly in its severe form, showed higher consumption of ultra-processed foods, while higher intake of these foods was associated with an increased subsequent risk of CMD and depressive episodes.
</description>
<pubDate>Wed, 01 Jan 2025 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">http://hdl.handle.net/10183/302049</guid>
<dc:date>2025-01-01T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>Uso de opioides no Brasil : dispensação no sistema público e privado e consumo longitudinal por paciente no SUS</title>
<link>http://hdl.handle.net/10183/300140</link>
<description>Uso de opioides no Brasil : dispensação no sistema público e privado e consumo longitudinal por paciente no SUS
Fontanella, Andréia Turmina
Os opioides têm um poder incrível de melhorar vidas, assim como de destruí-las. Após a mais recente crise de uso excessivo de opioides nos EUA, reportada pelas Nações Unidas (ONU) em 2017, vários outros países começaram a observar suas próprias tendências de consumo de opioides para entender melhor as práticas atuais, prever mudanças futuras e proteger suas nações, se necessário. Diante da ausência de estudos que tenham investigado tais questões no cenário brasileiro este trabalho teve como objetivo avaliar o consumo de opioides no Brasil considerando: (i) aspectos regulatórios com implicação no acesso e uso dos opioides no país, (ii) análise das dispensações ambulatoriais realizadas pelos setores público e privado entre 2014 e 2022 e (iii) características do uso crônico destes medicamentos entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da análise dos dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) e do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA/SUS) observou-se aumento global de 46,0% no número de dispensações, com crescimento de 45,0% no setor privado e 54,0% no público. Codeína (50,5%) e tramadol (40,8%) foram os opioides mais utilizados, concentrando 95,0% das dispensações. O consumo global, expresso em Equivalentes de Miligramas de Morfina (MME), aumentou 42,3% no período. A morfina (opioide forte) foi o principal opioide dispensado pelo serviço público, enquanto codeína e tramadol (opioides fracos), muitas vezes em combinações com analgésicos não esteroidais (AINEs) dominaram o mercado privado. Entre os usuários do SUS, aproximadamente 30% evoluíram para uso crônico (≥3 dispensações em até 90 dias), especialmente aqueles que iniciaram o tratamento com doses mais elevadas. A análise apontou variações demográficas e regionais com proeminência na região Sudeste e entre pacientes do sexo feminino, com idade entre 55 e 74 anos. Os achados revelam que o consumo brasileiro, ainda que distante daquele apresentado em outros países como os Estados Unidos, mostra tendência crescente, ressaltando a necessidade de implementação de estratégias de vigilância proativas e centralizadas, especialmente considerando o risco de abuso e dependência, orientadas não apenas para o monitoramento contínuo do uso e consumo de opioides, mas também para o desenvolvimento de ações coordenadas que permitam evitar ou mitigar crises emergentes.; Opioids have a remarkable capacity to improve lives, as well as to destroy them. Following the most recent opioid overuse crisis in the United States, reported by the United Nations (UN) in 2017, several other countries began to examine their own opioid consumption trends to better understand current practices, anticipate future changes, and protect their populations if necessary. Given the absence of studies investigating these issues in the Brazilian context, this study aimed to assess opioid consumption in Brazil by considering: (i) the regulatory aspects with implications for access and use of opioids in the country, (ii) an analysis of outpatient dispensations conducted by the public and private sectors between 2014 and 2022, and (iii) the characteristics of chronic use of these medications among users of the Brazilian Unified Health System (Sistema Único de Saúde – SUS). Based on data from the National Controlled Products Management System (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC) and the Outpatient Information System (Sistema de Informações Ambulatoriais – SIA/SUS), a global increase of 46.0% was observed in the number of dispensations, with a 45.0% growth in the private sector and 54.0% in the public sector. Codeine (50.5%) and tramadol (40.8%) were the most frequently used opioids, together accounting for 95.0% of all dispensations. Overall consumption, expressed in Morphine Milligram Equivalents (MME), increased by 42.3% during the study period. Morphine, a strong opioid, was the main substance dispensed in the public sector, while codeine and tramadol—both considered weak opioids—often in combination with non-steroidal anti-inflammatory drugs (NSAIDs), dominated the private market. Among SUS users, approximately 30% progressed to chronic use (defined as ≥3 dispensations within a 90-day period), particularly those who initiated treatment with higher doses. The analysis revealed demographic and regional variations, with higher prevalence in the Southeast region and among female patients aged 55 to 74 years. These findings indicate that, although Brazil’s opioid consumption remains lower than that of countries such as the United States, there is a upward trend that underscores the need for proactive and centralized surveillance strategies—particularly given the risks of abuse and dependence—not only to ensure continuous monitoring of opioid use and consumption but also to guide the development of coordinated actions to prevent or mitigate emerging crises.
</description>
<pubDate>Wed, 01 Jan 2025 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">http://hdl.handle.net/10183/300140</guid>
<dc:date>2025-01-01T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>Recebimento de TARV durante o parto em gestantes vivendo com HIV/Aids em Porto Alegre : um estudo sobre a profilaxia para crianças expostas ao HIV</title>
<link>http://hdl.handle.net/10183/299080</link>
<description>Recebimento de TARV durante o parto em gestantes vivendo com HIV/Aids em Porto Alegre : um estudo sobre a profilaxia para crianças expostas ao HIV
Silva, Danielle Lodi
Desde o surgimento do HIV/Aids, compreender os mecanismos de transmissão do vírus e buscar intervenções eficazes se tornou uma prioridade em saúde pública. A introdução da terapia antirretroviral (TARV) melhorou a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV e reduziu a transmissão do HIV. No Brasil, o protocolo de utilização da TARV durante o parto, visa reduzir o risco da transmissão vertical do HIV. Entrando, em alguns cenários, as gestantes vivendo com HIV não recebem a TARV durante o parto. Esse estudo será composto por 2 artigos com esta temática. O primeiro artigo trata-se de uma avaliação dos fatores associados ao não recebimento de TARV durante o parto, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Foi delineado um estudo de coorte histórica de 2000 a 2017, sendo as razões de chances estimadas por modelos de Regressão de Poisson. Os resultados apontam que 1320 (16,1%) gestantes não receberam TARV durante o parto, sendo mais frequente entre mulheres pretas e sem escolaridade ou com 1 a 3 anos de estudo. As variáveis que apresentaram associação com o desfecho foram: escolaridade (p = 0,015), uso de drogas injetáveis (p = 0,001), baixo número de consultas de pré-natal (p = 0,002), período de início da TARV (p= 0,003) e tipo de parto (p&lt;0,01). O segundo artigo verifica a vulnerabilidade social e o não recebimento de TARV no parto, através de um estudo com dados georreferenciados, com as gestantes vivendo com HIV moradoras de Porto Alegre. Para explorar a vulnerabilidade social utilizou-se uma variável composta - unificando escolaridade e raça/cor. Gestantes classificadas como de alta vulnerabilidade social tiveram maior proporção de não recebimento da TARV (14,6%) em relação às de menor vulnerabilidade (9,6%) (p&lt;0,001). Mulheres em bairros periféricos, com piores indicadores socioeconômicos, apresentaram as menores taxas de recebimento da TARV. Os resultados deste estudo evidenciam que mulheres mais vulneráveis receberam menores proporções de TARV no parto, sugerindo não apenas questões relacionadas aos protocolos ou barreiras de acesso estruturais, mas também a existência de falhas nos serviços de saúde em considerar as vulnerabilidades de determinados grupos.; Since the emergence of HIV/Aids, understanding the mechanisms of virus transmission and seeking effective interventions has become a public health priority. The introduction of antiretroviral therapy (ART) has improved the quality of life for people living with HIV and reduced HIV transmission. In Brazil, the protocol for the use of ART during childbirth aims to reduce the risk of vertical transmission of HIV. However, in some scenarios, pregnant women living with HIV do not receive ART during labor. This study will consist of two articles on this topic. The first article is an evaluation of the factors associated with not receiving ART during childbirth in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. A historical cohort study was designed from 2000 to 2017, with odds ratios estimated by Poisson Regression models. The results indicate that 1,320 (16.1%) pregnant women did not receive ART during childbirth, occurring more frequently among Black women and those with no schooling or only 1 to 3 years of education. The variables associated with the outcome were: education level (p = 0.015), use of injectable drugs (p = 0.001), low number of prenatal visits (p = 0.002), timing of ART initiation (p = 0.003), and type of delivery (p &lt; 0.01). The second article examines social vulnerability and non-receipt of ART during childbirth through a study using georeferenced data, focusing on pregnant women living with HIV residing in Porto Alegre. To explore social vulnerability, a composite variable was used—combining education level and race/skin color. Pregnant women classified as highly socially vulnerable had a higher proportion of not receiving ART (14.6%) compared to those with lower vulnerability (9.6%) (p &lt; 0.001). Women in peripheral neighborhoods, with worse socioeconomic indicators, had the lowest rates of ART receipt. The results of this study show that more vulnerable women received lower proportions of ART during childbirth, suggesting not only issues related to protocols or structural access barriers but also the existence of failures in health services to consider the vulnerabilities of certain groups.
</description>
<pubDate>Wed, 01 Jan 2025 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">http://hdl.handle.net/10183/299080</guid>
<dc:date>2025-01-01T00:00:00Z</dc:date>
</item>
</channel>
</rss>
