A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências
dc.contributor.author | Pereira, Alexsandro Pereira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Ostermann, Fernanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-07-29T02:05:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/98894 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma introdução à aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch. Um primeiro pressuposto da aproximação sociocultural é a noção de que a “ação mediada” é a unidade de análise. A partir dessa perspectiva, a ação humana tipicamente emprega ferramentas culturais, ou meios mediacionais, que são fornecidos por um cenário sociocultural particular. O uso concreto dessas ferramentas culturais envolve uma “tensão irredutível” entre agentes ativos e itens como computadores, livros, linguagem, entre outros. O objetivo do presente trabalho é apresentar a aproximação sociocultural de Wertsch como possível referencial teórico para o ensino de ciências e para as pesquisas nessa área. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents an introduction to the sociocultural approach to mind, as outlined by James V. Wertsch. A starting point for the sociocultural approach is the claim that it takes “mediated action” as unit of analysis. From this perspective, human action typically employs cultural tools, or mediational means, that are provided by a particular sociocultural setting. The concrete use of these cultural tools involves an “irreducible tension” between active agents and items such as computers, books, language, and others. The aim of this paper is to present Wertsch’s sociocultural approach as a possible theoretical framework for science teaching and for research in this area. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ciência & educação. Bauru. Vol. 18, n. 1 (2012), p. 23-39 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Wertsch | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | James V | en |
dc.subject | Psicologia sociocultural | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Sociocultural theoretical referential | en |
dc.title | A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Wertsch’s sociocultural approach to mind and its implication for science education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000827413 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Exatas e da Terra (6198)