Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorZen, Aurora Carneiropt_BR
dc.contributor.authorGass, Helena de Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2014-07-02T02:06:59Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97135pt_BR
dc.description.abstractO tema “empreendedorismo” vem ganhando destaque devido às suas inúmeras vantagens, como, por exemplo, o aumento do número de empregos, o desenvolvimento local e tecnológico, entre outros. Ao mesmo tempo, o número de mulheres empreendedoras aumenta a cada ano, sendo que hoje elas representam quase a metade do total de empreendedores iniciais no Brasil. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento empreendedor feminino no Rio Grande do Sul. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com nove empreendedoras nascidas e residentes no estado. Para a análise dos dados, as entrevistadas foram separadas, conforme sua faixa etária, em três grupos, cada um com três empreendedoras, com a finalidade de averiguar se o fator “idade” influencia na percepção dessas mulheres. Por fim, verificou-se que existem semelhanças e, principalmente, diferenças nas motivações, nas aspirações e nos obstáculos percebidos por essas empreendedoras, contudo, os fatores que influenciam nessa percepção vão além da idade.pt_BR
dc.description.abstractThe term "entrepreneurship" has been gaining prominence because of its numerous advantages, such as an entrepreneur's contribution to the number of jobs, local development and technological progress, among others. At the same time, the number of female entrepreneurs increases each year, today they represent almost half of the entrepreneurs in Brazil. The objective of this work is to analyze the behavior of female entrepreneurs in Rio Grande do Sul. For this reason, we performed exploratory research ofa qualitative nature, with nine entrepreneurs born and residing in the state. For the data analysis, the interviewees were separated according to their age intothree groups - each one with three entrepreneurs - for the purpose of investigating whether the factor of "age" influences the perception of these women. It was found that there are similarities and many differences in motivation, aspiration and obstacles perceived by these entrepreneurs. However, the factors that influence these perceptions go beyond the age.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento empreendedorpt_BR
dc.subjectEntrepreneuren
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectFemale entrepreneurshipen
dc.subjectMotivationsen
dc.subjectAspirationsen
dc.subjectObstaclesen
dc.titleO comportamento empreendedor feminino no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918639pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem