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dc.contributor.advisorFrança, Marcio Pezzinipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Íngrede Pessoa dapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-19T02:11:56Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98298pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: redigir um texto de forma eficiente é um processo que requer consiciência metalinguística, instrução formal e a composição de narrativas envolvem diferentes habilidades cognitivas e de comunicação. Objetivo: propor dados referenciais de análise dos erros ortográficos em produção de textos do 3º a 6º ano do ensino fundamental. Métodos: foi realizado um estudo transversal em 109 crianças, destas 64 do gênero feminino e 45 do gênero masculino na população de 3º a 6ºano do ensino fundamental de uma escola privada da cidade de Porto Alegre, avaliados por meio da produção textual. Resultados: o tipo de erro mais frequente apresentado pelo estudo foi de regras contextuais; quanto maior o conhecimento adquirido da linguagem escrita, pela progressão escolar, maior é o número de palavras usadas na produção textual; quanto ao gênero, as meninas escreveram em média 114 palavras e os meninos 95,3 palavras. Conclusão: os escolares de 3º a 6º ano apresentaram maior quantidade de erros em regras contextuais.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: to write a text in an efficient way is a process that requires metalinguistic consciousness, formal education and narrative composition requires different cognitive and communication abilities. Objective: offer referential analyses data of orthographic mistakes in the production of texts from the 3rd to the 6th grade of elementary education. Methods: a cross gender study was conduct with 109 children, in which 64 were female and 45 were male, in the 3rd through 6th grade of elementary schooling of a private school in the city of Porto Alegre, evaluated through textual production. Results: the most frequent mistake shown by the study was in contextual rules; the bigger the written language acquired knowledge, through grade advancement, larger is the number of words used in textual production; as to gender, the girls wrote an average of 114 words and the boys 95,3. Conclusion: school from 3rd to 6th year showed a higher amount of errors on write contextual rules.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectOrthographic mistakesen
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectTextual productionen
dc.subjectLearningen
dc.subjectLinguagem escritapt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleAnálise dos erros ortográficos em produções textuais de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas privadas de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000921748pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase Infânciapt_BR


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