Browsing by Author "Wottrich, Laura"
Now showing items 1-20 of 57
-
Acionamentos teóricos sobre publicidade e propaganda nas teses e dissertações brasileiras: indícios férteis em um campo marginal
Piedras, Elisa Reinhardt; Invernizzi, Monique Machado; Wottrich, Laura (2021) [Journal article]No campo da Comunicação, a pesquisa sobre publicidade e propaganda possui um desenvolvimento tardio e, nesse processo, o papel da teoria é central visto que ela configura, tensiona e caracteriza o objeto de conhecimento. ... -
A ascensão do discurso publicitário e sua condição “quase invisível”: a contribuição de Armand Mattelart
Wottrich, Laura; Piedras, Elisa Reinhardt (2019) [Book chapter]Laura Wottrich y Elisa Piedras, en el capítulo 9, trabajan las contribuciones de los Mattelart para pensar el discurso publicitario. Analizan la investigación de la vertiente sobre los sistemas transnacionales de comunicación, ... -
Atravessamentos metodológicos na pesquisa em Comunicação
Wottrich, Laura (2021) [Journal article]O texto1 assume a centralidade da metodologia para a configuração do conhecimento comunicacional, a partir das suas processualidades investigativas. Ou seja, toma a metodologia não como um a priori, mas como um processo ... -
A audiência de Game of Thrones no Twitter: análise das decepções em rede
Tirp, Malena Thailana (2019) [Work completion of graduation]Este trabalho investiga as manifestações da audiência sobre o último episódio de Game of Thrones no Twitter através da hashtag #GameOfThronesFinale. Os objetivos específicos são: descrever de que forma a circulação em rede ... -
A beleza programada e o eu ciborgue: filtros faciais e sua implicação na construção da autoimagem de mulheres de 18 a 25 anos moradoras de Porto Alegre e Região Metropolitana
Cristofolli, Vitória da Rosa (2022) [Work completion of graduation]O presente trabalho parte da discussão acerca do padrão de beleza, suas articulações com as subjetividades humanas e as estruturas que o sustentam. Seu desenvolvimento ocorre na presença dos principais pontos da história ... -
O “B” não é pra bonito: uma análise das representações midiáticas da bissexualidade feminina em Orange Is the New Black
Silveira, Andielli (2019) [Work completion of graduation]Em um contexto de invisibilidade da bissexualidade na mídia, este estudo dedica-se às representações midiáticas da bissexualidade feminina na série Orange Is the New Black. O objetivo é analisar a construção das representações ... -
Caminhos de uma metapesquisa metodológica
Wottrich, Laura; Craveiro, Pamela Saunders (2022) [Book chapter] -
A Comunicação abrindo o campo
Wottrich, Laura (2023) [Book chapter] -
Conclusão
Wottrich, Laura; Piedras, Elisa Reinhardt (2023) [Introductory and closing remarks] -
Consumo midiático musical e playlists de serviço de streaming: práticas de jovens ouvintes de rap em Porto Alegre
Lima, Danillo dos Santos (2023) [Work completion of graduation]Com a consolidação dos serviços de streaming musical, as playlists se tornaram uma ferramenta importante para personalizar a experiência do usuário, bem como a ação das recomendações algorítmicas. Os jovens aparecem como ... -
Consumo musical em tempos de convergência: um estudo sobre as práticas de jovens de classe C no Facebook
Timm, Conrado Backof (2013) [Work completion of graduation]O presente trabalho tem por objetivo investigar as práticas de consumo musical de jovens da classe C no contexto da convergência midiática, especificamente na rede social Facebook. Como objetivos específicos, buscam-se ... -
A cor da comunicação : uma análise da presença de profissionais negros no campo publicitário de Porto Alegre
Gonçalves, Fernando Freitas (2023) [Work completion of graduation]Essa pesquisa tem como foco temático o mapeamento dos profissionais negros atuantes nas organizações que constituem o campo publicitário de Porto Alegre. Definiu-se como problema de pesquisa a questão como se configura a ... -
Corpo em (des)construção : percepções de mulheres ilustradoras sobre o corpo feminino na mídia
Corrêa, Gabriela de Sá Garay (2020) [Work completion of graduation]A presente monografia se baseia na seguinte questão norteadora: como mulheres ilustradoras, que trabalham a temática do corpo em suas produções artísticas, percebem as relações de consumo midiático de representações do ... -
Criatividade, substantivo feminino: a visão das mulheres no setor de criação nas agências de publicidade de Porto Alegre sobre a desigualdade de gênero
Xavier, Amanda Plastina (2019) [Work completion of graduation]Este trabalho busca a compreensão de como criativas atuantes em agências de publicidade em Porto Alegre pensam em ações para promover a igualdade de gênero nesse ambiente profissional. O objetivo geral é identificar, a ... -
Da homofobia ao amor romântico: uma análise sobre a construção do relacionamento gay entre Adam e Eric em Sex Education
Pacheco, Kevin (2021) [Work completion of graduation]Esta pesquisa investiga: como Sex Education constrói a representação midiática dos relacionamentos gays juvenis? O objetivo geral do estudo é analisar como a representação do relacionamento gay entre Adam e Eric é construída ... -
Desdobráveis: o olhar das pesquisadoras sobre as dinâmicas desiguais de gênero no campo científico da Comunicação
Wottrich, Laura; Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de (2022) [Complete work published in event] -
As dinâmicas de gênero nas autorias dos periódicos de referência no subcampo científico da Comunicação
Guimaraes, Julia Machado Leal (2022) [Abstract published in event] -
Dinâmicas de gênero no subcampo científico da comunicação: uma análise de premiações acadêmicas (2018-2022)
Machado, Laura Raupp Raulino (2022) [Abstract published in event] -
Do bugre ao caboclo : representações e estereótipos na cultura visual brasileira
Tavares, Jonatan Brum (2019) [Work completion of graduation]Neste trabalho analisamos algumas representações do tipo social “bugre” na cultura visual brasileira, buscando compreender estereótipos e representações racializadas. É utilizado o conceito de representações sociais de ... -
É bem assim que a gente tá: consumo midiático musical de funk ostentação por jovens de classes altas
Schmidt, Dora Assumpção (2018) [Work completion of graduation]Esta monografia tem como objetivo geral compreender o consumo midiático musical de funk ostentação por jovens entre 18 e 24 anos de classes altas. Tem como ponto de partida o seguinte problema de pesquisa: quais são os ...