Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorZen, Aurora Carneiropt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Leonardo Mattos dept_BR
dc.date.accessioned2014-07-02T02:06:53Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97121pt_BR
dc.description.abstractCom o avanço da globalização e das multinacionais, a busca por times multiculturais para o desenvolvimento de novos produtos (DNP) se torna cada vez mais importante, e, consequentemente o entendimento das diferenças culturais acaba se tornando um fator crítico para o sucesso dos projetos colaborativos de DNP. Neste estudo, se analisou as diferentes influências da cultura nacional brasileira e chinesa no DNP colaborativos de uma grande multinacional sino-americana do mercado de eletrodomésticos, através da ótica do modelo das dimensões culturais criado por Hofstede. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com entrevistas em profundidade com gestores de projeto brasileiros com grande experiência em projetos internacionais com a China, com gestores de projetos com o Brasil chineses. Com base na pesquisa e na revisão teórica, identificaram-se características típicas de cada uma das culturas, seguindo o modelo de Hofstede e os principais impactos dessas diferenças dentro da realização de projetos de novos produtos.pt_BR
dc.description.abstractWith the advance of globalization and multinationals, searching for multicultural teams for new product development (NPD) is becoming increasingly important, and therefore the understanding of cultural differences becomes a critical factor for the success of collaborative projects NPD. In this study, it was analyzed the different influences of Brazilian and Chinese national culture in a large collaborative NPD in a Sino-American multinational company leader on the home appliances market through the model of cultural dimensions created by Hofstede . To achieve this, it was carried out a survey with in-depth interviews with Brazilians R&D managers with extensive experience in international projects with China and with Chinese project managers with experience working with Brazil. Based on the research and literature review, it was identified some typical characteristics of each culture, following the model of Hofstede and the main impacts of these differences within the NPD.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNational cultureen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectNew product developmenten
dc.subjectNovos produtospt_BR
dc.subjectInternational Businessen
dc.subjectInfluência culturalpt_BR
dc.titleA influência da cultura nacional chinesa e brasileira no processo de desenvolvimento de novos produtos em subsidiárias brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918689pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem