Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosado Júnior, Adriano Garciapt_BR
dc.contributor.authorLobato, Jose Fernando Pivapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-01T02:04:47Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1516-3598pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97051pt_BR
dc.description.abstractObjetivou-se, por meio de um estudo de caso, propor a implantação de um método de gestão orientado por macroprocessos para auxiliar na definição dos objetivos estratégicos de uma empresa de pecuária de corte, bem como das estratégias para seu atendimento, contribuindo com a manutenção e/ou o aumento da competitividade do negócio. O método propõe a utilização de ferramentas citadas na literatura, ordenadas de forma a orientar o raciocínio lógico dos gestores na montagem do sistema. No mapeamento dos processos da empresa estudada, foram identificados quatro macroprocessos, sustentados por 21 processos de apoio, além de três processos gerenciais. Os objetivos estratégicos foram determinados de acordo com a análise de ambiente interno e externo e resultaram em cinco itens prioritários; os processos considerados críticos para o seu atendimento foram descritos pelo método dos fluxogramas. As estratégias para atendimento dos objetivos foram determinadas pelo método das Estratégias Genéricas de Porter, e a estratégia da diferenciação foi a melhor para os dois principais macroprocessos, diferindo quanto ao foco de atuação.pt_BR
dc.description.abstractThis is a case study that aimed at proposing a management method based on macroprocesses to determine and achieve strategic goals for a beef cattle enterprise in order to maintain or to increase the company’s competitiveness. The method suggests using a series of tools mentioned in the literature that were organized providing logical reasons for the managers to build the management system. When mapping the processes of the studied enterprise, four macroprocesses were identified, which were sustained by 21 support processes, in addition to three management processes. The strategic aims were determined by the internal and external environmental analysis, resulting in five priority items, and the processes considered critical to achieve them were described by flow diagrams. The strategies to achieve the goals were determined by the Porter General Strategies method, where the differentiation option was chosen for the two main macroprocesses, whose action focuses were different.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de zootecnia= Brazilian journal of animal science. Viçosa, MG. Vol. 38, n.11 (nov. 2009), p.2280-2288pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectflow diagramen
dc.subjectGado de cortept_BR
dc.subjectProdução animalpt_BR
dc.subjectmanagement systemen
dc.subjectagricultural systemsen
dc.subjectagribusinessen
dc.titleApplication of a model of management by macroprocesses to a beef cattle enterprise : a case studypt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000732725pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples