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dc.contributor.authorNetto, Jader da Silvapt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorPrado, Sandra Denisept_BR
dc.date.accessioned2014-07-29T02:04:59Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98890pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo apresenta-se a aplicação de uma proposta de introdução de tópicos de física moderna a estudantes de um curso técnico na área da saúde e a avaliação de um software tipo bancada virtual que simula o interferômetro de Mach-Zehnder. A teoria sociointeracionista de Vygotsky e a ênfase curricular Ciência- Tecnologia-Sociedade foram tomados como referenciais. No âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez-se a aplicação de uma proposta de inovar a abordagem de tópicos como dualidade onda-partícula e fenômenos de interação da radiação com a matéria a uma turma de 32 alunos de um curso técnico em Radiologia Médica. A partir das observações e constatações em aula, pode-se dizer que o software possui todas as potencialidades que o tornam uma ferramenta muito útil no ensino e na aprendizagem de fundamentos de física quântica, levando os alunos a construírem conhecimentos e estabelecer a correlação destes com outros tópicos abordados durante o curso.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the application of a proposal whose aim is to introduce topics of modern physics to stu- dents of a technical course in the field of health sciences and the evaluation of a virtual workbench-type software that simulates the Mach-Zehnder interferometer. The sociointeractionist theory of Vygotsky and the curricular emphasis Science-Technology-Society were taken as theoretical framework. The introduction of this proposed innovative approach to topics such as wave-particle duality and phenomena regarding the interaction of radiation with matter to a class of 32 students from technical course in Medical Radiology was executed during the course of a Professional Master's Degree in Physics Teaching at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). From the observations and ¯ndings in the classroom, one may say that this software has all the capabilities to render it a very useful tool in teaching and learning fundamentals of quantum physics, as well as lead students to construct knowledge and establish correlations with other topics explored during the course.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 33, n. 1 (jan./mar. 2011), 1401, 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessional education in medical radiologyen
dc.subjectEnsino de física : Ensino técnicopt_BR
dc.subjectDualidade onda-partículapt_BR
dc.subjectWave-particle dualityen
dc.subjectMach-Zehnder interferometeren
dc.subjectInterferômetros de Mach-Zehnderpt_BR
dc.subjectRadiologiapt_BR
dc.titleO tema da dualidade onda-partícula na educação profissional em radiologia médica a partir da simulação do interferômetro de Mach-Zehnderpt_BR
dc.title.alternativeThe topic of wave-particle duality in the professional training of medical radiology based on the simulation of Mach-Zender Interferometry en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000792461pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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