Iniciação Esportiva no Programa Segundo Tempo: perspectivas teóricas, reflexões e proposta metodológica para os fundamentos do basquetebol
Visualizar/abrir
Data
2009Tipo
Acervo
Programa Segundo Tempo
Assunto
Resumo
Nesse estudo, apresentamos uma linha da pedagogia do esporte escolar, ressaltando discussões acerca de referenciais metodológicos para profissionais que atuam no “Programa Segundo Tempo”, proporcionando um desenvolvimento harmônico e global para os alunos inseridos no programa. Relacionamos o campo de atuação da pedagogia do esporte com o ensino da modalidade basquetebol, utilizando-se como principal instrumento o jogo, servindo como ferramenta de ensino através de suas características lúdicas. ...
Nesse estudo, apresentamos uma linha da pedagogia do esporte escolar, ressaltando discussões acerca de referenciais metodológicos para profissionais que atuam no “Programa Segundo Tempo”, proporcionando um desenvolvimento harmônico e global para os alunos inseridos no programa. Relacionamos o campo de atuação da pedagogia do esporte com o ensino da modalidade basquetebol, utilizando-se como principal instrumento o jogo, servindo como ferramenta de ensino através de suas características lúdicas. Na proposta apresentada no estudo, apontamos à necessidade que os professores do “Programa Segundo Tempo” criem mecanismos para a transmissão de valores éticos, sociais e morais que devem ser ensinados através das várias possibilidades que o ambiente esportivo proporciona. Acreditamos em propostas pedagógicas que atinjam professores e alunos, auxiliando os primeiros no processo de constantes e variados estímulos no desenvolvimento global (não apenas motor, mas também cognitivo e sócioafetivo) dos segundos. Segundo Balbino (2001), de forma generalizada, a prática esportiva orienta para o desenvolvimento no aspecto físico, a escola no aspecto mental, a família e as amizades nos aspectos emocionais e sociais. Assim sendo, este estudo poderia auxiliar na vivência e prática, principalmente da modalidade basquetebol, no desenvolvimento de valores e na construção de metáforas que estabeleçam relações entre o esporte e a vida – meta fundamental da educação moderna. ...
Descrição
Artigo publicado na Revista Movimento & Percepção, Espirito Santo do Pinhal/SP, v. 10, n. 14, jan./jun. 2009, p. 94-121. O documento integra o acervo institucional do Programa Segundo Tempo/Ministério do Esporte.
Dimensão
27 f.
Coleções
-
Projetos Sociais (2619)Documental (2059)
Este item está licenciado na Creative Commons License