O corpo da mulher em revista : o imperativo da beleza
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Date
2014Type
Title alternative
The woman body in review : the imperative of beauty
El cuerpo de la mujer en revista : el imperativo de la belleza
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A mídia nos interpela, produz modelos de vida, nos mostra como devemos agir nas mais variadas situações. Sendo assim, propomos conhecer os investimentos na beleza veiculados na revista Para Ti, no ano de 1940, refletindo sobre suas condições de possibilidade e os modos como circulavam produzindo subjetividades e ensinando suas leitoras a serem belas. O estudo é de natureza qualitativa, tendo como base os Estudos culturais, em sua versão pós-estruturalista. Constituíram o corpus da pesquisa 23 e ...
A mídia nos interpela, produz modelos de vida, nos mostra como devemos agir nas mais variadas situações. Sendo assim, propomos conhecer os investimentos na beleza veiculados na revista Para Ti, no ano de 1940, refletindo sobre suas condições de possibilidade e os modos como circulavam produzindo subjetividades e ensinando suas leitoras a serem belas. O estudo é de natureza qualitativa, tendo como base os Estudos culturais, em sua versão pós-estruturalista. Constituíram o corpus da pesquisa 23 exemplares da revista argentina Para Ti do ano de 1940. Foi realizada uma análise cultural apoiada em teorizações sugeridas pelo filósofo Michel Foucault, como poder e disciplina. As análises foram organizadas no marcador intitulado “o imperativo da beleza”. A partir do que a revista apresenta, podemos entender as relações que mantemos com a imagem de um corpo belo hoje, conectando-o à magreza, a uma alimentação balanceada, à prática de exercícios, à normalidade, à saúde. ...
Abstract
The media challenges us, creating ways of life and showing us how to behave in various situations. Therefore, we propose to understand the investments on beauty conveyed on Para Ti magazine, in 1940, reflecting on the possible conditions of such messages and the way they circulated producing a subjective mindset and teaching their readers how to be beautiful. We understand that the media provides material with which people forge their identity. This is a qualitative study based on post-structur ...
The media challenges us, creating ways of life and showing us how to behave in various situations. Therefore, we propose to understand the investments on beauty conveyed on Para Ti magazine, in 1940, reflecting on the possible conditions of such messages and the way they circulated producing a subjective mindset and teaching their readers how to be beautiful. We understand that the media provides material with which people forge their identity. This is a qualitative study based on post-structuralist cultural studies. The research corpus consists of issues of the Argentinean magazine Para Ti, from 1940. A cultural analysis was carried out based on concepts suggested by philosopher Michel Foucault, such as power and discipline. These analyses were organized under the marker named “the imperative of beauty”. Considering the content presented by the magazine, it is possible to understand the relationship we have with today’s image of a beautiful body, associating it with thinness, a balanced diet, exercise, normality, and health. ...
Resumen
Los medios de comunicación nos desafían, hacen que los modelos de vida, nos muestre cómo debemos actuar en diversas situaciones. Por lo tanto, proponemos analizar las inversiones en la belleza transmitidas en la revista Para Ti, en el año de 1940, reflejando sobre las condiciones de posibilidad de esos discursos y los modos cómo circulaban produciendo subjetividades y enseñando a sus lectoras a ser lindas. Entendemos que los medios ofrecen material con el que las personas forjan su identidad. E ...
Los medios de comunicación nos desafían, hacen que los modelos de vida, nos muestre cómo debemos actuar en diversas situaciones. Por lo tanto, proponemos analizar las inversiones en la belleza transmitidas en la revista Para Ti, en el año de 1940, reflejando sobre las condiciones de posibilidad de esos discursos y los modos cómo circulaban produciendo subjetividades y enseñando a sus lectoras a ser lindas. Entendemos que los medios ofrecen material con el que las personas forjan su identidad. El estudio es de naturaleza cualitativa, teniendo como base los estudios culturales, en su versión post-estructuralista. Constituyeron el corpus de la investigación ejemplares de la revista argentina Para Ti del año de 1940. Se realizó un análisis cultural apoyado en teorizaciones sugeridas por el filósofo Michel Foucault, como poder y disciplina. Los análisis fueron organizados en el marcador intitulado “el imperativo de la belleza”. A partir de lo que la revista presenta, podemos entender las relaciones que mantenemos con la imagen de un cuerpo bello hoy, conectándose a la delgadez, a una alimentación balanceada, a la práctica de ejercicios, a la normalidad, a la salud. ...
In
Texto & contexto enfermagem = Text & context nursing = Texto & contexto enfermería. Florianópolis. Vol. 23, n. 1 (jan./mar. 2014), p. 101-108
Source
National
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