Somos todos animais : uma identidade onde todas as diferenças são aceitas e legitimadas. Uma transformação possível dentro do ensino da arte
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2013Author
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Graduation
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Vivemos sob a mesma terra, compartilhamos de muitas semelhanças, mas nós animais humanos ainda negamos nossa igualdade animal. Razão, consciência e espécie foram usadas em nome de uma visão que nos afastasse dos animais não humanos, que legitimou seu uso sem nunca nos questionarmos sobre seu direito à vida. Porém vozes humanas se levantaram em sua defesa, em defesa de nós mesmos, buscando uma construção social que não segregue o diferente, não exclua o direito à vida de nenhum ser vivente sob f ...
Vivemos sob a mesma terra, compartilhamos de muitas semelhanças, mas nós animais humanos ainda negamos nossa igualdade animal. Razão, consciência e espécie foram usadas em nome de uma visão que nos afastasse dos animais não humanos, que legitimou seu uso sem nunca nos questionarmos sobre seu direito à vida. Porém vozes humanas se levantaram em sua defesa, em defesa de nós mesmos, buscando uma construção social que não segregue o diferente, não exclua o direito à vida de nenhum ser vivente sob falsos conceitos cunhados em preconceitos intelectuais e emocionais. Por não podermos mais negar a interdependência entre os seres vivos e o respeito a todas as formas de vida este projeto se legitima. A arte nos convida através das imagens a repensar modos de ser, agir e estar no mundo, nos instiga a perceber o outro de maneiras antes nunca pensadas, nos propondo a deixar de lado velhos preconceitos. Este estudo teórico foi articulado com a prática docente em Ensino da Arte, sendo aplicado em duas escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, com uma turma de 1º ano do Ensino fundamental e outra do 1º ano do ensino médio. Tem por objetivo problematizar estas características da arte aliando experiência, fazer, apreciação e contextualização da mesma, dentro de seu ensino, para que este seja um território de transformações subjetivas onde os alunos possam repensar e recriar sua relação e visão dos animais não humanos, a partir de uma posição ética, afetiva e empática, desconstruindo os preconceitos que os afastam de uma identidade animal. ...
Abstract
We live in the same land, we share many similarities, but we human animals still deny our animal equality. Reason, conscience and species were employed to forward a vision that deflected us from non-human animals, which legitimised its use without questioning their right of life. However, human voices rose in their defence, in our own defence, searching for a social construction which does not segregate the different, does not exclude the right of life of any living being under false concepts c ...
We live in the same land, we share many similarities, but we human animals still deny our animal equality. Reason, conscience and species were employed to forward a vision that deflected us from non-human animals, which legitimised its use without questioning their right of life. However, human voices rose in their defence, in our own defence, searching for a social construction which does not segregate the different, does not exclude the right of life of any living being under false concepts coined in intellectual and emotional prejudice. As we can no longer deny the interdependence of living beings and respect for all forms of life, this project is legitimised. Art invites us, through images, to rethink ways of being and of acting in this world, it instigates us to notice the other in ways not thought of before, proposing that we put old prejudices aside. This theoretical study was coordinated with teaching practice in art education, being applied in two estate schools in Rio Grande do Sul, one class of 1st year primary school and another of 1st year secondary school. The aim was to problematise these characteristics of art, combining the experience, making, appreciation and contextualisation of art, within teaching, so that it becomes a place of subjective transformations where students can rethink and recreate their relation and vision of non-human animals, from an ethical, affectionate and empathic position, deconstructing the prejudices that deflect them from an animal identity. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
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