Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica
Fecha
2012Otro título
An example of the "social distribution of the mind" in a quantum physics lesson
Materia
Resumo
Diversos estudos em psicologia, antropologia e sociologia desenvolveram a concepção na qual a mente é vista como algo que “se estende além da pele”. O presente trabalho apresenta, no âmbito do ensino de física quântica, uma investigação sobre a distribuição social da mente a partir da análise de uma atividade desenvolvida com um grupo de graduandos em Física, mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Nossa análise mostrou que, nos debates mais polêmicos, a construção de significado ...
Diversos estudos em psicologia, antropologia e sociologia desenvolveram a concepção na qual a mente é vista como algo que “se estende além da pele”. O presente trabalho apresenta, no âmbito do ensino de física quântica, uma investigação sobre a distribuição social da mente a partir da análise de uma atividade desenvolvida com um grupo de graduandos em Física, mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Nossa análise mostrou que, nos debates mais polêmicos, a construção de significados na atividade surgiu por meio de um processo complexo de interanimação de vozes, no qual é impossível determinar quem solucionou o problema, assinalando um ou outro indivíduo isoladamente – isto é, foi o grupo, enquanto “sistema”, que desempenhou tal função no plano intermental. ...
Abstract
Several studies in psychology, anthropology and sociology have developed a notion in which the mind is viewed as something that “extends beyond the skin”. This paper presents, in the context of quantum physics learning, a study of the social distribution of mind through the analysis of a task carried out by a group of undergraduate physics students, mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometer. Our analysis has shown that, for most controversial debates, the meaning-making in the task came ...
Several studies in psychology, anthropology and sociology have developed a notion in which the mind is viewed as something that “extends beyond the skin”. This paper presents, in the context of quantum physics learning, a study of the social distribution of mind through the analysis of a task carried out by a group of undergraduate physics students, mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometer. Our analysis has shown that, for most controversial debates, the meaning-making in the task came from a complex process of interanimation of voices in which it is impossible to determinate who has solved the problem by assigning one or other individual alone – i.e., the group as a “system” has played this role on the instrumental plane. ...
En
Ciência & educação. Bauru. Vol. 18, n. 2 (2012), p. 257-270
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (42599)Ciencias Exactas y Naturales (6320)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
