
PARA VER CRISTINA: A MÍDIA BRASILEIRA, 

A ARGENTINA E O “EFEITO ORLOFF” 

Luiz Alberto Grijó* 
 

INTRODUÇÃO: 

 
 Em fevereiro de 2013 o periódico Zero Hora, do grupo 
empresarial Rede Brasil Sul (RBS), publicou uma espécie de edição 
especial de um de seus cadernos, denominado “dinheiro”, dedicada 
à Argentina. Com o título de “bronca”, a série de matérias teve 
como chamada de capa: “até os anos 1940 candidata a se tornar 
grande potência internacional, a Argentina enfrenta descrédito 
externo e diferentes crises internas: econômica, política, social e de 
autoestima” (Zero Hora, 24 de fevereiro de 2013, p. 1). Depois de 
percorridas as oito página do caderno, o que sobressai é o ponto 
de vista de que o país vizinho é um poço de contradições. Vive 
entre um passado supostamente glorioso, cujos resquícios são os 
“edifícios majestosos”, cafés e espetáculos de Buenos Aires, e um 
presente de pobreza, no qual camelôs nas ruas se misturam a 
“golpistas e assaltantes” que estão “à solta” (Zero Hora, 24 de 
fevereiro de 2013, p. 4). Já a “classe média” frequentemente se 
reúne, a partir de combinações nas “redes sociais”, para bater 
panelas em protestos os mais variados, sendo a “corrupção” seu 
alvo principal (Zero Hora, 24 de fevereiro de 2013, p. 2). Como se 
trata de um caderno de economia, as questões a ela relativas são 
destacadas: a relação descolada entre o câmbio “oficial” e o 
“negro”, a “manipulação” dos índices estatísticos pelo governo 
através de seu controle sobre o Instituto Nacional de Estatística e 
Censos (INDEC), o congelamento de preços e a inflação. O 
cenário bastante desolador se completa com o “cerco à imprensa” 
que seria realizado pelo governo desde Néstor Kirchner por meio 
de legislações (Ley de Medios) e uma “campanha sem tréguas” (Zero 
Hora, 24 de fevereiro de 2013, p. 7). 

                                                            
*  Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando 
no Departamento de História e nos Programas de Pós-Graduação em História e em 
Ensino de História. Mestre em Ciência Política pela UFRGS e Doutor em História Social 
pela Universidade Federal Fluminense. E-mail: luiz.grijo@ufrgs.br.  

mailto:luiz.grijo@ufrgs.br


166 | DIÁLOGOS DO TEMPO PRESENTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA 

 

 A última página do caderno especial encerra-o com uma 
matéria intitulada “ela não quer largar o cetro”. Ao lado, ocupando 
quase metade da página, está uma foto de Cristina Kirchner, 
provavelmente da posse no mandato presidencial, mas isso não é 
referido, segurando nas mãos o bastão cerimonial e portando a 
faixa presidencial alviceleste da República Argentina. Cristina é 
chamada de “irascível”, pois “compra brigas, insulta quem bem 
entende e processa desafetos na justiça”. Seria uma “mulher forte” 
que teria “conduzido” seu falecido e “inexpressivo” marido ao 
governo. “Cristina não mede palavras, despreza volteios 
diplomáticos, fala o que o povo quer ouvir”. Por outro lado, seria 
também “notória a vaidade de Cristina, não atenuada nem pelo 
luto”. Ela ainda “desentende-se com os vizinhos Uruguai e Chile, 
trata mal o Brasil nas relações comerciais, esquecendo-se que 
necessita de apoio”. A matéria tem em apêndice frases soltas da 
presidenta, uma compilação atribuída ao jornal argentino La 
Nación, dentre elas, “na verdade, me sinto um pouco Napoleão” , a 
que melhor sintetiza o conteúdo geral da reportagem (Zero Hora, 
24 de fevereiro de 2013, p. 8). Ou seja, depois de oito páginas nas 
quais o leitor se depara com um diagnóstico elaborado pelo jornal 
sobre as inúmeras mazelas da Argentina, fica a impressão de que 
senão todas, mas boa parte delas, devem ser atribuídas à 
megalomania, à prepotência e ao autoritarismo de sua mandatária 
maior, a presidenta Cristina Kirchner. 
 Não é preciso retomar aqui o que já tem sido desenvolvido 
por cientistas sociais e historiadores a respeito do que se pode 
chamar de poder de agenda (MAC COMBS, 2009) ou de 
capacidade de mobilização de grupos sociais e de produção e 
reprodução de visões de mundo (BOURDIEU, 1997; 
CHAMPAGNE, 1998; CHAMPAGNE, 2003, pp. 63-79; CHAUÍ, 
2006.) por parte dos meios de comunicação sociais. Estes estudos 
que tendem a conceber o lugar da mídia a partir da noção de campo 
(BOURDIEU, 1997) ou mesmo como um sistema (LUHMANN, 
2005) se baseiam no modo como tal espaço social se desenvolveu 
no mundo ocidental. Pela posição dominante que este mundo 
exerceu e ainda exerce no mundo em geral, seu modelo foi se 
espraiando globalmente e, de um modo ou de outro, sendo 



RAFAEL SARAIVA LAPUENTE; RAFAEL GANSTER; TIAGO ARCANJO ORBEN (ORGS.) | 167 

 

adaptado a situações a ele periféricas como a latino-americana. Em 
trabalho anterior tive a oportunidade de analisar essa questão, 
concluindo que, à diferença de outras histórias nas quais é 
identificável uma autonomia relativa dos espaços de produção 
midiáticos, no caso do Brasil, isto não ocorre com tamanha 
evidência, sendo na verdade a relação entre as esferas midiática e, 
principalmente, da política partidária e da economia muito mais 
simbióticas do que em outros lugares. Ou seja, é difícil para os 
agentes da mídia pensarem e pensarem-se preferentemente ou 
preferencialmente como tais, sendo mais comum suas tomadas de 
posição e visões de mundo estarem determinadas pela política 
partidária, quando estão em jogo questões políticas, por exemplo, 
ou pelo lucro econômico próprio ou de seus empregadores, 
quando é este o caso. Fica mais complicado nesse contexto separar 
no jornalismo aquilo que é propriamente jornalismo daquilo que é 
pura e simplesmente política, ideologia, ou interesse econômico ( 
GRIJÓ, 2014, p. 279-298).  
 Desse modo, o que é apresentado como sendo uma visão 
“objetiva” e, eventualmente, como “a verdade”, por parte de um 
meio de comunicação pode estar sendo de fato informado e 
conformado por interesses e visões que pouco ou nada têm de 
jornalísticos. Os efeitos disso podem ser realmente mobilizadores, 
seja conformando e confortando os grupos e pontos de vista 
concordantes, normalmente os dominantes, seja 
desconfortavelmente inconformando os grupos e pontos de vista 
discordantes, os quais reagem, por exemplo, com manifestações de 
rua ou postagens “raivosas” em sítios da internet ou nas chamadas 
“redes sociais”. Evidentemente que tais efeitos não se dirigem 
diretamente aos objetos em foco, a Argentina, neste caso, embora 
possam estar concordes com o que esperam e propõem certos 
grupos de comunicação e grupos políticos argentinos interessados 
em que seus pontos de vista sejam levados ao mundo, mas ao “seu 
público”, os consumidores brasileiros de produtos midiáticos, 
dentre os quais se destaca o que é frequentemente referido como 
sendo o material neutro e objetivo por excelência que tais meios 
entregam aos seus consumidores que é a “notícia”. 
 Sendo assim, o que é desenvolvido aqui não é uma 



168 | DIÁLOGOS DO TEMPO PRESENTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA 

 

discussão a respeito da Argentina e suas questões histórico-
sociológicas e, muito menos, é travada uma batalha contra as 
representações propostas pela mídia brasileira a tal respeito. Ou 
seja, não é o lugar para avaliar se o que é apresentado é verdade ou 
não, é objetivo ou não, está certo ou errado. A proposta é analisar 
o modo como a Argentina é apropriada como objeto jornalístico 
por empresas midiáticas brasileiras. O que é avaliado é o peso que 
tal apropriação pode ter no Brasil em relação com suas próprias 
questões internas, suas disputas políticas e ideológicas, e não se tais 
produtos (reportagens, comentários, notícias) são ou não 
correspondentes com a realidade histórico-social do país platino.  
 Para isso foram escolhidas matérias de reportagens e de 
opinião de duas empresas representativas na área, mas de alcances 
e amplitudes diferentes, no Brasil: o grupo regional RBS, sediado 
em Porto Alegre, capital do estado mais meridional da União, o 
Rio Grande do Sul, mas com importantes ramificações em estados 
da região sul como um todo; e o Grupo Folha, empresa de 
comunicação de alcance nacional sediada em São Paulo. 
 O material recolhido se refere basicamente ao ano de 2011, 
para o qual se realizou um rastreamento geral pela internet do que 
foi veiculado sobre a Argentina nos sítios das próprias 
empresas aqui consideradas. A escolha não foi aleatória, pois em 
2011 dois acontecimentos mereceram atenção muito especial dos 
meios brasileiros: o que foi chamado de “ocupação” de edifícios 
de propriedade da empresa de TV a cabo Cablevisión, do Grupo 
Clarín, e a aprovação do projeto de lei pelo Senado argentino que 
alterou as regras de produção, comercialização e distribuição de 
papel para jornais no país, o que ficou taxado pela mídia como 
“caso” Papel Prensa. 
 

O QUE SE PASSA NA ARGENTINA PARA BRASILEIRO VER: 

 
 No ano de 2011 foi constante o aparecimento da Argentina 
na mídia brasileira. Costumeiramente, esse país frequenta as 
páginas dos jornais e as telas de computadores e televisores quando 
se trata de esporte – Messi, a seleção de futebol, os jogos contra 
times brasileiros na Copa Libertadores da América – ou quando 



RAFAEL SARAIVA LAPUENTE; RAFAEL GANSTER; TIAGO ARCANJO ORBEN (ORGS.) | 169 

 

sobrevem algum “fato ônibus”, destes que podem acontecer em 
qualquer parte do mundo (BOURDIEU, 1997, p. 23), como as 
midiaticamente chamadas “tragédias” do tipo incêndio na boate 
República Cromañón em 2004, ou acidente ferroviário na estação 
Once em 2012. Muito raramente outras referências aparecem. Em 
2011, porém, um assunto foi frequentemente abordado: a relação 
entre o governo argentino, especialmente sua presidenta, com os 
grupos de mídia de seu país. Desde o início do ano, ainda em 27 
de março, um movimento de protesto trabalhista teria impedido a 
circulação de alguns jornais portenhos, como El Clarín, o qual sairia 
no dia seguinte com sua capa em branco em alegado protesto pela 
suposta “violência” sofrida. Veicularam-se também as suspeitas de 
que os herdeiros das empresas do grupo Clarín fossem filhos 
adotivos, na verdade filhos biológicos de desaparecidos políticos à 
época da mais recente ditadura civil-militar argentina. Ao longo de 
2011 vários outros acontecimentos envolvendo os meios de 
comunicação argentinos foram noticiados.  
 Tais matérias e comentários adjacentes tiveram como 
sentido geral o que foi frequentemente repetido em várias 
postagem e reportagens do sítio da internet Folha.com. No final das 
divulgações quase sempre aparecia uma “retranca” ou “resumo” 
com a epígrafe “saiba mais”. Essa retranca inicialmente apareceu 
como caput de uma destas matérias, denominada “Disputa com a 
mídia marca gestão de Cristina Kirchner”, e buscava historiar ou 
ilustrar o que estava em jogo nas publicações a respeito: “a intenção 
do governo argentino de legislar sobre a fabricação e a distribuição 
do papel para jornais e o estabelecimento da Lei de Serviços 
Audiovisuais, que determina a abertura do setor, são algumas das 
questões de disputa entre Cristina Kirchner e os donos dos 
principais jornais do país” (inicialmente em Folha.com, 21 de 
outubro de 2011 e em várias matérias e postagens sobre o assunto 
desde 20 de dezembro de 2011 como “saiba mais”). A nota ainda 
acrescenta um histórico sobre a fábrica de papel, a qual teria sido 
fundada em 1972 e comprada pelos dois principais jornais 
argentinos, “Clarín” e “La Nación”, quando da ditadura civil-
militar, e depois acrescenta que: 

 



170 | DIÁLOGOS DO TEMPO PRESENTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA 

 

Para a Adepa (Associação de Entidades Jornalísticas 
Argentinas), os últimos anos foram os mais difíceis para os 
meios de comunicação argentinos desde a retomada da 
democracia em 1983. 
A entidade alega que jornalistas de meios de comunicação 
vêm sofrendo “danos pessoais e injúria” por parte de 
funcionários ou setores ligados ao governo (Folha.com, 21 
de outubro de 2011). 

 
 É significativa a repetição constante dessa “retranca”, a 
qual sublinha a ideia de que a Argentina passava por um período, 
desde o fim da “ditadura”, se não de perseguição aos meios de 
comunicação, ao menos de “anos difíceis” para os veículos e para 
os seus profissionais, supostamente “perseguidos” por agentes 
públicos.  
 O levantamento feito no sítio Folha.com, a partir das 
chamadas publicadas sobre o assunto governo argentino e meios 
de comunicação ao longo de 2011, dá uma ideia ainda mais clara 
do sentido do que foi veiculado e com qual intensidade: 
 

Dia/Mês e 

Hora 
Chamada 

13/01 – 

20:58 
Briga política causa fechamento provisório de rede de TV na Argentina 

31/01 – 

11:28 
Jornais destacam pontos de tensão em viagem de Dilma 

24/02 – 

18:27 
TV pública argentina transmitirá 2

a

 divisão e outros esportes 

28/03 – 

17:50 
Em protesto ao governo, jornal argentino deixa capa em branco 

30/03 – 

16:57 
Na Argentina, Chávez ganha prêmio por defesa da imprensa 

31/03 – 

08:36 
Ministra argentina diz que caso “Clarín” é “show” da oposição 

02/04 – Oposição argentina pede cuidado com a democracia após bloqueio do “Clarín” 



RAFAEL SARAIVA LAPUENTE; RAFAEL GANSTER; TIAGO ARCANJO ORBEN (ORGS.) | 171 

15:54 

06/04 – 

16:01 
Argentina investiga suspeita de extorsão ao jornal “Clarín” 

14/04 – 

22:05 
Argentina vive polêmica devido a decreto contra bloqueio a jornais 

28/05 – 

07:14 
Argentina é hostil com imprensa, diz editor do “Clarín” 

05/06 – 

08:01 
O antikirchnerismo audaz de Beatriz Sarlo 

17/06 – 

15:48 
Filhos adotivos de dona do “Clarín” aceitam fazer exames de DNA 

15/07 – 

09:14 
Mercado do governo argentino fecha banca que vendia “Clarín” 

15/07 – 

18:57 
“TVs para Todos” é a nova arma eleitoral de Cristina Kirchner 

15/07 – 

23:33 
Exame comprova que herdeiros do “Clarín” não foram roubados na ditadura 

16/07 – 

08:53 
Herdeiros do Clarín não são filhos de desaparecidos políticos 

17/07 – 

07:20 
Argentina proíbe oferta sexual em jornais 

31/08 – 

19:12 
Eleições levam a bate boca entre ministro e repórter na Argentina 

24/09 – 

07:58 
Justiça argentina diz que não quer dados pessoais de jornalistas 

17/10 – 

08:47 
Kirchner conquista apoio da mídia argentina com publicidade oficial 

21/10 – 

20:55 
Disputa com a mídia marca gestão de Cristina Kirchner 

16/12 – 

01:55 
Câmara argentina dá ao governo poder sobre papel-jornal 



172 | DIÁLOGOS DO TEMPO PRESENTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA 

20/12 – 

14:58 
Empresa do grupo argentino Clarín é invadida por militares 

20/12 – 

20:51 
Aumenta tensão entre governo e imprensa na Argentina 

21/12 – 

10:43 
Governo argentino quer barrar operações da Cablevisión, diz diretor 

21/12 – 

16:07 
Oposição na Argentina convoca diretores de emissora invadida 

21/12 – 

20:40 
Senado argentino vota amanhã lei que torna papel-jornal bem público 

22/12 – 

07:01 

Empresário critica atitude do governo argentino contra mídia independente 

(Entrevista com Jorge Fontevecchia, proprietário do Grupo Perfil que edita as revistas 

 e ) 

22/12 – 

19:43 
Senado argentino aprova controle do papel-jornal pelo Estado 

O conflito é apresentado como sendo entre o governo de 
Cristina Kirchner e a “mídia”, que é várias vezes adjetivada de 
“independente”. A insistência é no sentido de fazer crer em um 
“conflito” constante entre o “governo argentino” e a “imprensa”. 
Como a “disputa com a mídia marca gestão de Cristina Kirchner”, 
esta se caracteriza por lançar mão de uma série de expedientes mais 
ou menos respaldados na legalidade – a este respeito as chamadas 
e as matérias costumam ser ambivalentes ou passam ao largo de 
uma discussão mais específica –, tais como: “fechar banca” que 
vende El Clarín, “invadir” empresas de comunicação com seus 
“militares”, atuar “contra a mídia independente”, “proibir” mesmo 
que seja a “oferta sexual” – no contexto geral, a ênfase é no 
“proibir”, não no que é o objeto da proibição –, cooptar com 
“publicidade oficial”. Trata-se, enfim, de um governo “que é 
“hostil com a imprensa”. 

No mesmo sentido, é também significativo que, além da 
retranca com o “saiba mais”, são repetidamente publicadas nas 
matérias duas fotos, ao menos nove vezes ao longo de 2011, que 
remetem à edição de 28 de março do jornal Clarín. Esta foi a edição 



RAFAEL SARAIVA LAPUENTE; RAFAEL GANSTER; TIAGO ARCANJO ORBEN (ORGS.) | 173 

que saiu com a capa em branco devido ao protesto patronal contra 
as ações sindicais que teriam restringido a circulação do jornal. Em 
uma das fotos aparece um senhor de idade segurando a edição com 
a capa em branco nas mãos. Na outra aparecem dispostas edições 
do mesmo dia 28 de março de Página 12, de La Nación e de um 
outro jornal que não dá para se identificar junto com a edição de 
capa em branco de El Clarín (Folha.com, 2011). O leitor do sítio da 
Folha, portanto, quase sempre que se fixa em alumas destas 
matérias sobre a argentina é exposto às tais fotos e à retranca 
citadas. 

O jornal Zero Hora, por sua vez, foi muito mais incisivo em 
suas matérias no sentido de reforçar a visão de uma luta entre o 
governo argentino, ou entre o casal Kirchner e, especialmente, 
Cristina, e a “mídia”. A Cablevisión teria sido vítima de uma 
“invasão” policial, em “um novo capítulo da guerra travada pelo 
governo argentino contra a imprensa”, contra a “mídia, crítica de 
Cristina Kirchner”. É lembrada a proximidade da votação no 
Senado Argentino da lei que “expropria” a Papel Prensa e a versáo 
do jornal Claríín sobre os acontecimentos é destacada (Zero Hora, 
21 de dezembro de 2011). A matéria traz também um quadro, do 
tipo daquele “saiba mais” que acompanha as matérias do 
Folha.com. O seu título é: “O cerco de Cristina à mídia”. O tom do 
jornal sulino é muito mais belicoso do que o da Folha. Assim, a 
relação entre o governo e “os dois principais” jornais do país, La 
Nación e El Clarín, é apresentada como uma “briga” que teria se 
iniciado no governo de Nestor Kirchner, “que propôs uma 
reforma na lei dos meios de comunicação”. Ao “assumir o 
segundo mandato, Cristina, deixou claro que tem pressa em 
impor limites à imprensa”. A relação é apresentada como bem 
mais que um conflito, é uma guerra: “Cristina Kirchner declarou 
os jornais Clarín e La Nación inimigos da Casa Rosada”. E se 
segue um histórico: 

- Em 27 de março, sindicatos ligados ao governo
impediram os caminhões de sair do parque gráfico do
Clarín. O motivo era um suposto protesto de motoristas.
Pela primeira vez desde o retorno da democracia, o Clarín



174 | DIÁLOGOS DO TEMPO PRESENTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA 

deixou de circular. A medida afetou ainda o jornal esportivo 
Olé, pertencente ao mesmo grupo. 
- No dia seguinte, o Clarín publicou uma capa em branco.1

- Na quinta-feira da semana passada, a Câmara dos
Deputados aprovou o projeto de lei segundo o qual o
governo passa a controlar a fabricação, distribuição e
importação de papel jornal.
- O projeto deve ser votado no Senado amanhã. O governo
tem maioria para vencer. A lei abre uma brecha para que a
Casa Rosada aumente a participação na Papel Prensa – a
única fábrica de papel para jornais do país. Atualmente, o
grupo Clarín e o La Nación são os principais acionistas
(juntos, têm 71% das ações). O governo tem 27%. Órgãos
de imprensa internacionais dizem que, se o governo tomar
o controle da produção de papel, só haverá lugar para a
imprensa oficial (Zero Hora, 21 de dezembro de 2011).

Dois editoriais, um da Folha de São Paulo e outro de Zero 
Hora, permitem sublinhar a posição destes meios que mais ou 
menos diretamente condicionaram o que foi veiculado ao longo de 
2011 sobre o assunto como notícias, matérias, postagens e 
comentários.  

O editorial do jornal Zero Hora intitulado “A invasão das 
liberdades” se refere ao que nele é chamado de “invasão policial do 
prédio da TV a cabo Cablevisión”. Inicia-se com a tentativa de 
universalização da questão específica que é enfocada: “é muito 
mais do que uma questão restrita aos cidadãos argentinos a pressão 
exercida, agora com violência, pelo governo da presidente Cristina 
Kirchner contra os meios de comunicação do país”, pois “interessa 
a todos os defensores das liberdades a condenação pública do 
episódio ocorrido esta semana”. Embora tenha tido como 
justificativa uma “ordem judicial” que visava investigar uma 
“suspeita de concorrência desleal”, trata-se de “uma situação que 
seria absurda em qualquer país democrático”. A disputa é 
apresentada como “conflitos de mercado entre concorrentes”, os 
quais não poderiam “ser resolvidos pela truculência policial”. 

Para Zero Hora foi uma “invasão” que representa a 

1  A foto da edição de El Clarín com a capa em branco é reproduzida na matéria. 



RAFAEL SARAIVA LAPUENTE; RAFAEL GANSTER; TIAGO ARCANJO ORBEN (ORGS.) | 175 

“radicalização” dos “métodos do governo” visando “calar o 
jornalismo independente, o que inclui outras manobras, como a 
tentativa de controle estatal absoluto da produção e distribuição de 
papel para a impressão de jornais”. O editorialista traz o assunto 
Papel Prensa para o mesmo plano da “invasão” da empresa de TV. 
Do mesmo modo, insiste em que a ação policial, embora 
alegadamente sob “ordens da Justiça, para cumprir mandados de 
busca e apreensão”, faz parte de um “espetáculo, com o objetivo 
de tentar constranger não só o grupo Clarín, mas todos os veículos 
considerados inimigos por não estarem alinhados com a 
propaganda do governo”. Para o jornal Zero Hora, “preocupa que 
a agressão à empresa se sustente no pretexto de que foi autorizada 
por um juiz federal, o que insinua que a tática de sufocar os meios 
de comunicação pode estar conquistando aliados até mesmo no 
Judiciário”. 

O editorial arremata: 

Arroubos autoritários invariavelmente têm a imprensa 
como alvo. É uma artimanha clássica de governos 
inseguros, que, assim, amordaçam muito mais a sociedade 
do que as empresas de comunicação. Pela gravidade do fato 
e por suas consequências, a invasão da TV, no contexto de 
iniciativas antidemocráticas que vêm sendo adotadas pela 
senhora Cristina Kirchner, não pode ser um assunto 
restrito a interpretações políticas e locais. Deve ser 
investigada por organismos internacionais de defesa da 
liberdade de expressão. A imprensa independente mundial, 
e não só a argentina, foi ultrajada pela ação da polícia 
governista (Zero Hora, 21 de dezembro de 2011, editorial). 

O editorial da Folha de São Paulo, por sua vez, denomina-se 
“O papel do 'Clarín'” e tem como subtítulo “presidente Cristina 
Kirchner, da Argentina, move campanha contra a imprensa 
discordante e tenta impor no país a ditadura da maioria”. Em geral, 
vai no mesmo sentido do editorial de Zero Hora, deixando, porém, 
mais explícito que, “diferente do Brasil, que ao se democratizar 
exorcizou seu passado populista, na Argentina uma herança 
petrificada continua a sufocar as instituições políticas”. Para a 



176 | DIÁLOGOS DO TEMPO PRESENTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA 

Folha, a  “recessão devastadora do governo Fernando de la Rúa, 
forçado a renunciar em 2001” levou a Argentina a um “populismo 
renitente, ideologicamente dúbio e animado pela nostalgia de um 
passado mítico”.  

Ao insistir no “populismo”, o jornal sociologiza os 
argumentos de que se nutre para sustentar sua posição, lançando 
mão de uma categoria, conceitualizada há muito nas ciências 
sociais brasileiras, especialmente àquelas cultivadas na 
Universidade de São Paulo (USP), que têm como expoentes muitos 
ex-membros importantes dos governos Fernando Henrique 
Cardoso (1995-2002), como, além do próprio presidente, 
Francisco Weffort, um teórico e estudioso do populismo no Brasil, 
e Arthur Giannotti. Isso tem um efeito importante, pois remete a 
um conceito muito trabalhado para a própria situação brasileira, 
com um forte apelo e tom pejorativos, sendo que, inclusive, já há 
proposições no sentido de abandoná-lo para efeitos das análises 
acadêmicas por seu parco valor heurístico (GOMES, 2001, p. 17-
57).  

O editorial da Folha segue traçando um histórico da 
assunção do “peronista Néstor Kirchner” à presidência, o qual 
teria se beneficiado da “avidez mundial por commodities como 
soja e trigo, tornando-se governante popular”, logrando eleger 
“com facilidade a mulher Cristina, então senadora, para sucedê-lo”. 
Cristina, por sua vez, também se beneficiaria da “mesma onda 
econômica” e se reelegeria para um segundo mandato devido ao 
seu “carisma de viúva num país cuja história política cultua certo 
elemento de morbidez”. O resultado é que “se todo governo tende 
ao abuso do poder, o governo favorecido pela popularidade tende 
ainda mais”. Assim, “sobreveio o costumeiro cortejo de 
desmandos de todo governo que pretende exercer a ditadura em 
nome da maioria: aprovação de leis autoritárias num Congresso 
obediente, pressões sobre um Judiciário amedrontado, 
intimidações de todo tipo contra a imprensa e, claro, farta 
subvenção para periódicos e emissoras dóceis ao poder”. 
Caracteristicamente “populista”, pois, o caso argentino, no 
entanto, não seria diferente da “regressão neopopulista que atingiu 
a Venezuela, a Bolívia e o Equador”. 



RAFAEL SARAIVA LAPUENTE; RAFAEL GANSTER; TIAGO ARCANJO ORBEN (ORGS.) | 177 

Esse governo “neopopulista” levou à “guerra de Cristina 
Kirchner contra a imprensa”, sendo seus “alvos os jornais "La 
Nación" e "Clarín", sobretudo este último, núcleo do maior grupo 
de comunicações do país, com predomínio também na TV e 
internet” e que, de início, “moderadamente simpático aos 
Kirchner”, findou por se “deslocar” para a “oposição empurrado 
por um governo que demanda rendição incondicional”. O editorial 
finda com: 

Teve início uma sanha persecutória, cuja desfaçatez nem 
dissimula o intuito de calar toda voz dissidente. Desde 
boicotes e investigações fazendárias até a tentativa de tomar 
da empresa sua fábrica de papel (da qual o governo é sócio 
minoritário) – tudo em sido tentado contra o "Clarín".  
Ainda que acusações de práticas oligopolísticas dirigidas ao 
grupo possam ter fundamento, o que resta comprovar, ele 
representa hoje a resistência ao abuso do poder e a 
promessa de uma democracia de verdade na Argentina 
(Folha de São Paulo, 22 de dezembro de 2011, editorial). 

Apesar de ser preciso ter sempre em conta a separação, 
para efeito de uso como fonte, das diferentes partes ou segmentos 
que os periódicos diários apresentam, como o que é opinião 
editorial, opinião de colunistas e, dentre estes, quais são regulares e 
quais são esporádicos ou sazonais, do que é o noticiário 
propriamente dito, além de outros recortes possíveis, nesse caso, 
como em outros tantos, pode ser percebido tanto um efeito de 
campo, num sentido amplo que congrega a imprensa mundial 
como um todo e o que os jornalistas individualmente tomados 
acreditam ser seu ofício, quanto uma espécie de prevenção por 
parte de duas grandes empresas de comunicação brasileiras, 
equivalentes em termos empresarias com o Grupo Clarín, quanto 
ao que poderia acontecer no Brasil, segundo o que elas próprias 
antecipam ou buscam prever como prevenção, fazendo do caso 
argentino uma questão universal: "ataque à democracia”. 

De modo geral, mais implicitamente no caso das matérias 
noticiosas e explicitamente no caso dos editoriais, a comparação 
do caso argentino com o brasileiro é sempre presente. E, sendo 



178 | DIÁLOGOS DO TEMPO PRESENTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA 

assim, é interessante lembrar de um episódio ocorrido no Brasil na 
década de 1980. Então, foi veiculada no país uma campanha 
publicitária de uma vodca de marca Orloff. Na propaganda de 
televisão, aparecia um sujeito pedindo uma vodca a um garçom. 
Ele é interpelado por um outro sujeito idêntico a ele próprio, de 
muito bom humor, vestindo um roupão, como se recém se 
levantasse da cama pela manhã, que intercepta o copo e diz para o 
garçom trocar para a vodca Orloff. Estranhando a situação, o 
primeiro sujeito pergunta ao outro: “quem é você?”. O outro 
responde: “eu sou você, amanhã”, dando a entender que se tomar 
Orloff  não ficará com ressaca no dia seguinte (vários dos reclames 
da série podem ser encontrados no sítio You Tube na internet).  

Numa década na qual os planos econômicos se sucediam 
tanto na Argentina quanto no Brasil, na mídia e em alguns meios 
tecnocráticos, especialmente entre os economistas, então figuras 
carimbadas nos programas televisivos e nas colunas dos jornais, se 
criou o bordão “eu sou você amanhã” para se referir ao Brasil em 
relação com a Argentina, pois a última seria sempre pioneira em 
planos econômicos salvacionistas, políticas públicas ou reformas 
institucionais que o Brasil seguiria logo depois. Ou seja, a 
comparação entre os dois países é já antiga na mídia brasileira, 
sendo que a situação em pauta vai na mesma esteira. Porém, no 
caso mais recente, o sentido geral mudou, pois a ideia-força não é 
mais a de que o Brasil seguiria a Argentina, ao contrário, o espelho 
se inverte e o que é mostrado a esse respeito é que o Brasil não 
deve ser confundido ou se confundir com a Argentina, embora isso 
não possa ser descartado. 

Com a vitória eleitoral recente, em 2015, do candidato 
Mauricio Macri no país vizinho, não foram poucos os 
comentaristas que saudaram o “fim do kirshenismo”. Caio Blinder, 
colaborador da Jovem Pan, abrigada no portal Uol, do Grupo Folha 
de São Paulo, coloca como título de sua coluna: “Vitória de Macri 
na Argentina é derrota do lulopetismo e do bolivarianismo” (Jovem 
Pan, 24 de novembro de 2015). Ao que tudo indica, para uma parte 
substancial da grande imprensa no Brasil, agora se tornava 
novamente desejável um novo “efeito Orloff ” aos moldes daquele 
dos anos 1980, o que ocorreria pela força no golpe de estado de 



RAFAEL SARAIVA LAPUENTE; RAFAEL GANSTER; TIAGO ARCANJO ORBEN (ORGS.) | 179 

2016 que destituiu a presidenta eleita do Brasil Dilma Rousseff  e 
pôs no governo seu então vice-presidente. 

A Folha sustentar que o Brasil teria já “exorcizado” seu 
“passado populista”, enquanto que Argentina, Venezuela e Bolívia 
teriam a ele “retrocedido” sob a forma do chamado 
“neopopulismo”, aparecia, antes da vitória de Macri, como uma 
"análise" bastante conveniente. Buscando em uma certa sociologia 
uspiana a explicação para o que ocorria na Argentina, procurava-
se construir uma diferença entre ela e o Brasil que poderia servir 
como uma espécie de prevenção. Neste caso, a pessoa da 
presidenta Cristina aparece mais como circunstancial, afinal, é ela 
a líder populista, e sobressaem-se as condições histórico-
sociológicas que teriam levado a América do Sul a um caminho 
“neopopulista”, por um lado, ou a situações como as do Brasil, não 
bem definidas, mas que teriam “exorcizado” seu passado 
“populista”. E isso com o reforço que uma chancela supostamente 
científica pode caucionar. 

Nisto reside uma diferença importante entre o que 
sustentava o jornal Zero Hora, que esposava uma posição bem 
menos sofisticada em comparação com a do outro grupo 
empresarial aqui em pauta, e a Folha de São Paulo. De modo geral, 
por critérios estritamente jornalísticos e intelectuais, mas também 
políticos, a cobertura e as posições assumidas pelo Grupo Folha é 
muito mais sofisticada do que a do Grupo RBS (entre outras coisas, 
o primeiro mantinha na Argentina uma correspondente fixa). A
RBS parte de uma posição puramente político-ideológica: a
liberdade é um valor em si que é ameaçado por governantes moral
e eticamente problemáticos. Por isso a insistência na figura pessoal
da presidenta argentina. É uma posição que reproduz o discurso
político-partidário dominante que busca a demonização dos
adversários, seu descrédito, como arma de luta (BOURDIEU,
1989). Já para a Folha, o problema é o “populismo” ou o
“neopopulismo”, derivado das frustrações populares que fazem o
povo se voltar para um líder carismático como alternativa para a
salvação de sua própria pele. Trata-se de uma posição mais
sofisticada no sentido de lançar mão da sociologia para sustentar
que os desmandos e desvios vêm do regime em si e das condições



180 | DIÁLOGOS DO TEMPO PRESENTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA 

que o permitem. O governante aparece como foco de crítica e 
condenação não necessariamente pelo seu caráter, por sua pessoa, 
mas por ser a encarnação do populismo como sua liderança 
central. 

De qualquer modo, mesmo com essa discordância, em 
essência ambos os grupos empresarias convergem quanto aos seus 
objetivos gerais e efeitos políticos pretendidos. Nesse sentido, um 
outro editorial de Zero Hora denominado “mudança de rumo” 
parece resumir o que seria o receio dos grandes grupos 
monopolísticos de imprensa no Brasil:  

Felizmente, o governo Dilma começa a emitir sinais de que 
está mudando o rumo do debate sobre o novo marco 
regulatório do setor de comunicações. Ao que tudo indica, 
sairão de cena velhos ranços ideológicos, entre os quais a 
campanha pelo veto à propriedade cruzada de veículos de 
informação e a obsessão pelo controle social da mídia, e 
entrarão em discussão temas objetivos como a própria 
liberdade de imprensa, a qualidade dos conteúdos e o 
cumprimento rigoroso dos preceitos constitucionais (Zero 
Hora, 31 de janeiro de 2011, p. 18). 

Ainda segundo o jornal, isso possibilita a “perda de 
espaço” para o “discurso radical que flertava com o autoritarismo” 
em benefício do “viés técnico para a construção de um projeto 
consistente, que contemple as demandas do público e as 
necessidades do setor”. O então ministro das  Comunicações, 
Paulo Bernardo, teria garantido que o assunto ainda se encontrava 
em estudo e que “não tomará nenhuma decisão antes de fazer 
consultas públicas”. De qualquer modo, “tudo será submetido ao 
crivo do Congresso Nacional”. Para o editorialista, o país não 
deveria perder “tempo e energia com impasses ultrapassados, 
como o do veto à propriedade cruzada”. Essa parece ser uma 
questão delicada para o Grupo RBS, proprietária de vários jornais, 
canais de TV e emissoras de rádio. Assim, o editorial lança mão de 
argumento "técnico", pois a “própria tecnologia se encarregou de 
derrubar este conceito, pois a convergência das mídias fez com que 
informações, dados e imagens passassem a trafegar 



RAFAEL SARAIVA LAPUENTE; RAFAEL GANSTER; TIAGO ARCANJO ORBEN (ORGS.) | 181 

simultaneamente em todas as plataformas”. Deste modo, “já não 
faz mais sentido analisar a comunicação apenas sob a ótica dos 
meios tradicionais – rádio, televisão e jornal”. Tudo isso porque o 
“mundo mudou, os caminhos de acesso à informação e ao 
entretenimento se multiplicaram”. É assim que seria “coerente” 
uma “proposta de implantação de um modelo que considere a 
convergência das mídias”, de modo que a Anatel seria obrigada 
também a “se atualizar, uma vez que a agência reguladora continua 
tratando os meios de comunicação de forma isolada”. 

O esforço em marcar o suposto “argumento técnico” 
levaria sim, ainda segundo o editorial do jornal, à necessidade da 
“revisão do marco regulatório do setor”, mas, nessas novas 
condições, por si só já estaria dada a “tão falada democratização 
dos meios, que é regulada pelo próprio mercado”. Assim, “tornam-
se absolutamente desnecessários mecanismos estatais de controle, 
como o polêmico Conselho Federal de Jornalismo que chegou a 
ser proposto à administração anterior”. Como cerne da 
argumentação, o editorial sublinha: “o melhor controle social da 
mídia – como disse mais de uma vez a presidente Dilma Rousseff  
– é o controle remoto, que dá liberdade ao indivíduo para
selecionar os canais que deseja ver e a escolher os veículos que
melhor atendem suas demandas”. De onde se advoga que seriam
as próprias “empresas de comunicação” que desenvolveriam seus
“instrumentos de autorregulamentação” os quais iriam ao
encontro de “satisfazer as exigências do público” e “dar
transparência às relações com os usuários de seus serviços”.

Para concluir, o editorialista escreve: 

É extremamente saudável, portanto, essa mudança da visão 
retrógrada para um debate objetivo, técnico e 
desideologizado. Os sinais que vêm sendo emitidos à 
sociedade pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro 
Paulo Bernardo são altamente positivos, pois contemplam 
acima de tudo os interesses do público e do país. A 
liberdade de expressão não é uma prerrogativa dos meios e 
dos profissionais de comunicação – é um direito sagrado e 
constitucional dos cidadãos brasileiros (Zero Hora, 31 de 
janeiro de 2011, p. 18). 



182 | DIÁLOGOS DO TEMPO PRESENTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA 

Em outros editoriais e matérias essa questão que envolve 
a “liberdade de escolha” associada à “liberdade de expressão” é 
constantemente ressaltada. Argumentos supostamente técnicos, 
embora profundamente políticos e que evitam até mesmo os 
argumentos legais, ou melhor, evitam uma remissão à legislação 
do setor, são bradados como forma de evocar uma eventual 
necessidade de “desideologizar” o debate. A questão da 
“regulação da mídia”, sob este ponto de vista, deve ser, enfim, da 
alçada das escolhas individuais e da liberdade de expressão. Nesta 
representação, as empresas midiáticas são apresentadas como 
defensoras e interpretes das liberdades contra eventuais, ou 
persistentes, ameaças do Estado, como no caso de sua forma 
“deturpada”, o neopopulismo. 

Há no Brasil, evidentemente, muitos 
intelectuais, jornalistas, entidades de classe e sindicais, 
partidos políticos, inclusive muitos militantes do Partido dos 
Trabalhadores (PT), ao qual pertencem o ex-presidente Lula da 
Silva e a presidenta deposta Dilma Rousseff, que advogam a 
necessidade de que leis mais duras e ações mais decisivas do 
governo regulem e controlem mais fortemente as atividades 
nesse setor. Tudo em nome de uma maior “representação” da 
sociedade nos meios. 

Nesta disputa, portanto, é do interesse empresarial, mas 
também político, das grandes companhias do setor de mídia que 
sejam sustadas as tentativas e truncados os debates em torno de 
legislações que venham de encontro a seus interesses. O que fica 
posto e reforçado é que o que parece ser o grande “problema” 
enfrentado pela “imprensa livre” na Argentina, poderia também 
vir a ser um “problema” para ela, segundo ela mesma, no Brasil. 

Por isso o tom “marcial” ou “militante” em prol 
da “imprensa livre” por parte dos grandes grupos 
midiáticos brasileiros, para os quais ela estaria sofrendo 
“violências” e “ataques” em uma “guerra” que não teria 
declarado, mas dela sido vítima, uma vez que poderosos 
presidentes “populistas”, “violentos”, “revanchistas” assumiram 
o poder em países vizinhos. As referências fazem lembrar a 
“guerra contra o crime” ou a “guerra contra as drogas” dos 
noticiários policiais. O espaço de significações já está estabelecido



RAFAEL SARAIVA LAPUENTE; RAFAEL GANSTER; TIAGO ARCANJO ORBEN (ORGS.) | 183 

e consagrado, basta trocar traficantes e criminosos comuns 
por políticos populistas e as suas vítimas, os “cidadãos de bem” 
pela “imprensa livre” e a "sociedade livre". De um lado a 
“Liberdade” e a “Sociedade”, de outro o “arbítrio”, a 
“violência”, o “populismo”. A “imprensa livre” se ergueria 
como baluarte contra as investidas dos “populistas” 
candidatos a “tiranos” mais ou menos disfarçados: Cristina  
Kirchner, Hugo Chávez e Evo Morales, nesse caso indistintos.  

COSTURAS FINAIS: 

As grandes empresas de mídia brasileiras se engajam em 
uma luta que é política de defesa de seus interesses empresarias e 
também de sua proeminência no mercado doméstico de produtos 

midiáticos os mais diversos. Uma das ideias-forças é a de que 
liberdade de imprensa é a mesma coisa que liberdade de 
expressáo, sendo ambas os pilares básicos da democracia. Esse 
trabalho de imposição dessa visão a respeito de seu próprio lugar 
no mundo é feito diariamente pelos meios de comunicação, 
contando no mundo político-partidário, no mundo jurídico e no 
mundo empresarial com importantes adeptos e apoios de todos os 
lados e posições. 

Como não era possível apontar para a Argentina e acusá-la 
diretamente de “ditadura” ou de “regime autoritário”, como é feito 
com rapidez e facilidade quando se trata de Cuba, como no caso 
da chamada “blogueira” Yoani Sánchez, apresentada como uma 
heroína numa luta sem quartel contra uma ditadura opressora 
(Veja, 27 de fevereiro de 2013, capa), o foco se torna o governante. 
No caso da Argentina, Cristina Kirchner é que concentrava em si 
mesma os predicados de quem passava a operar a “perseguição” 
da “mídia independente”, atentando contra a “liberdade de 
expressão” e a “democracia”, pois é uma mulher “vaidosa”, 
“autoritária”, “vingativa”. 

Apontar a presidenta da Argentina como a responsável 
pelo que se está apresentando como perseguição, violência, 
autoritarismo, arbitrariedade e assim por diante não visava 
diretamente a Argentina e os efeitos que isso poderia ter lá, mas o 



184 | DIÁLOGOS DO TEMPO PRESENTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA 

próprio Brasil e a interferência direta nos rumos que poderiam 
tomar aqui políticas públicas de regulamentação e controle do 
setor. A vigilância ou o enquadramento do governante se torna 
essencial, pois, dado o protagonismo que os chefes do Executivo 
têm no mundo latino-americano no que diz respeito à condução 
de políticas públicas,  assim se pode afiançar que pouco ou nada 
mudará nessa área de atuação cultural, empresarial e, como é 
sustentado aqui, política.  

Antes mesmo do golpe de estado de 2016, a estratégia dava 
resultados favoráveis aos interesses dos grandes grupos 
empresariais de mídia, pois, a se julgar pelo que era manifestado 
por agentes do governo de então, como o ministro das 
Comunicações Paulo Bernardo (Carta Capital, 03 de abril de 2013, 
p. 27-31), tais interesses não somente seriam respeitados como 
contemplados com mais concessões à liberdade de imprensa e à 
liberdade de empresa como liberdade tout court. A relação com a 
Argentina no momento atual, no entanto, está convenientemente 
suspensa. Retornando aos noticiários com a vitória eleitoral de 
Macri, o qual suspendeu os efeitos da Ley de Medios e a suposta 
"guerra" a eles, o país platino logo sumiu do foco dos noticiários 
em função do que ocorreu no próprio Brasil, um golpe de estado 
fartamente apoiado e sustentado pela totalidade das grandes 
empresas do setor midiático no país. A questáo é que o receituário 
neoliberal novamente aplicado na Argentina, o que traria de volta 
de fato um novo efeito Orlof, pois o mesmo se seguiria no Brasil, 

têm arrastado aquele país para uma terrível crise social sem 
solucionar a crise econômica. O governo golpista que se instalou 
no Brasil segue o mesmo receituário e as consequências 
absolutamente previstas e previsíveis sáo as mesmas. O efeito 
Orlof  não tem mais interesse para a mídia brasileira.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

ABREU, Alzira Alves de, LATTMAN-WELTMAN, Fernando, 

KORNIS, Mônica Almeida (org.). Mídia e política no Brasil: jornalismo 
e ficção. Rio de Janeiro, FGV, 2003. 



RAFAEL SARAIVA LAPUENTE; RAFAEL GANSTER; TIAGO ARCANJO ORBEN (ORGS.) | 185 

ABREU, Alzira Alves de. A modernização da imprensa (1970-2000). Rio de 
Janeiro, Jorge Zahar, 2002. 

BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa: Brasil, 1900-2000. Rio 
de Janeiro, Mauad X, 2007. 

BOURDIEU, Pierre. A opinião pública não existe. In: THIOLLENT, 
Michel J. M. Crítica metodológica, investigação social & enquête operária. 
São Paulo, Pólis, 1987, p. 137-151. 

BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição para uma 
economia dos bens simbólicos. São Paulo, Zouk, 2002. 

BOURDIEU, Pierre. A representação política – elementos para uma 
teoria do campo político. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 
Lisboa, DIFEL, 1989, pp. 163-207. 

BOURDIEU, Pierre. Os doxósofos. In: THIOLLENT, Michel J. M. 
Crítica metodológica, investigação social & enquête operária. São Paulo, 
Pólis, 1987, p. 153-167. 

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1997. 

BRIGGS, Asa, BURKE, Peter. Uma história social da mídia. Rio de Janeiro, 
Jorge Zahar, 2004. 

CHAMPAGNE, Patrick. Formar a opinião: o novo jogo político. 
Petrópolis, Vozes, 1998. 

CHAMPAGNE, Patrick. A visão mediática. In: BOURDIEU, Pierre 
(org.). A miséria do mundo. Petrópolis, Vozes, 2003, pp. 63-79. 

CHAUÍ, Marilena. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo, 
Fundação Perseu Abramo, 2006. 

GOMES, Ângela de Castro. O populismo e as ciências sociais no Brasil: 
notas sobre a trajetória de um conceito. In: FERREIRA, Jorge 
(org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro, 
Civilização Brasileira, 2001 (pp. 17-57). 

GRIJÓ, Luiz Alberto. A MÍDIA BRASILEIRA NO SÉCULO XXI: 



186 | DIÁLOGOS DO TEMPO PRESENTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA 

DESAFIOS DA PESQUISA HISTÓRICA In: FERREIRA, 
Marieta de Moraes; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. (org.). 
História do tempo presente. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2014, p. 
279-298.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro, 
Tempo Universitário, 2003. 

LUHMANN, Niklas. A realidade dos meios de comunicação. São Paulo, Paulus, 
2005. 

MAC COMBS, Maxwell. A teoria da agenda: a mídia e a opinião pública. 
Rio de Janeiro, Vozes, 2009. 

MARTINS, Ana Luiza, LUCA, Tânia Regina de (org.). História da imprensa 
no Brasil. São Paulo, Contexto, 2008. 

MORAES, Dênis de. Vozes abertas da América Latina: Estado, políticas 
públicas e democratização da comunicação. Rio de Janeiro, Mauad 
X/Faperj, 2011. 

RIBEIRO, Lavina Madeira. Imprensa e espaço público: a institucionalização 
do jornalismo no Brasil (1808-1964). Rio de Janeiro, e-papers, 
2004. 

ROMANCINI, Richard; LAGO, Claudia. História do jornalismo no Brasil. 
Florianópolis, Insular, 2007. 

SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro, 
Graal, 1977. 

REFERÊNCIAS FONTES: 

Carta Capital. 03/04/2013. São Paulo, Editora Confiança. 

Folha de São Paulo. Sítio da internet www1.folha.uol.com.br/fsp, acessado 
em fevereiro de 2012. 

Folha.com. Sítio da internet www1.folha.uol.com.br/mundo, acessado em 
fevereiro de 2012. 



RAFAEL SARAIVA LAPUENTE; RAFAEL GANSTER; TIAGO ARCANJO ORBEN (ORGS.) | 187 

Jovem Pan. 24/11/2015. Sítio da internet 
http://jovempan.uol.com.br/opiniao-jovem-
pan/comentaristas/caio-blinder/vitoria-de-macri-na-argentina-e-
derrota-do-lulopetismo-e-do-bolivarianismo.html, acessado em 
14 de janeiro de 2016: “ Vitória de Macri na Argentina é derrota 
do lulopetismo e do bolivarianismo” 

Veja. 27/02/2013. São Paulo, editora Abril. 

You Tube. Sítio na internet http://www.youtube.com, acessado em 8 de 
abril de 2013: “eu sou você, amanha. Orloff ”. 

Zero Hora. Caderno Dinheiro, 24 de fevereiro de 2013. Nas edições 
impressas citadas constam as páginas e a referência. As demais 
foram extraídas do sítio na internet www.clicrbs.com.br/zerohora, 
o qual era de livre acesso em fevereiro de 2012, quando da consulta
e recolha do material. Hoje o conteúdo é pago e nem todo ele é
mais disponível. Como nesse caso o que é citado é o que foi
também publicado em edições impressas, apenas não foi possível
referir as páginas destas.

http://jovempan.uol.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/caio-blinder/vitoria-de-macri-na-argentina-e-derrota-do-lulopetismo-e-do-bolivarianismo.html
http://jovempan.uol.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/caio-blinder/vitoria-de-macri-na-argentina-e-derrota-do-lulopetismo-e-do-bolivarianismo.html
http://jovempan.uol.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/caio-blinder/vitoria-de-macri-na-argentina-e-derrota-do-lulopetismo-e-do-bolivarianismo.html



