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dc.contributor.advisorAmaral, Fernando Goncalvespt_BR
dc.contributor.authorMeyer, Marcel Ricardo Wenzelpt_BR
dc.date.accessioned2014-07-10T02:04:48Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97371pt_BR
dc.description.abstractDevido às exigências de um mercado atual dinâmico, as empresas não podem mais somente investir no aperfeiçoamento de sua capacidade técnico-operacional, mas também devem conseguir gerenciar as Mudanças Organizacionais (MO) oriundas de tais evoluções operacionais. Este artigo tem como objetivo a análise dos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) no processo de MO focado na implantação do Lean Manufacturing System (LMS), utilizando-se de um estudo de caso como método de pesquisa. Este foi desenvolvido em duas plantas de uma empresa multinacional do segmento de gestão de energia localizadas na província de Barcelona (Espanha). A evolução desta MO foi verificada através de quatro etapas e a análise dos FCS já correntes na literatura e outros ainda não difundidos são propostos pelos autores para cada uma dessas etapas. As ferramentas Lean utilizadas ao longo da pesquisa limitam-se ao Value Stream Mapping (VSM), 5S e outras ferramentas de gestão integrada de ações devido às limitações de escopo da mesma. Resultados advindos de auditorias servem como uma das bases para a determinação dos FCS evidenciados. Comunicação, suporte gerencial e integração são alguns dos FCS considerados relevantes neste trabalho e que auxiliam no desenvolvimento positivo da MO, a partir de um enfoque não tão somente técnico-operacional, mas também gerencial.pt_BR
dc.description.abstractThe actual demands concerning a dynamic market, companies can not only invest in improving their technical and operational capacity anymore, they must be able to work on Change Management (CM) considering those operational trends. This article aims to analyze the Critical Success Factors (CSF) in the process of CM focused on implementing the Lean Manufacturing System, using a case study as research method. The research was developed in two plants of a worldwide company of energy solutions located in the province of Barcelona (Spain). The CM evolution was verified through four stages, then the CSF were analyzed for each one of these stages, some of them found in the literature and other not yet widespread. The Lean tools selected for the research were the Value Stream Mapping, 5S and integrated actions management tools due to the limitations of the study. Results, both financial and qualitative generated from audits, were the basis for the determination of the CSF disclosed. Communication, management support and integration were also considered as relevant FCS to this CM, from a focus not only as technical and operational, but also management. Finally, the article proposes the development of a software capable to manage and integrate the actions created throughout the CM.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChange managementen
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectCritical success factorsen
dc.subjectLean manufacturingen
dc.subjectActions managementen
dc.subjectIntegrationen
dc.titleFatores críticos de sucesso em uma mudança organizacional de implantação do lean manufacturing : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000919719pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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