O segmento exportador da cadeia agroindustrial de cafés especiais : emergência de novos padrões de competitividade
Fecha
2013Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O trabalho tem como objetivo principal investigar a origem do segmento exportador da cadeia agroindustrial de cafés especiais, após a desregulamentação do setor no início dos anos 90, analisando os novos padrões de competitividade desse mercado, o comportamento das exportações de 2006 a 2012, as vantagens e desvantagens da sua produção, bem como o papel das instituições para o seu desenvolvimento. Ao longo deste trabalho, são revisados aspectos teóricos referentes à Economia Industrial, a histó ...
O trabalho tem como objetivo principal investigar a origem do segmento exportador da cadeia agroindustrial de cafés especiais, após a desregulamentação do setor no início dos anos 90, analisando os novos padrões de competitividade desse mercado, o comportamento das exportações de 2006 a 2012, as vantagens e desvantagens da sua produção, bem como o papel das instituições para o seu desenvolvimento. Ao longo deste trabalho, são revisados aspectos teóricos referentes à Economia Industrial, a história do setor cafeeiro no Brasil, observando a origem, o início das exportações e a transição política da regulamentação à desregulamentação. Analisa-se a estrutura do setor cafeeiro brasileiro, destacando os principais fatores competitivos de cada segmento exportador (café verde, torrado, moído e solúvel) e seu comportamento no mercado internacional no período de 2000 a 2012. A partir daí, investiga-se a produção de cafés especiais pelo segmento exportador de café verde, enquanto alternativa para a valorização do produto, por meio da análise das exportações brasileiras de cafés especiais no período de 2006 a 2012, bem como as ações privadas e estratégias públicas imprescindíveis para o seu desenvolvimento. Desse modo, é possível a observação do crescimento significativo do volume de exportações de cafés especiais em comparação ao café verde tradicional nos anos de 2006 a 2012, bem como o pagamento de um preço-prêmio entre 20% e 30% superior ao café tradicional. Esses dados sinalizam que o investimento no mercado de cafés especiais é uma oportunidade para o Brasil valorizar as exportações do produto, gerando mais divisas e riquezas para o país. ...
Abstract
This paper has the main goal of investigating the origin of the export segment in the agro-industrial chain of special coffees, after the deregulation of the sector in the early 90’s, analyzing the new patterns of competitiveness of this market, the behavior of the export market from 2006 to 2012, advantages and disadvantages of its production, as well as the role of the institutions for its development. Throughout this study some theoretical aspects regarding Industrial Economics will be revis ...
This paper has the main goal of investigating the origin of the export segment in the agro-industrial chain of special coffees, after the deregulation of the sector in the early 90’s, analyzing the new patterns of competitiveness of this market, the behavior of the export market from 2006 to 2012, advantages and disadvantages of its production, as well as the role of the institutions for its development. Throughout this study some theoretical aspects regarding Industrial Economics will be revised, as well as the history of the coffee sector, its origins and beginnings, the start of exports and the political transition from regulation to deregulation. The structure of the Brazilian coffee sector will be analyzed, highlighting the main competitive factors of each export segment (green coffee, roasted, ground and soluble) and its behavior in the international market in the period of 2000 to 2012. From there, I will investigate the production of special coffees by the export segment of green coffee as an alternative for the valorization of the product, through the analysis of the Brazilian export of special coffees in the period from 2006 to 2012, as well as the private initiatives and public strategies indispensable to its development. In this way, it is possible the observation of a significant growth in the volume of special coffees export in comparison to the traditional green coffee in the period from 2006 to 2012, as well as the payment of a price premium between 20% to 30% over the traditional coffee. These data indicate that the investment in the market of special coffees is an opportunity that Brazil has of valuing the export of the product, generating more currency and wealth for the country. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Colecciones
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