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Educação socioambiental nos cursos de Administração : uma análise dos currículos dos cursos em Caxias do Sul - RS
dc.contributor.advisor | Nascimento, Luis Felipe Machado do | pt_BR |
dc.contributor.author | Perini, Rafael de Lucena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-07-19T02:12:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/98313 | pt_BR |
dc.description.abstract | Presentemente, a responsabilidade socioambiental tornou-se um dos temas centrais nas discussões de negócios, com isso, cresceu a necessidade da formação de líderes e gestores com consciência socioambiental. Nesse contexto, identificou-se um crescimento da demanda nos cursos na área de negócios, pela fomação de gestores capazes de fazer a adequada gestão das suas organizações. Essa demanda já vem sendo atendida pelos cursos de Administração e Negócios em Instituições internacionais. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar como a responsabilidade socioambiental está sendo abordada na formação dos administradores nas Instituições de Ensino Superior da cidade de Caxias do Sul. Como objetivos específicos, visa a identificar como está sendo inserida a temática da responsabilidade socioambiental nos currículos dos cursos de Administração das Instituições de Ensino Supeior (IES) de Caxias do Sul; o nível de engajamento socioambiental das IES pesquisadas; identificar as melhores práticas na inserção da sustentabilidade nos cursos de negócios em Instituições no exterior; fornecer subsídios para uma abordagem de educação que insira a temática sustentabilidade nos currículos de Administração de Empresas. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo de múltiplos casos na cidade de Caxias do Sul com oito IES que ofertam cursos de Administração de Empresas na modalidade presencial. Entre os resultados obtidos, foi identificado que ainda é incipiente a inserção da temática da sustentabilidade nas Instituições pesquisadas. Os professores estão demonstrando interesse por essa temática em decorrência das demandas dos alunos, já nas Instituições do exterior, a introdução da sustentabilidade partiu do engajamento institucional para, então, envolver a comunidade acadêmica. O Ensino Superior faz parte importante do desenvolvimento da sociedade, desse modo, os resultados da pesquisa realizada são retomados no capítulo das considerações finais em que foi possível identificar que existe muito ainda para desenvolver no campo da Educação Superior no que tange à responsabilidade socioambiental. | pt_BR |
dc.description.abstract | Currently, environmental responsibility has become a central theme in discussions of business, therewith, the need for increased training of leaders and managers with environmental consciousness. In this context, we identified a growing demand in courses on business, by training managers able to make the proper environmental management of their organizations. This demand is already being met by courses on Business Administration and International Institutions. Accordingly, this research aims to analyze how environmental responsibility is being addressed in the training of administrators in Higher Education Institutions in the city of Caxias do Sul. The specific objectives aim to identify how it is being inserted into the theme of environmental responsibility in the curricula of Institutions in Caxias do Sul, the level of environmental engagement of them; identify the best practices in the integration of sustainability into business courses in overseas institutions and provide support for an approach to education that insert the theme sustainability in the curriculum of Business Administration. To achieve the objectives proposed, a multiple case study has been carried out in the city of Caxias do Sul, with eight institutions that offer courses in Business Administration. Among the results, it has been identified that is still incipient to introduce the theme of sustainability in the institutions surveyed. Teachers are showing interest in this subject due to the demands of the students, now in Institutions abroad; the introduction of sustainability came from institutional engagement; and, then, engages the academic community. Higher Education is important to the development of society, thereby, the results of the survey are contained in the chapter of final considerations where it has been identified that there is much yet to develop in the field of Higher Education with respect to environmental responsibility. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Education for sustainable development | en |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Instituições de ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Higher education development | en |
dc.title | Educação socioambiental nos cursos de Administração : uma análise dos currículos dos cursos em Caxias do Sul - RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000929123 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
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