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dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorNagel, Mateus de Britopt_BR
dc.date.accessioned2014-07-15T02:06:40Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97714pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo central investigar fatores que moderam a relação entre satisfação pós-recuperação e intenção de recompra no varejo online. Mais especificamente, esta pesquisa visa analisar se os construtos qualidade do relacionamento, resistência à mudança e motivo inferido moderam a relação entre satisfação com o gerenciamento de reclamações e intenção de recompra no varejo online. Para verificar tais moderações, inicialmente foi realizada a etapa exploratória de pesquisa, na qual, por meio de entrevistas em profundidade, evidenciou-se que as variáveis propostas poderiam moderar a relação entre a variável independente e dependente desta dissertação, bem como foi adicionado o construto valor econômico como possível moderador da relação entre satisfação pós-reclamação e intenção de recompra. Em seguida, para testar as hipóteses propostas foi aplicada uma survey junto a consumidores norte-americanos (N=500), operacionalizada com auxílio do Qualtrics, via Mechanical Turk. Como resultado dos testes, tem-se que a qualidade do relacionamento, o motivo inferido e a percepção de valor econômico moderam a relação entre satisfação pós-recuperação e intenção de recompra no varejo online, ou seja, podem explicar, em partes, a não linearidade da relação entre a variável independente e dependente desta pesquisa. Destaca-se ainda que as dimensões da qualidade do relacionamento (a saber: satisfação, confiança e comprometimento) sugeridas neste estudo também moderaram, individualmente, a relação entre a variável independente e dependente desta pesquisa. Sendo assim, esta dissertação contribuiu para a literatura de Marketing e comércio eletrônico ao evidenciar que tanto a qualidade do relacionamento, bem como as dimensões de satisfação, confiança e comprometimento moderam a relação entre satisfação com o gerenciamento de reclamações e intenção de recompra. Além disso, evidencia-se que a elevada percepção de valor econômico, e os motivos inferidos pelos clientes (se positivos), diante da falha inicial ocorrida, também podem sinalizar intenções de recompra dos consumidores junto a sites varejistas.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate factors that moderate the relationship between satisfaction with complaint handling and repurchase intention in online retail. More specifically, this research aims to examine whether the quality of the relationship constructs, resistance to change and inferred motive moderate the relationship between satisfaction with complaint handling and repurchase intention in online retail. To test such moderations, was taken an exploratory research stage through in-depth interviews in which it became clear that the proposed constructs could moderate the relationship between the independent and dependent variables of this dissertation, as well as the variable economic value was added as a possible moderator of the relationships between satisfaction with complaint handling and repurchase intention. Then, to test the hypotheses was applied a survey with online consumers (N=500) from United States, through Qualtrics and Mechanical Turk. The results indicate that the relationship quality, the inferred motive and the perceived economic value moderated the relationship between satisfaction with complaint handling and repurchase intention in online retail. It is emphasized that the dimensions of relationship quality (satisfaction, trust and commitment) suggested in this study also moderated, in an individual way, the relationship between the independent and dependent variables of this study. Thus, this dissertation has contributed to the literature of marketing and e-commerce by showing that both the relationship quality as well as the dimensions (satisfaction, trust and commitment) moderate the relationship between satisfaction with complaint handling and repurchase intention. Furthermore, it is evident that the high perceived economic value, and the motive inferred by customers (if positive), facing the initial failure occurred, can also indicate repurchase intentions of consumers with online retailers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSatisfaction with complaint handlingen
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectRepurchase intentionen
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectOnline retailen
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectRelationship qualityen
dc.subjectInferred motiveen
dc.subjectEconomic valueen
dc.subjectResistance to changeen
dc.titleSatisfação pós-recuperação e intenção de recompra no varejo online : proposição e teste de moderadores dessa relaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000920391pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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