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dc.contributor.authorZottis, Graziela Aline Hartmannpt_BR
dc.contributor.authorCunha, Lucas de Lima ept_BR
dc.contributor.authorKrebs, Lisandra Fachinellopt_BR
dc.contributor.authorAlgeri, Simonept_BR
dc.contributor.authorFlores, Renato Zamorapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-05T02:07:29Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn0104-1290pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/99078pt_BR
dc.description.abstractEste é um trabalho de natureza ensaística, resultado de reflexões sobre o desenvolvimento sustentável e a sua conexão com as ações de extensão universitárias e a violência. Discute as quatro dimensões básicas do desenvolvimento sustentável – a ética, a temporal, a social e a prática – e os princípios éticos da sustentabilidade, necessários para uma cultura de paz. Propõe uma nova práxis universitária, em que a departamentalização da instituição seja repensada a fim de abrir espaço para a construção de um ambiente de atuação transdisciplinar, formador de profissionais preparados para um futuro sustentável. Apresenta um serviço da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que, por meio da ação de extensão Projeto Proteger, estuda o comportamento violento e age para diminuir efetivamente a violência. Conclui que é papel da universidade formar profissionais em compasso com os valores do desenvolvimento sustentável, preparados para agir de forma ética e responsável com os recursos naturais e humanos, capazes de entender e interagir com a complexidade de problemas como a pobreza, as desigualdades sociais e a violência, que ameaçam os direitos humanos e as futuras gerações.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is an essay that resulted from reflections on sustainable development and its connections with university extension programs and violence. The paper discusses the four extents of sustainable development – ethical, temporal, social, and practical – and the ethical principles of sustainability, essential for a culture of peace. It proposes a new praxis in the university to reevaluate the institution departmentalization, in order to open space for the construction of a cross-disciplinary environment which will produce graduates prepared for a sustainable future. It introduces an extension program of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), which studies violent behavior and acts to decrease the problem effectively. The work concludes that it is the university’s role to educate professionals according to sustainable development values, prepared to act in an ethical and responsible way concerning natural and human resources, capable of understanding and interacting with the complexity of problems such as poverty, social inequities and violence, which threaten human rights and the future generations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSaúde e sociedade. São Paulo. Vol. 17, n. 3 (jul./set. 2008), p. 33-41pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectViolenceen
dc.subjectProjeto Proteger.pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentável : Violênciapt_BR
dc.subjectSustainable developmenten
dc.subjectSocial sustainabilityen
dc.subjectUniversitiesen
dc.titleViolência e desenvolvimento sustentável : o papel da universidadept_BR
dc.title.alternativeViolence and Sustainable Development : the role of the universityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000680987pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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