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dc.contributor.advisorMaçada, Antônio Carlos Gastaudpt_BR
dc.contributor.authorStürmer, Laura Breierpt_BR
dc.date.accessioned2014-07-02T02:06:53Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97120pt_BR
dc.description.abstractA emergência do comércio eletrônico, também denominado e-commerce, foi a mudança mais profunda já ocorrida no mundo moderno dos negócios. O e-commerce consumer-to-consumer tem sido responsável pelo elevado ingresso de novos compradores, empresas e de pequenos empreendedores no comércio virtual. Apenas o líder de marketplaces chinês, Taobao, possui mais de seis milhões de vendedores anunciando seus produtos e 500 milhões de usuários cadastrados. Na China, estima-se que o segmento possibilitou a geração de mais de um milhão de empregos e permitiu aos chineses de pequenos e médios municípios terem acesso a mesma variedade de produtos ofertados nas grandes cidades. O objetivo da pesquisa é analisar o ambiente competitivo enfrentado pelo site Taobao e pelos seus concorrentes no mercado C2C na China, a partir do modelo das Cinco Forças de Porter. Para atingi-lo, foi utilizado o método de estudo de caso, aplicado à realidade chinesa, a partir de entrevistas e da utilização de dados secundários. Como contribuições desse estudo estão: analisar o ambiente competitivo enfrentado pela empresa líder do setor e entender como ela consolidou sua liderança, dominando o mercado de forma massiva.pt
dc.description.abstractThe emergence of electronic commerce, also known as e-commerce, was the most profound change has occurred in the modern business world. The ecommerce consumer-to-consumer has been responsible for the high entry of new buyers, small businesses and entrepreneurs in virtual shopping. As the leader of Chinese marketplaces, Taobao, has more than six million sellers advertising their products and 500 million registered users. In China, it is estimated that the segment has enabled the generation of over a million jobs and allowed the Chinese small and medium cities have access to the same variety of products offered in major cities. The objective of the research is to analyze the competitive environment faced by the site Taobao C2C market in China, from the perspective of the Five Forces model of Porter. To achieve it, was used the method of case study applied to the Chinese reality through interviews and the use of secondary data. The mainly contributions of this study are: to analyze the competitive environment faced by the industry leader and understand how it consolidated its leadership and has dominated the market in a massive way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectE-commerceen
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectMarketplaceen
dc.subjectPorter´s five Forces de porteren
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectTaobaoen
dc.titleE-commerce C2C na China : análise estratégica do Taobao e dos seus concorrentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918685pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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