Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCosta, Adriana Corrêapt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.contributor.authorRohde, Luis Augusto Paimpt_BR
dc.date.accessioned2014-07-30T02:04:35Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98956pt_BR
dc.description.abstractO armazenamento e/ou o acesso automático dos fatos aritméticos da memória de longo prazo têm sido apontados como habilidades prejudicadas em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Em vista disso, esses estudantes acabam por utilizar procedimentos de contagem mais imaturos do que seus pares sem dificuldades. O objetivo principal deste estudo foi identificar os procedimentos de contagem e os processos de memória utilizados por um grupo de 28 estudantes com diagnóstico de TDAH do tipo com predomínio de desatenção (TDAH-D) ou do tipo combinado (TDAH-C). Os resultados indicaram que os estudantes continuam usando procedimentos de contagem considerados imaturos além da série esperada e que, dentre os processos de memória, a decomposição foi o mais usado.pt_BR
dc.description.abstractThe storage and/or automatic and accurate access of basic facts of addition from the long term memory seem to be impaired in children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). As a result, such group of students ultimately uses more immature counting procedures than their peers without the disorder. The aim of this study is to identify and describe the counting procedures and memory processes used by a group of 28 students, aged between 8 and 14 years old, with ADHD predominantly inattentive type (ADHD-PI) or combined type (ADHD-C). The results indicated that students with ADHD were still using counting procedures considered immature for the expected grade and that, among the memory processes, the decomposition was the most used one.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 25, n.4 (2012), p. 791-801pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleIdentificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAHpt_BR
dc.title.alternativeIdentification of counting procedures and memory processes predominantly used by children with ADHD en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000876775pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem