Iniciação Esportiva no Programa Segundo Tempo: perspectivas teóricas, reflexões e proposta metodológica para os fundamentos do basquetebol
dc.contributor.author | Sousa, Marlus Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.author | Venditti Júnior, Rubens | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-05-15T17:12:55Z | |
dc.date.available | 2012-05-15T17:12:55Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/40850 | |
dc.description | Artigo publicado na Revista Movimento & Percepção, Espirito Santo do Pinhal/SP, v. 10, n. 14, jan./jun. 2009, p. 94-121. O documento integra o acervo institucional do Programa Segundo Tempo/Ministério do Esporte. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesse estudo, apresentamos uma linha da pedagogia do esporte escolar, ressaltando discussões acerca de referenciais metodológicos para profissionais que atuam no “Programa Segundo Tempo”, proporcionando um desenvolvimento harmônico e global para os alunos inseridos no programa. Relacionamos o campo de atuação da pedagogia do esporte com o ensino da modalidade basquetebol, utilizando-se como principal instrumento o jogo, servindo como ferramenta de ensino através de suas características lúdicas. Na proposta apresentada no estudo, apontamos à necessidade que os professores do “Programa Segundo Tempo” criem mecanismos para a transmissão de valores éticos, sociais e morais que devem ser ensinados através das várias possibilidades que o ambiente esportivo proporciona. Acreditamos em propostas pedagógicas que atinjam professores e alunos, auxiliando os primeiros no processo de constantes e variados estímulos no desenvolvimento global (não apenas motor, mas também cognitivo e sócioafetivo) dos segundos. Segundo Balbino (2001), de forma generalizada, a prática esportiva orienta para o desenvolvimento no aspecto físico, a escola no aspecto mental, a família e as amizades nos aspectos emocionais e sociais. Assim sendo, este estudo poderia auxiliar na vivência e prática, principalmente da modalidade basquetebol, no desenvolvimento de valores e na construção de metáforas que estabeleçam relações entre o esporte e a vida – meta fundamental da educação moderna. | pt_BR |
dc.format.medium | 27 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Programa Segundo Tempo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Basquetebol | pt_BR |
dc.subject | Esporte | pt_BR |
dc.subject | Valores | pt_BR |
dc.subject | Iniciação esportiva | pt_BR |
dc.title | Iniciação Esportiva no Programa Segundo Tempo: perspectivas teóricas, reflexões e proposta metodológica para os fundamentos do basquetebol | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.description.origem | Doação | pt_BR |
dc.description.origin | Programa Segundo Tempo | pt_BR |
dc.description.vinculoufrgs | Não | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Projetos Sociais (2619)Documental (2059)