Show simple item record

dc.contributor.advisorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorStröher, Carlos Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2014-07-25T02:08:11Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98594pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação pretende inserir alguns pontos em um território que atravessa as áreas da Educação e da História: o ensino de História. O problema investigativo deste trabalho se volta para o professor de História na sala de aula e questiona: como ele se constitui como sujeito? Pesquisador ou mero reprodutor de discursos acadêmicos? De que forma a bagagem acumulada no estudo dos conhecimentos históricos em nível universitário afeta a sua prática professoral? Que lugar ocupam os saberes e os fazeres docentes no ensino da História? O referencial teórico principal é composto por escritos de Michel Foucault, buscando assinalar as críticas que o autor fez à escrita da História. Como ferramenta de análise, optou-se pela descrição de cenas de aulas de História, quando o pesquisador foucaultiano e o docente se encontram no palco do acontecimento: a sala de aula. As cenas narram as relações estabelecidas entre os corpos de professor e de alunos e que resultam em choques, confrontos e embates de verdades, posições e significações. Elas buscam inserir problematizações neste cenário, fazendo surgir as experiências intempestivas e as vivências infames. O professor de História, na perspectiva foucaultiana, anseia por buscar elementos que tornem o passado um objeto vivo. Assim como aquele que se denominou historiador do presente, o caminho investigativo desta pesquisa aspira pensar de que maneira pode-se contribuir para libertar os pensamentos e as narrativas das estruturas engessadas que persistem nos ditos e escritos históricos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation intents to insert some points in a territory that crosses the Areas of the Education and History: History teaching. The investigative problem of this study turns to the History professor in the classroom and interrogates: how does he constitute himself as a subject? Is he a researcher or mere reproducer of academic discourses? How does the know-how of the historical knowledge accumulated during the study, in university level, affect his professorial practices? What places do the professor’s knowledge and doings occupy in the teaching of History? The main theoretical framework is constituted by Michel Foucault’s writings, aiming to analyze the critics made by the author about the writings of the History. The description of History classes’ scenes was used as tool of analysis, when Foucault’s researcher and the professor meet each other on the happening’s stage: the classroom. The scenes narrate the relations established between professor and students that result in shock, confrontation and true oppositions, positions and significations. They attempt to reveal the truth established around this scenery, promoting untimely and infamous experiences. The History professor, according to Foucault’s perspective, is eager to find elements that turn the past into live object. As that one who called himself as the historian of the present, the investigative path of this research aspires to think how it is possible to contribute to release the thoughts and narratives from the plastered structures that remain in the historical sayings and writings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectHistoryen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectFoucault, Michel 1926-1984.pt_BR
dc.titleIntempestivo e infame : o ensino de História na perspectiva foucaultianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000922511pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record