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dc.contributor.authorAlmeida, Miriam de Abreupt_BR
dc.date.accessioned2014-08-05T02:07:39Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn0034-7167pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/99099pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de um estudo qualitativo, em nível exploratório, descritivo e interpretativo, e teve como objetivo relacionar as concepções que discentes e docentes possuem sobre competências com o processo ensinoaprendizagem do diagnóstico de enfermagem. As informações foram coletadas em duas etapas, primeiramente através de oito entrevistas individuais semi-estruturadas. Num segundo momento, foram realizados dois grupos focais, um de docentes e outro de discentes. Utilizou-se Análise de Conteúdo como metodologia de análise. Como resultado emergiram três categorias: Relação com os saberes/conhecimentos, Estratégias de ensinoaprendizagem e Contexto Institucional do Curso.pt_BR
dc.description.abstractThis is a qualitative, exploratory, descriptive and interpretative study. The objective of the study is to relate the conceptions that professors and students have over competencies with the teaching-learning process of nursing diagnosis. The study was carried out at the Nursing School of the Federal University of Rio Grande do Sul. The information was collected in two stages. The first one through eight semi-structured individual interviews and the second one through two focus groups. One of them was formed by students and the other group was formed by professors. Content analysis was used as analysis methodology. As a result three categories were found: relation with knowledge, teaching-learning strategies and institutional context of the course.en
dc.description.abstractEste estudio es de cuño cualitativo, en nivel exploratorio, descriptivo, interpretativo, y tiene como objectivo relacionar las concepciones de alumnos y docentes sobre las competencias con el processo de enseñanza del diagnostico de enfermeria. La investigación se realizó en la Escuela de Enfermeria de la Universidad Federal del Rio Grande del Sur. Las informaciónes fuerón colectadas en dos etapas, primeramente a través de ocho entrevistas individuales semiestructuradas. En un segundo momento fuerón realizados dos grupos focales, uno con docentes y otro con los alumnos. Utilizé análisis de contenido como metodologia de análisis. Como resultado emergierón tres categorias: relación con el saber/conocimiento, estrategias de enseñanza y contexto institucional del curso.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 3 (jun. 2004), p. 279-283pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessional competenceen
dc.subjectDiagnóstico de enfermagempt_BR
dc.subjectNursing diagnosisen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectCompetencia profesionales
dc.subjectEnseñanzaes
dc.subjectAprendizajees
dc.subjectDiagnostico de enfermeríaes
dc.titleCompetências e o processo ensino-aprendizagem do diagnóstico de enfermagempt_BR
dc.title.alternativeCompetency for teaching and learning nursing diagnosis en
dc.title.alternativeCompetencias y el processo de enseñanza del diagnostico de enfermeria es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000914285pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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