Mostrar el registro sencillo del ítem
Currículo, universalismo e relativismo : uma discussão com Jean-Claude Forquin
dc.contributor.author | Silva, Tomaz Tadeu da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-07-26T02:09:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-7330 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/98797 | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto discute a conferência do professor Jean- Claude Forquin, proferida em 17 de junho de 1997, por ocasião do seminário internacional comemorativo dos 25 anos dos cursos de pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Questiono, sobretudo, a argumentação desenvolvida pelo conferencista em favor de um currículo no qual as “ciências” deveriam figurar como a representação da universalidade do conhecimento, enquanto outras disciplinas, menos “exatas” e mais “culturais”, apareceriam como a expressão da relatividade epistemológica. Apresento, em contraposição, uma posição que vê ambos os “tipos” de conhecimento como construções sociais e culturais, sujeitos, igualmente, ao questionamento e à crítica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação e sociedade. São Paulo. Vol. 21, n. 73 (dez. 2000), p. 71-78 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Universalidade | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.title | Currículo, universalismo e relativismo : uma discussão com Jean-Claude Forquin | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000768359 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39559)Ciencias Humanas (6795)