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dc.contributor.advisorGil, Joao Pedro Alcântarapt_BR
dc.contributor.authorJuguero, Vivianept_BR
dc.date.accessioned2014-07-12T02:12:37Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97657pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma reflexão sobre o trabalho do Bando de Brincantes, percorrendo o caminho dialético entre teoria e prática, que construiu a trajetória desse coletivo de arte. Relata um breve histórico do teatro para crianças no Brasil. Analisa os espetáculos Canto de Cravo e Rosa, enfocando a dialética da diversidade; Jogos de inventar, cantar e dançar e seus diálogos imaginários, afetivos e sensoriais, assim como Quaquarela, no qual focaliza a construção da cena por meio da lógica lúdica. Expõe a elaboração de metodologias de trabalho, bem como de propostas artísticas e pedagógicas. Apresenta questões controversas como a adequação da linguagem ao pensamento infantil e o preconceito que o teatro para crianças sofre enquanto manifestação artística. Por fim, defende a relevância da linguagem teatral no desenvolvimento humano, explicitando as opções realizadas pelo Bando de Brincantes, no intuito de convidar o leitor para construir suas próprias ideias sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis presents a reflection on the work of Bando de Brincantes, covering the dialectical space between theory and practice that had been the basis for the history of this art collective. This study presents a brief history of theater for children in Brazil and an analysis of the performances of: Canto de Cravo e Rosa (Song of Carnation and Rose), focusing on the dialectics of diversity; Jogos de inventar, cantar e dançar (Inventing, singing and dancing games) and their imaginary, affective and sensory dialogues; and Quaquarela, which focuses on the construction of scenes from a ludic point of view. This study also presents work methodologies, as well as art and education propositions, and discusses controversial issues such as appropriateness of language to children’s thinking and prejudice against children’s theater as artistic expression. Finally, this thesis advocates the importance of theatrical language for human development, outlining the choices made by Bando de Brincantes in order to invite the reader to form his or her own ideas on the topic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheater for childrenen
dc.subjectTeatro : Criançaspt_BR
dc.subjectBando de Brincantes.pt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectRetroalimentação criativapt_BR
dc.subjectTheater pedagogyen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTeatro infantilpt_BR
dc.subjectTeatro : Pedagogiapt_BR
dc.titleBando de brincantes : um caminho dialético no teatro para criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000921144pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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